Como funciona a depilação a laser? Descubra aqui!

Escrito por: Velrum Digital

como funciona a depilação a laser

Avalie o artigo

Você certamente já ouviu falar em depilação a laser, mas será que você sabe como funciona? A depilação a laser é um tratamento não invasivo para redução ou completa remoção dos pelos corporais indesejados, além disso, é um dos mais populares no Brasil e no mundo.

Esta é uma excelente opção para aqueles com excesso de pelos do corpo, e que estão atrás de uma alternativa para reduzir ou removê-los efetivamente de áreas grandes, mas também pequenas. E o melhor, é que é um tratamento tanto para o sexo feminino quanto masculino. Neste artigo que preparamos, você vai ficar sabendo como funciona a depilação a laser! Boa leitura!

Quando indica-se a depilação a laser?

Utiliza-se a depilação a laser para reduzir pelos indesejados no corpo. Embora haja lugares de tratamentos mais comuns, como a axila por exemplo, é possível tratá-los em quase qualquer região, exceto na pálpebra ou outras áreas mucosas, por serem extremamente sensíveis.

Algo importante a se saber sobre o tema é que a cor do pelo, bem como o tipo de pele influenciam diretamente no sucesso da depilação a laser. A lógica por trás é que o pigmento do pelo absorve a luz. Dessa forma, o laser consegue causar dano somente ao folículo capilar, evitando danos à pele. Também por esse motivo, quanto maior o contraste entre cabelo e cor da pele — cabelos escuros e pele clara — melhores os resultados obtidos.

Quanto custa?

 O custo da depilação a laser pode variar de acordo com vários fatores, incluindo:    

  • Expertise da clínica de tratamento escolhida
  • A área que vai receber o tratamento
  • O tamanho da área de tratamento
  • Número de sessões

A pré-depilação a laser

Antes do procedimento, há alguns cuidados importantes que você precisa tomar. Primeiro é necessário limpar a área de tratamento. Caso seja uma área particularmente sensível, então é possível aplicar um gel anestésico. 

Outro ponto importante é que durante o procedimento, todos precisam usar óculos de proteção especiais, isto é, para evitar danos oculares causados pelo laser.

Uma vez que o anestésico faz efeito, o profissional especialista aplica um feixe de luz de alta concentração na área desejada. 

Quanto maior a área do tratamento, mais tempo o procedimento demora. Pequenas áreas podem levar apenas alguns minutos, enquanto áreas maiores, como o peitoral masculino podem levar uma hora ou mais.

Antes do procedimento, seguir algumas instruções melhora a eficácia do tratamento, além disso, reduz o risco de efeitos colaterais. Aqui estão algumas recomendações importantes:

  • Não se exponha ao sol por alguns dias antes do procedimento.
  • Evite irritar a pele.
  • Evite anti-inflamatórios que possam diluir o sangue e aumentar as chances de sangramento, como aspirina.
  • Caso você tenha alguma infecção ou lesão cutânea o procedimento não deve ser feito.

As áreas-alvo mais comuns incluem:

  • Axilas
  • Costas
  • Ombros
  • Peito
  • Virilha
  • Perna
  • Pescoço
  • Buço
  • Braço

Como funciona?

Conforme explicamos anteriormente, a depilação a laser funciona usando luz concentrada para afetar folículos capilares, que são pequenos poros na pele a partir da qual o pelo cresce. O folículo  então absorve o laser, que é atraído pelo pigmento.

A energia então é convertida em calor, o que danifica os folículos capilares. Esse dano inibe ou atrasa o crescimento futuro do pelo.

O pigmento do pelo atrai o laser, de modo que o pelo mais escuro absorve o laser de forma mais eficaz, e é por isso que pessoas com pelos escuros e pele clara são candidatos ideais para a depilação a laser.

E por esse motivo também pacientes com pele escura normalmente precisam ser tratados com um tipo especial de laser que detecta o cabelo contra sua pele.

Embora a depilação a laser seja mais eficaz para pessoas que têm pele clara e cabelos escuros, a tecnologia usada pela Laser Fast, que é o laser de diodo, pode ser usada com sucesso em todos os tipos de pele.

Durante o procedimento

O profissional vai pressionar um instrumento laser portátil na sua pele. Dependendo do tipo de laser, um dispositivo de resfriamento na ponta do instrumento ou um gel fresco pode ser usado para proteger sua pele e diminuir o risco de efeitos colaterais.

Quando o especialista ativar o laser, o raio laser passará pela pele até os folículos capilares. O calor intenso do raio laser danifica os folículos capilares, o que inibe o crescimento. 

Tratar uma pequena área, como o buço, pode levar apenas alguns minutos. Tratar uma área maior, como as costas, pode levar mais de uma hora.

Há risco de efeitos colaterais?

Complicações graves relacionadas à depilação a laser são raras.  Escolher cuidadosamente uma clínica de depilação a laser qualificada pode reduzir muito esses riscos. Os efeitos colaterais mais comuns incluem:

  • Inchaço
  • Vermelhidão
  • Desconforto e irritação da pele

Após o procedimento você pode notar vermelhidão, bem como inchaço nas primeiras horas. Para reduzir qualquer desconforto, aplique gelo na área tratada. Além disso, se você tiver uma reação de pele imediatamente após a depilação a laser, o especialista pode aplicar um creme na área em questão.

Após a depilação a laser e entre tratamentos programados, evite a luz solar por seis semanas. Ademais, use diariamente um protetor solar de amplo espectro.

Após o procedimento da depilação a laser

O tempo de recuperação após o procedimento é mínimo e a maioria dos pacientes pode voltar à vida normal imediatamente após a sessão

Da mesma forma que usar protetor solar antes do procedimento é importante, continuar a usá-lo após a depilação é crucial para o sucesso do tratamento.

Com relação aos resultados, você pode esperar uma redução significativa no número de pelos na área tratada imediatamente após o procedimento.

Entretanto, duas a oito semanas após a depilação a laser, você pode começar a notar um aumento no crescimento do pelo na área tratada. A razão para isso é que nem todos os folículos capilares respondem igualmente ao laser. A maioria dos pacientes vê uma redução de 10 a 25% no pelo após o primeiro tratamento. Normalmente leva entre três e dez sessões para a queda permanente.

A avaliação com uma empresa especializada antes do procedimento dará uma ideia melhor de quantas sessões de tratamento você pode precisar. 

O intervalo entre os tratamentos varia dependendo do local. Em áreas onde o cabelo cresce rapidamente, como o  buço, o tratamento pode ser repetido em quatro a oito semanas. Em áreas de crescimento lento, como as costas, o tratamento pode ser a cada 12 a 16 semanas.

Resultados esperados na depilação a laser

A Laser Fast trabalha com depilação a laser usando o laser de diodo. Esse método garante a depilação definitiva.

O Laser de Diodo é a tecnologia mais recente, bem como inovadora para a depilação a laser no mundo. O feixe disparado é de luz pura, concentrada e intensa. Esse tipo de laser consegue atingir as camadas profundas do folículo piloso. Assim ele consegue atender de forma segura e eficaz um espectro maior de tons de pele sem risco de queimadura ou manchas.

Após avaliação do profissional e com o mínimo de sessões indicada para seu caso, esse laser garante a depilação 100% definitiva.

E lasers domésticos?

Lasers que podem ser usados em casa para depilação até podem ser encontrados no mercado. Contudo, cuidado para não cair nessas armadilhas que prometem resultados milagrosos a um custo mínimo. Esses dispositivos vão conseguir no máximo uma redução temporária dos pelos, mas não há grandes estudos comparando quão eficazes esses dispositivos são em relação a depilação a laser feita em uma clínica como a Laser Fast.

Além disso, atualmente, não há grandes estudos de longo prazo sobre o quão seguras e eficazes são as máquinas domésticas, sendo um risco muito grande realizar esses procedimentos sem o acompanhamento de profissionais capacitados..

Em qualquer caso, recomenda-se para esse procedimento buscar uma clínica especializada, isto é, de renome, com experiência de mercado e com profissionais treinados para o melhor atendimento.

A Laser Fast já se firmou como referência no mercado. A clínica oferece os mais sofisticados serviços de depilação que podem ser feitos em mais de 50 partes do corpo de homens, bem como mulheres.

Os clientes têm à disposição equipamentos, bem como profissionais altamente qualificados, que garantem bons resultados e a satisfação de quem procura pelos serviços.

Trabalhamos para oferecer em várias regiões do Brasil os serviços de depilação, cuja procura aumenta de maneira constante. E então, está preparado para experimentar de graça 3 sessões? A Laser Fast,  especializada em depilação a laser, está oferecendo para quem chegou até o final do artigo. Então é só conferir a oportunidade no voucher aqui embaixo:

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo