Alergia a depilação a lâmina na virilha: como evitar?

Escrito por: Velrum Digital

alergia a depilação a lâmina na virilha

Avalie o artigo

Muita gente ainda sofre com os pelos incômodos na região da virilha, entretanto, a utilização de lâminas de barbear para depilar a região íntima pode agravar ainda mais a irritação local. Dessa forma, muita gente ainda se questiona como evitar a alergia gerada pela depilação a lâmina na virilha. E vamos te explicar isso hoje, quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Então vem com a gente!

Por que algumas pessoas desenvolvem alergia após a depilação com lâmina?

A lâmina é uma ferramenta de depilação muito comum na nossa sociedade. Entretanto, existem muitos pontos negativos em sua utilização para a remoção de pelos, como o desenvolvimento de alergias e manchas escuras na pele. 

Quando cortamos o pelo utilizando a lâmina de barbear, acabamos direcionando a ponta dos fios para dentro do folículo piloso. Como consequência, podemos acabar desenvolvendo um processo inflamatório, que também chamamos de  alergia. A alergia à lâmina de barbear pode ter inúmeras fontes, desde a má utilização do aparelho, até pela escolha errada do barbeador. 

Além disso, existe um fator muito importante em relação a isso que é a predisposição genética. A foliculite, por exemplo, é uma reação muito comum ao uso de lâminas de barbear, devido a agressão do aparelho na pele juntamente com a infecção da região por bactérias que já estão naturalmente presentes no local. 

Assim, temos o desenvolvimento de inflamações na região que podem gerar sintomas como vermelhidão, coceira, o aparecimento de pontos de abcessos e em alguns casos mais graves, até febre. 

A região íntima é um local úmido e com uma riqueza de microrganismos presentes na sua microbiota. Dessa forma, o aparecimento de alergias locais após a depilação com lâmina de barbear é uma situação muito frequente em nossa sociedade. Entretanto, não se preocupe! A depilação a laser pode te auxiliar a superar esses desafios. Isso acontece, pois o laser consegue remover os pelos de forma definitiva, cortando o mal pela raíz!

O que é a depilação a laser? 

A depilação a laser é um método de remoção definitiva dos fios. Ele funciona através da aplicação de feixes de luz nos folículos pilosos, causando assim, o enfraquecimento da sua estrutura ou a cauterização total dos fios. 

Nem sempre conseguimos cauterizar um grande número de pelos por vez. Isso acontece, pois cada fio possui o seu próprio ritmo de crescimento e como o tamanho do pelo influencia na efetividade do laser, não conseguimos remover todos eles em uma única sessão.

Dessa forma, para que a gente possa garantir melhores resultados no fim do procedimento, precisaremos de um maior número de sessões para que os fios sejam eliminados. Além disso, também precisamos respeitar o tempo de intervalo entre as sessões, que podem levar de 30 a 45 dias, para que nossa pele descanse e os pelos que não foram atingidos se desenvolvam. 

Como fica a pele após a sessão de depilação a laser? 

Primeiramente, devemos lembrar que todo procedimento de depilação acaba se tornando uma agressão a nossa pele, e com a depilação a laser isso também acontece. Entretanto, diferente dos métodos convencionais, como a cera e a lâmina de barbear, a depilação a laser consegue promover resultados definitivos com menores efeitos colaterais no processo. 

É por esse motivo que mesmo após a depilação a laser, os sintomas como vermelhidão e coceira são muito menores do que na depilação com lâmina de barbear. Outro ponto muito importante é que a depilação a laser não gera o encravamento dos pelos e nem o aparecimento de manchas escuras na pele. 

Com a utilização de aparelhos de ponta, esses efeitos podem ser ainda menores, já que hoje, já existem tecnologias com sistema de resfriamento capazes de proteger a pele e gerar mais conforto para as nossas clientes. Esse é o caso do Laser de Diodo, a tecnologia utilizada pela Laser Fast.

Qual a diferença entre os aparelhos de depilação a laser?

Atualmente, existem inúmeros tipos de aparelhos de depilação a laser disponíveis no mercado e a escolha correta entre essas tecnologias pode fazer total diferença para o seu conforto e segurança no futuro.

Isso acontece, pois nem todo aparelho de depilação a laser consegue remover os pelos sem restrições quanto ao tipo de pele sem gerar riscos para a segurança das clientes. Esse é o caso do laser Alexandrite, por exemplo. 

Esse aparelho é o principal causador de queimaduras durante a depilação a laser em peles negras. Isso acontece, pois a tecnologia a laser funciona através da atração dos feixes de luz pela melanina.

Dessa forma, como o Laser Alexandrite não consegue emitir esses feixes de luz de maneira centrada, ele acaba queimando a pele ao redor do local onde o laser estava trabalhando.  

Diferente do Laser Alexandrite, os modelos de Diodo e Nd YAG conseguem promover uma maior segurança às nossas clientes independente da tonalidade de pele.  Entretanto, o laser Nd YAG também é muito famoso por promover sessões de depilações doloridas, o que pode acabar pesando na escolha pelo aparelho ideal para a remoção dos pelos.

Depilação a laser dói muito? 

Muita gente ainda se pergunta se a depilação a laser é um procedimento doloroso. Entretanto, devemos ressaltar que não existe necessidade de se preocupar com esse assunto, já que o nível de dor do procedimento vai depender diretamente da escolha da tecnologia para a remoção dos seus pelos.

Lasers como o de fibra óptica (diodo), por exemplo, são capazes de fornecer procedimentos com o mais alto nível de conforto, sendo praticamente indolor. O motivo para isso está na tecnologia de resfriamento das suas ponteiras e na forma como o laser atinge o folículo piloso, sem afetar a pele em volta. 

Com isso, podemos concluir que procedimentos como a depilação a cera podem ser muito mais dolorosos para a região íntima, já que nesse método, os pelos são removidos à força e parte da primeira camada da pele também é afetada no processo. 

Outro ponto importante é que a depilação a laser já se mostrou muito mais vantajosa que a utilização de lâminas de barbear e as ceras, já que os sintomas de alergia acabam sendo muito menores através da remoção dos fios com os feixes de luz.

Como evitar o aparecimento de alergias após a lâmina de barbear?

Como dito anteriormente, o surgimento de alergias na depilação da virilha com lâmina de barbear pode ser muito comum na nossa sociedade, e algumas das principais causas para o aparecimento dessas alergias está justamente na má utilização dos aparelhos de barbear. 

Além disso,  durante os períodos de descanso entre a depilação a laser é importante que você realize a remoção dos pelos utilizando os barbeadores, por isso é importante saber como evitar os sintomas da alergia durante o processo. 

Utilização correta do barbeador 

A lâmina é uma ferramenta muito famosa entre os homens e mulheres que desejam se livrar dos pelos incômodos.  Entretanto, a utilização incorreta da técnica de depilação pode acabar gerando problemas na região onde os pelos estão inseridos. 

O erro mais comum entre os usuários da lâmina está em utilizar o aparelho na região contrária dos pelos. Isso faz com que os fios fiquem encravados, gerando assim, um processo inflamatório. 

Para evitar essa situação, o ideal é que você aplique o barbeador na direção do pelo e não passe o aparelho mais de 2 vezes no mesmo local. Assim, você conseguirá evitar a inflamação dos folículos pilosos e o surgimento de manchas escuras devido ao atrito do barbeador com a pele. 

Aplicação de creme calmante

A irritação da pele após a depilação é algo comum devido à agressão do aparelho no local. Entretanto, você pode tratar esses sintomas de irritação facilmente através da utilização de cremes ou pomadas, seguindo a indicação de um médico dermatologista.

Evitar a utilização de lâminas velhas e enferrujadas 

As condições dos barbeadores também são uma forte influência para o aparecimento de inflamações e irritações na nossa pele. Aparelhos muito velhos e enferrujados podem apresentar um grande número de microrganismos nocivos, bem como outras impurezas que vão entrar em contato com a nossa pele no momento de remover os pelos. 

É por esse motivo que você deve sempre optar por lâminas novas, com uma camada de lubrificação e melhor qualidade de corte. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para ajudar você e que te ajude a evitar os sintomas de alergia à depilação com lâminas de barbear. Entre para o mundo da depilação a laser, remova esses fios permanentemente e fique livre de alergias!

Para te ajudar a dar o primeiro passo, a Laser Fast preparou um presente exclusivo para todas as nossas clientes recém chegadas: 

3 sessões de depilação a laser totalmente gratuitas! Assim, você pode realizar o seu sonho e iniciar o seu procedimento de depilação a laser sem estresses ou dores de cabeça!

Para resgatar o seu presente, basta acessar o voucher abaixo e agendar a sua primeira avaliação com um dos nossos profissionais da depilação a laser. Estamos esperando por você! 

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo