Depilação a laser acaba com foliculite? Mitos e verdades

Escrito por: Velrum Digital

depilação a laser acaba com a foliculite

Avalie o artigo

Se ver livre de pelos e dos problemas de pele que as lâminas e ceras trazem é o sonho de inúmeras mulheres brasileiras. Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre os mitos e verdades da depilação a laser e se ela acaba com a foliculite

Está preparada? Então vem com a gente!

O que é depilação a laser?

A depilação a laser é um método de remoção definitiva dos pelos que acontece, pois o aparelho a laser consegue cauterizar a raiz dos pelos através da emissão de feixes de luz. Dessa forma, os pelos que sofreram algum tipo de dano no processo da depilação vão ficando fragilizados.

Alguns desses pelos serão removidos durante as sessões, enquanto alguns deles ficarão apenas um pouco mais enfraquecidos. Porém, isso não é motivo para você entrar em pânico: ao longo das sessões, uma maior quantidade de raízes serão atingidas, trazendo o resultado de uma pele lisinha e livre dos incômodos dos pelos.

É justamente por esse motivo que a depilação a laser se tornou o grande sonho das mulheres brasileiras. Com a remoção definitiva dos pelos, alguns problemas relacionados com a depilação caseira também desaparecem, como é o caso da foliculite, permitindo assim, uma melhor qualidade de vida, com conforto e liberdade.

O que é foliculite e qual a sua relação com a depilação a laser?

A foliculite é uma doença que atinge diretamente o folículo piloso, causando dor e desconforto após a pele sofrer algum processo de agressão, como por exemplo, a agressão sofrida pela depilação com lâminas de barbear.

Essa doença se apresenta tanto de forma superficial, como também de forma profunda, gerando complicações mais graves que prejudicam diretamente a autoestima e o conforto da mulher. 

Os folículos pilosos são estruturas bastante complexas onde os pelos nascem e se desenvolvem, até chegar à camada mais externa da pele. Ele funciona como uma espécie de bolsa, cheia de nutrientes para a raiz dos nossos pelos. É por isso que ao remover definitivamente os fios através da depilação a laser, conseguimos também tratar a foliculite.

Essa inflamação que acontece nos folículos tem como origem o crescimento de bactérias na região da pele que sofreu a agressão. Esses pequenos organismos invisíveis a olho nu causam um enorme desconforto, pois lesionam a pele causando a dor da foliculite.

Em casos mais graves, as lesões podem ser ainda mais profundas, como furúnculos, o que também pode gerar cicatrizes definitivas. Já os casos mais leves afetam apenas a camada superficial da pele, causando vermelhidão e, no máximo, o aparecimento de espinhas.

Quem pode desenvolver a foliculite?

Apesar da doença ser mais comum em pessoas negras, a foliculite pode aparecer em qualquer indivíduo, independentemente da sua idade, cor ou sexo. 

De acordo com os estudos de especialistas da dermatologia, a foliculite também pode surgir com maior gravidade em pessoas que estiverem com a sua imunidade enfraquecida, o que facilita a infecção por microrganismos oportunistas. 

Nos homens, a foliculite é muito comum na região da barba, onde existe uma grande quantidade de pelos crescendo no rosto. Como essa é uma área que exige depilação constante, a pele está sempre passando por um processo de lesão, o que dificulta o tratamento da região. 

Quais as principais causas da foliculite?

O desenvolvimento da inflamação dos folículos pilosos pode ter inúmeras causas. A mais comum é devido a utilização indevida de lâminas de barbear e depilação a cera. Entretanto, a utilização de roupas justas e a má higienização local também contribuem para o aparecimento da foliculite.

O seu tratamento depende diretamente do tipo de lesão em termos de gravidade e tamanho da área que está passando pelo processo de inflamação. O cuidado com a foliculite tem a indicação do médico dermatologista e normalmente envolve a utilização de antibióticos, cremes para a aplicação local e a remoção definitiva dos pelos. 

A depilação a laser surge como opção de tratamento, pois contribuem para a redução drástica da foliculite gerada através dos pelos encravados. Dessa forma, mesmo que não consiga acabar com a inflamação dos folículos pilosos em casos de lesões mais graves, ela é capaz de diminuir o incômodo ao ‘’cortar pela raiz’’ uma das principais causas da doença. 

É possível fazer depilação a laser no rosto?

Uma dúvida comum entre muitos homens que sofrem com a foliculite na região do rosto é sobre a possibilidade de realizar a depilação a laser na região do rosto e a resposta para essa pergunta é:

Sim, pode e deve!

A remoção dos pelos por depilação a laser pode ser feita em diversas áreas do corpo, desde os dedos dos pés até a barba. A escolha de onde o laser atingirá os pelos dependerá diretamente do cliente. Na Laser Fast, por exemplo, os homens podem depilar até 29 áreas do corpo. Já para as mulheres, as opções são ainda mais vastas.

A barba é um local onde se encontram muitos pelos e por isso, exigem a retirada constante dos fios. Alguns homens optam pela utilização de lâminas, ceras ou máquinas de barbear para realizar esse serviço, mas esses aparelhos podem causar não só o aparecimento de foliculite, como também o escurecimento da região.

Entretanto, não se engane, as mulheres também são clientes fiéis quando o assunto é depilação a laser nas áreas do rosto. Algumas mulheres podem sofrer com uma grande produção de hormônios, levando ao aparecimento de pelos na região da face. Isso se torna um grande incômodo, o que faz com que essas pessoas realizem a depilação da região.

Assim como nos homens, a utilização de lâminas, ceras e outros métodos de depilação podem causar enormes problemas à pele, principalmente quando existe a presença de espinhas e cravos na região do rosto. 

Por esse motivo, a depilação a laser no rosto vem como uma solução permanente para todos os problemas que se relacionam diretamente com o aparecimento de pelos nas áreas da face.

Depilação a laser pode trazer doenças?

A resposta dessa pergunta é: NÃO!

É muito comum que as pessoas tenham medo de realizar alguns procedimentos estéticos com medo de seus efeitos colaterais no organismo. Por isso, muita gente se questiona se a depilação a laser pode provocar outras doenças, enquanto o tratamento da foliculite está em curso. Entretanto, não existem motivos para que você se preocupe com isso.

Basta escolher uma clínica que seja referência no mercado e que possa te proporcionar segurança e conforto para a realização dos seus procedimentos, como a Laser Fast. A nossa clínica trabalha com o laser de diodo, que teve aprovação pelo órgão americano de saúde, o Food and Drugs Administration (FDA). 

Além disso, a nossa equipe é composta por profissionais com alta capacitação técnica. A maioria dos membros da equipe da Laser Fast possuem formação acadêmica em áreas como biomedicina e fisioterapia.

É do nosso mais profundo desejo que você consiga realizar os seus sonhos com segurança, por isso, antes mesmo de comprar o pacote de depilação a laser, você passará por uma equipe de profissionais para uma avaliação inicial. 

Assim, a equipe da Laser Fast entenderá se existe algum problema que impeça a realização da sua depilação a laser por motivos de segurança ou saúde. Entretanto, não precisa se preocupar! Pouquíssimas pessoas possuem algum tipo de restrição contra o método a laser. 

É por esse motivo que você não deve se preocupar sobre o aparecimento de doenças durante o seu tratamento de foliculite através da depilação a laser.

Quem pode fazer Depilação a Laser?

Como você já pôde perceber, a depilação a laser é um método seguro de remoção dos pelos. Portanto, qualquer pessoa em boas condições de saúde pode utilizar esse tipo de procedimento para adquirir uma pele lisinha. 

Isso acontece, pois atualmente os equipamentos a laser possuem uma tecnologia bem avançada, capaz de promover segurança para todos os tipos de pele, independentemente da sua cor. Antigamente, pessoas de pele negra sofriam com queimaduras e lesões graves devido à falta de equipamentos capazes de remover os pelos sem afetar a camada da pele.

Entretanto, esse já não é mais um motivo de preocupação. A Laser Fast trabalha com o laser de diodo que atua emitindo feixes concentrados nas raízes dos fios, sem que a pele ao redor seja machucada. 

Dessa forma, se você não possui nenhum tipo de doença como diabetes, lúpus, não utiliza marca passo, não possui problemas de ressecamento excessivo na pele e não está grávida, a depilação a laser é para você!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para acabar com as suas dúvidas sobre a relação da depilação a laser e a foliculite. É de nosso mais profundo desejo que você consiga realizar o seu sonho de ter uma pele lisinha e livre de pelos sem o estresse constante que os outros métodos de depilação proporcionam.

Por isso, preparamos um super presente especial para você: 3 sessões de depilação a laser gratuitas na Laser Fast!

Essa é uma forma de demonstrarmos o nosso carinho e comprometimento com os seus sonhos. Portanto, não fique aí esperando, agende agora a sua avaliação com os nossos profissionais da depilação a laser!

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo