Ciclo do pelo na depilação a laser: entenda o que é e o que cada uma significa

Escrito por: Velrum Digital

ciclo do pelo na depilação a laser

Avalie o artigo

O ciclo do pelo influencia bastante na sua opção de tratamento depilatório e no resultado dele. O ciclo do pelo na depilação a laser, por exemplo, fala sobre as fases e alternâncias entre os períodos de repouso e crescimento dos fios espalhados no corpo humano e como podemos usar isso a nosso favor quando iniciarmos o procedimento.

Nesse artigo vamos te explicar como funciona esse elemento em nosso corpo e como ele interfere diretamente no processo depilatório, na duração dele e nos resultados tão aguardados.

Além de sanar uma dúvida em toda população que se submete à depilação a laser: se os resultados já aparecem logo na primeira sessão, por que esperar tantas sessões para encerrar o procedimento?

Quanto mais você entender sobre o processo, mais valor você vai dar às inúmeras vantagens que ele oferece. E aí, pronto para isso? Então faça uma excelente leitura e acompanhe os tópicos a seguir!

Como funciona o ciclo do pelo na depilação a laser?

Para compreender a depilação a laser de verdade, nada melhor do que entender como funciona o ciclo do crescimento dos fios, certo? Então vamos lá!

A primeira fase se caracteriza pelo contato total entre a raiz do pelo e o seu folículo. Ela leva o nome de anágena e é nela que o pelo está realmente em crescimento.

A segunda fase é a catágena, onde já não existe o contato total entre a raiz do pelo e o seu folículo. Isso significa que não existe também a atividade das células que possibilita o crescimento do fio, por isso, a fase é tida como “repouso”.

A última fase é a telógena. É a fase onde o fio começa a cair e um novo o empurra para fora do bulbo, levando o nome de “desprendimento do fio”.

Sabendo disso, podemos afirmar que a melhor fase para a ação do laser é a anágena onde o laser pode agir na raiz do problema, literalmente. O mecanismo de ação da máquina de laser consiste em disparar feixes de luz que são atraídos pela melanina do pelo. Enquanto nas outras fases o fio não está em contato com a raiz, na primeira fase você tem a garantia de que o calor realmente será encaminhado para o folículo, que é o verdadeiro alvo da destruição.

Em suma, uma vez que a energia/calor chega até o folículo, o pelo perde o canal de nutrição e a raiz perde a possibilidade de fazer crescer novos fios.

Por que são necessárias tantas sessões para se obter o resultado perfeito?

Com os melhores lasers do mercado, sendo o laser de Diodo um dos maiores exemplos da atualidade, você já pode perceber os resultados nas primeiras sessões.

Inclusive, na primeira sessão você já nota que os pelos começam a ficar mais escassos e espaçados na região depilada. As falhas estão onde os pelos foram atingidos e “exterminados” enquanto os pelos remanescentes estão demorando mais para voltar a crescer.

Após 4 ou 6 sessões, a diferença já é perceptível para todo mundo. Mais de 90% dos pelos já nem aparecem mais, então as clientes estão mais do que satisfeitas com o resultado parcial e principalmente com o resultado final.

Contudo, aí surge um questionamento: por que são necessárias tantas sessões no pacote de depilação a laser se os resultados aparecem tão “rapidamente”?

Bom, isso acontece por uma questão puramente fisiológica. Como você já viu, os pelos possuem 3 fases de crescimento e apenas uma delas realmente faz diferença para o tratamento. A depilação a laser é a remoção dos pelos de forma definitiva e só ocorre na fase anágena, já que é quando o fio está preso no folículo piloso. É também quando o laser pode ser conduzido pelo fio para alcançar e cauterizar essa raiz.

Acontece que cada fio está em um momento do ciclo de crescimento. Geralmente acontece de, mesmo em uma pequena área como o buço, apenas ? dos pelos esteja na fase ideal para a depilação. No nosso corpo, só 10% a 20% de todos os pelos estão na fase anágena ao mesmo tempo.

A quantidade de sessões é uma garantia que você não vai jogar o seu investimento fora. Em média, 8 a 12 sessões são suficientes para atingir todos os pelos na fase anágena. Sendo assim, são necessárias tantas sessões para termos a certeza de que está sendo respeitado o ciclo do pelo na depilação a laser com forma de assegurar a satisfação permanente da cliente.

Os pelos realmente não voltam a crescer?

Definitivamente, essa é a pergunta de milhões. 

A verdade é que pode acontecer de tudo: você pode se sentir mais confortável com certas roupas, ficar satisfeita com sua pele lisinha, e até colocar em jogo o decote, mas ver os pelos crescerem novamente? Isso é o que não acontece! 

Especialmente se você e os profissionais envolvidos seguirem todas as recomendações necessárias. No entanto, há a possibilidade de que cerca de 15 dias após o processo de depilação, os pelos fiquem soltos e passem a cair. Isso pode gerar um falso aspecto de crescimento, mas não se preocupe: os fios são facilmente removidos no banho ou durante uma esfoliação da pele. 

Você já viu, mas é importante lembrar que toda sessão conta. É preciso respeitar o tempo estabelecido porque nem todos os pelos do seu corpo estarão na mesma fase do ciclo de crescimento. Isso significa que, para garantir que o fio será atingido na fase anágena, será necessária mais de uma sessão e o período de tempo de repouso adequado.

Então, saiba que os pelos realmente não voltam a crescer já que os fios serão atingidos de maneira que você terá o resultado desejado: a retirada integral dos pelos incômodos.

Contudo, a sua ação pesa bastante sobre o que acontece com o processo. Quer saber o que poderia te deixar insatisfeita? Acompanhe o próximo tópico!

O que pode atrapalhar o resultado da sua depilação a laser?

Uma das coisas que mais atrapalham o resultado da sua depilação a laser é a má escolha da clínica de estética e/ou dos profissionais envolvidos. Para que você não corra riscos, garanta que você será tratada por profissionais competentes, que saibam manusear o aparelho, que conheçam as indicações e contraindicações do uso e que sejam referência no mercado. Assim como os profissionais da Laser Fast!

Outro fator que ocorre com uma parcela mínima da população, é o retorno de pelos por conta das células totipotentes. Elas podem produzir um novo pelo, mas, nos raros casos em que isso acontece, a manutenção anual consegue dar conta da situação.

Algumas pessoas ainda sofrem com alterações hormonais que podem atrapalhar a ação definitiva do laser. Geralmente essas alterações estão relacionadas a interrupção do uso de anticoncepcionais ou gravidez. Essa mudança provoca o retorno de parte dos pelos eliminados durante o processo. 

A continuidade do processo é capaz de eliminar essa pequena quantidade, por isso é importante não suspender as sessões antes da hora. A suspensão total do tratamento é necessária apenas em caso de gravidez.

Por último, você deve ter cuidado ao conciliar o tratamento com os demais processos estéticos que deseja fazer. Por exemplo, o uso de ácidos com fins de clareamento são proibidos por alterar a eficácia da depilação. O mesmo serve para quem ingere vitaminas ou remédio para crescimento capilar. Os remédios geralmente utilizados para fazer crescer os cabelos da cabeça e fortalecer as unhas, não são focais e estimulam o crescimento de pelos por todo o corpo.

Os 3 principais benefícios da depilação a laser

Depois de conhecer 3 dos diversos benefícios da depilação a laser, você vai correr para agendar o seu tratamento. Quer ver? Então confira:

Resultado 

A depilação a laser é responsável pelos melhores resultados entre todas as práticas depilatórias Tudo se resume na principal razão por trás disso: o resultado é definitivo. Você consegue perceber a diferença já nas primeiras sessões e, como se isso não fosse o bastante, a depilação ainda funciona como um tratamento para a sua pele.

Tratamento moderno

A depilação a laser hoje é o que há de melhor no mercado de depilação. Isso é fruto de novos estudos e tecnologias que tornaram os equipamentos menos agressivos, melhores e mais seguros. Até mesmo a questão da dor, que era um problema antigamente, é praticamente imperceptível hoje em dia.

Redução de custos e tempo

A depilação a laser promete resultados com apenas algumas sessões e, dependendo da área escolhida, são sessões incrivelmente rápidas e tranquilas. Isso faz com que o custo-benefício seja incrível! A melhor parte é que trata-se de um pagamento único. Assim, você não vai precisar pagar novamente já que os pelos não voltam a crescer.

Até aqui você já sabe tudo sobre o ciclo do pelo na depilação a laser e já está mais que pronta para aproveitar os benefícios que citamos neste tópico. Para fechar com chave de ouro, que tal 3 sessões grátis para começar o seu tratamento?

Clique no voucher abaixo e garanta suas sessões!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo