Cuidados antes, durante e depois da depilação a laser

Escrito por: Velrum Digital

cuidados para depilação a laser

Avalie o artigo

Nos últimos anos, a depilação a laser se tornou uma das técnicas mais populares de depilação. Os avanços em tecnologias a laser tornaram o procedimento uma alternativa mais segura e, portanto, melhor do que outras do mercado. Caso você esteja buscando uma solução permanente de depilação e ao mesmo tempo queira maximizar seus resultados, evitando quaisquer efeitos colaterais indesejados, leia as seguintes dicas úteis sobre os cuidados que você deve tomar antes, durante e depois do seu tratamento a laser.

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser, como a utilizada pela Laser Fast, que é o laser a diodo, envia ondas de energia laser segura, bem como eficaz no fundo de seus folículos capilares. À medida que esses folículos aquecem, seu ciclo de crescimento natural é impactado. Leva algumas semanas, mas esses pelos-alvo param de crescer.

A cada tratamento subsequente, cada vez menos pelos continuam a crescer até que, eventualmente, o pelo para de crescer definitivamente. A depilação a laser pode reduzir drasticamente o crescimento do pelo em quase todas as áreas, incluindo as pernas, braços, axilas, costas e buço, para citar alguns.

Antes da depilação

Toda depilação a laser começará com uma consulta. Esta visita pode durar de 10 a 20 minutos. Durante esse tempo, um profissional habilitado de uma clínica de renome, como a Laser Fast, irá analisar o seu histórico médico e em seguida discutirá seus objetivos com você e explicará como funciona o tratamento.

Você talvez já tenha ouvido em algum lugar que a depilação a laser é mais bem sucedida para quem tem pele clara e pelos escuros porque esse contraste ajuda o laser a “ver” seu pelo. 

Entretanto, para tecnologias avançadas de depilação a laser como o laser a diodo utilizado pela Laser Fast, isso não significa que você não pode receber tratamento se você tem os pelos loiros ou pele escura.

Durante sua consulta, o profissional irá ajudá-lo a formular um plano de tratamento adequado ao seu tipo de pele, bem como à cor do pelo.

Quando você estiver pronto para começar o tratamento, as seguintes dicas ajudarão a maximizar seus resultados:

Dicas iniciais

  • Sempre busque uma empresa qualificada e de renome como a Laser Fast. 
  • Durante sua consulta, discuta os tipos de medicamentos que você está tomando atualmente. Algumas prescrições podem causar fotossensibilidade, o que pode levar a queimaduras.
  • Pare de usar produtos de skincare com ingredientes fortes como retinóides, ácido salicílico, ácido e peróxido de benzoílico.
  • Seu tratamento será mais bem sucedido se você não tiver pegado sol nos dias que antecedem o tratamento. Um maior contraste entre sua pele e folículos capilares produz melhores resultados. 
  • Evite todas as formas de bronzeamento por 6 semanas antes do seu tratamento. Tratamentos a laser na pele bronzeada podem resultar em problemas de pigmentação a longo prazo.
  • Evite arrancar, depilar ou clarear os pelos por 6 semanas antes do tratamento, pois arrancá-lo  pela raiz diminuirá a eficácia do seu tratamento a laser.
  • Raspe o pelo um dia antes do seu tratamento. Isso incentiva o folículo piloso a entrar em seu estágio de crescimento ativo, que é o estágio ideal para o tratamento a laser.
  • Tome um banho logo antes da consulta e em seguida, limpe a área de tratamento, certificando-se de remover sujeira e óleo da pele.
  • Evite loções, óleos e desodorantes antes do tratamento. Chegue ao seu compromisso com a pele limpa e seca. 
  • Hidratantes, cremes, loções ou óleos podem impedir que o laser acesse a raiz, assim como maquiagem ou suor. Se você estiver tratando suas axilas, evite usar desodorante até depois do tratamento. 
  • Siga as orientações da clínica e descontinue os anticoagulantes, como aspirina, anti-inflamatórios ou antibióticos antes do tratamento. 
  • Pelo menos duas semanas antes de seu tratamento, abstenha-se de botox e preenchimentos.
  • Evite quaisquer tratamentos que aumentem a sensibilidade da pele.
  • Na semana anterior ao seu tratamento, descontinue o uso de produtos que causam fotossensibilidade, como ácidos para acne.

Durante seu tratamento de depilação a laser

Durante a consulta de depilação a laser,  o profissional da clínica revisará com você a área a ser tratada. Se você está tratando a virilha ou uma área facial, então o técnico pode desenhar uma linha em sua pele para indicar o limite do tratamento.

A área de tratamento será limpa e preparada enquanto o profissional te orienta sobre como procederá o tratamento. Todos experimentam a sensação de depilação a laser de forma diferente. A maioria descreve a sensação como semelhante a um elástico encostando na sua pele. Contudo, o profissional pode preparar a área com um creme anestésico se a dor for um problema para você.

Enquanto as áreas em tratamento devem ficar expostas ao laser, todas as outras áreas do seu corpo serão cobertas com roupas ou lençóis estrategicamente colocados. Durante o tratamento, todos na sala usarão também óculos protetores, incluindo você. 

Após a depilação a laser

O efeito colateral mais comum, contudo, de curta duração, da depilação a laser é o inchaço e vermelhidão na área de tratamento. Nas primeiras horas, você pode até sentir que tem uma queimadura de sol leve. O Inchaço, bem como vermelhidão deve diminuir dentro de 1-3 dias. Então, durante este tempo, é seguro usar aloe vera ou cremes de resfriamento tópicos para reduzir o desconforto.

Seu pelo não vai cair imediatamente durante o tratamento, mas lentamente nas próximas semanas. Como cada um dos nossos folículos capilares está em ciclos separados de crescimento, é normal experimentar algum crescimento irregular. Essas áreas serão tratadas em outras sessões, até que todos os pelos sejam eliminados.

Então, certifique-se de seguir essas dicas após a sessão de tratamento de depilação a laser:

Dicas após a depilação a laser

  • Participe de todos os tratamentos de acompanhamento ou manutenção programados, conforme orientado pela clínica.
  • Evite o sol e use um protetor solar de alta qualidade, pois a exposição UV pode irritar a pele tratada e complicar o processo de depilação.
  • Durante as primeiras 24 horas após a consulta, evite todos os tipos de calor. Chuveiros e banhos quentes, saunas, salas de vapor e exercícios podem levar à descoloração e inflamação. Depois de 24 horas, tudo bem voltar à academia, mas continue evitando o sol por até 2 semanas. 
  • Opções de bronzeamento “sem sol” como bronzeamento artificial ou produtos de autobronzeamento podem ser usadas entre as sessões de tratamento, desde que seu uso seja interrompido 2 semanas antes do seu próximo tratamento.
  • Continue a se barbear, em vez de depilar ou usar pinça, se você precisar remover o pelo entre os tratamentos.
  • Esfolie suavemente a pele tratada 2-3 vezes por semana usando um creme específico ou toalha de banho. Isso minimiza o risco de desenvolver pelos encravados.
  • Mantenha os retinóides e ácidos para pele em espera por até uma semana após o tratamento. Em vez disso, use um limpador suave e loção reconfortante e hidratante.
  • Aguarde pelo menos duas semanas antes de agendar microagulhamento, peelings químicos, botox e preenchimentos.
  • Tome banhos mornos na primeira semana após o tratamento.
  • Evite usar perfumes ou desodorantes por 48 horas após o tratamento.

Quando agendar sua próxima sessão de tratamento

Você precisará de uma média de 10 sessões para alcançar os resultados esperados. Normalmente, áreas de crescimento rápido do pelo, como o buço, exigirão consultas repetidas a cada 4-8 semanas. Em áreas onde o pelo cresce lentamente, como as costas, as consultas podem ser espaçadas a cada 12-16 semanas.

Agendar sua série completa de tratamento com antecedência pode ajudá-lo a se preparar melhor para cada consulta.

Veja outros cuidados para tomar antes da sessão de depilação a laser

  • Use roupas folgadas no dia.
  • Evite álcool ou fumar na noite anterior e no dia do tratamento.
  • Beba pelo menos 1 litro de água no dia anterior e no dia do tratamento – isso ajuda seu corpo a regular sua temperatura.
  • Chegue cedo antes para que você esteja relaxado.
  • Não se exercite antes do tratamento.

Duas semanas após sua sessão, sua pele estará lindamente lisa, qualquer crescimento de pelo será visivelmente mais lento e além disso, você vai se perguntar por que você esperou tanto tempo para tratar-se no Laser Fast!

E aqui estão os cuidados após a sua depilação a laser e entre as sessões

  • Aplique uma bolsa de gelo na área tratada para reduzir dor, desconforto ou irritação.
  • Aplique gel aloe vera ou cremes calmantes por 3 dias após o tratamento.
  • Use roupas soltas para evitar atrito na área tratada por 48 horas.
  • Mantenha a área tratada limpa e seca por 48 horas.
  • Beba muita água.
  • Use pelo menos o protetor solar SPF 50 com zinco por pelo menos 2 semanas.

Sou candidata à depilação a laser?

O sistema laser a diodo, usado pela Laser Fast é tão avançado que, mesmo que você não fosse uma candidata para depilação a laser antes, você certamente poderia ser agora. Ainda é verdade que a depilação a laser é mais eficaz se você tem pele mais clara e pelos mais escuros.

Mas tratamentos com o laser a diodo também podem funcionar se você tiver pele mais escura ou pelos mais claros. A melhor maneira de saber se a depilação a laser é certa para você é entrar em contato com a nossa equipe e, em seguida, agendar uma consulta! Aproveite os nossos cupons da Laser Fast, que dão três sessões grátis de tratamento. Então é só conferir a oportunidade no voucher aqui embaixo:

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo