Depilação a Laser Antes e Depois da Primeira Sessão

Escrito por: Velrum Digital

Depilação a laser antes e depois da primeira sessão

Avalie o artigo

Ter uma pele lisinha e livre de pelos é o sonho de muitas mulheres espalhadas pelo Brasil. Entretanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona a depilação a laser antes e depois da primeira sessão, quais os cuidados necessários para o procedimento e o que esperar como resultado. 

Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, então venha com a gente e descubra como se preparar para a sua depilação a laser. 

Depilação a laser: o que é e como funciona?

A depilação a laser é um procedimento de remoção definitiva dos pelos através da emissão de feixes de luz nos folículos pilosos. Quando um equipamento de depilação a laser emite um disparo, os seus feixes atingem os pelos, danificando a sua estrutura através da cauterização. 

Quando os feixes de luz atingem os fios de forma eficiente, o pelo é removido definitivamente e não voltará a crescer. Entretanto, para que isso seja possível, o fio precisa estar no período correto do seu ciclo de crescimento, chamado de fase anágena, por isso, muitas vezes não conseguimos ver grandes resultados após a primeira sessão. 

Diferente do que muitos pensam, os nossos fios não crescem da mesma forma, por isso é necessário realizar várias sessões de depilação a laser para garantir um bom resultado final. Assim, quando conseguimos cauterizar todos os nossos fios, temos uma pele lisinha e livre de pelos de forma definitiva.

Primeira avaliação antes da depilação a laser

É importante ressaltarmos que antes da depilação a laser você precisará passar por uma avaliação com os nossos profissionais. Isso acontece, pois apesar da depilação a laser ser um procedimento seguro, é necessário descartar qualquer condição que te impeça de realizar o procedimento.

Algumas condições de saúde acabam restringindo a possibilidade de realizarmos a depilação a laser devido a ausência de estudos nesses casos específicos. É o que acontece com as grávidas e os portadores de lúpus, diabetes e marca-passo, por exemplo. 

Como ainda não existem dados que comprovem que a depilação a laser não é capaz de agravar essas condições, recomendamos que o procedimento não seja feito nessas pessoas, priorizando a sua saúde e segurança. 

Isso acontece, pois apesar da depilação a laser ser um procedimento estético, ainda precisamos levar alguns cuidados em consideração, já que estamos falando de um procedimento que mexe diretamente com a nossa pele.

A depilação a laser é um procedimento seguro?

Ainda existem muitas pessoas com a ideia de que a depilação a laser pode causar manchas e queimaduras irreversíveis. Isso acontece, pois há algum tempo atrás, os equipamentos de depilação a laser eram restritos, gerando como consequência alguns efeitos colaterais.

Agora, temos uma realidade completamente diferente, com tecnologia de ponta e a presença de inúmeros especialistas para realizar o procedimento. Antigamente, as queimaduras eram causadas em pessoas de pele negra devido a atração dos feixes de luz pela melanina. 

Hoje, com os novos equipamentos disponíveis no mercado, a depilação a laser pode ser realizada em qualquer fototipo de pele, sem causar nenhum tipo de risco à saúde e à segurança dos consumidores. 

Cuidados antes da primeira sessão de depilação a laser 

Como você já pôde perceber, para garantir um resultado de qualidade após as sessões de depilação a laser, precisamos ter em mente alguns cuidados essenciais para preparar a nossa pele para receber os feixes de luz. Veja alguns desses cuidados a seguir:

  1. Esfoliar a região 3 a 5 dias antes da depilação a laser. Isso fará com que os pelos encravados sejam estimulados para fora do folículo piloso. Além disso, ajudará a retirar as sujeiras e pele morta acumulada.
  2. Raspar a região de 3 a 7 dias antes da depilação a laser. O tempo exato para raspar os pelos da região dependerá diretamente do seu ciclo de pelo. O importante nesse caso é garantir que os seus fios estejam até 2 mm de altura. 
  3. Higienize a região de maneira profunda. Além da esfoliação, devemos garantir a limpeza da região onde faremos a depilação a laser. O ideal é retirar qualquer produto cosmético como desodorantes, perfumes, hidratantes ou loções, deixando a pele completamente limpa para a sessão.
  4. Suspenda o uso de ácidos e outros cosméticos clareadores. Caso contrário, você poderá sofrer sérias queimaduras pelo contato do laser com um produto indevido. 
  5. Garanta que a sua pele não entre em contato com o sol pelo menos 20 dias antes da sua sessão. O sol é capaz de sensibilizar a nossa pele, dessa forma, ao disparar o laser na região que já se encontra frágil, podemos acabar gerando machucados ou outros ferimentos.
  6. Realize a raspagem dos pelos somente com lâminas de barbear. Apesar das ceras e pinças serem fortes opções no mercado, elas acabam agredindo um pouco mais a pele, o que dificulta a realização do procedimento a laser. 

Cuidados após a depilação a laser

Assim como devemos nos preparar antes das nossas sessões de depilação a laser, também devemos prestar atenção em como a nossa pele reage ao procedimento depois da primeira sessão.

Todo processo de retirada dos pelos machuca a nossa pele de maneira distinta. As lâminas de barbear, por exemplo, acabam arranhando a nossa pele para que seja possível garantir uma pele lisinha e livre de pelos. Essa é a razão para que algumas pessoas desenvolvam manchas escuras na pele, pelo encravado e inflamação da região. 

Apesar dos efeitos colaterais da depilação a laser serem menores, isso não significa que o procedimento não machuque minimamente a nossa pele. Por isso, é necessário prestar atenção aos cuidados a seguir:

  1. Aguarde no mínimo 3 dias para fazer a raspagem do pelo. A sua pele precisa de um tempo para se recuperar, por isso recomendamos que você deixe o pelo crescer por pelo menos 3 dias antes de retirá-lo.
  2. Utilize os cremes e/ou pomadas recomendados pelos nossos profissionais da depilação. Para que sua pele tenha uma boa recuperação, é preciso utilizar alguns cremes para reforçar a proteção da nossa pele. 
  3. Higienize bem a região, evitando a utilização de cosméticos e outros produtos que irritem a pele.
  4. Depois de 5 dias após a sua sessão, é importante esfoliar a pele para estimular a queda dos pelos que se tiveram sua estrutura fragilizada pelos feixes de luz. 

É possível fazer depilação a laser em cima de cicatriz? 

Como a depilação a laser é um procedimento que mexe diretamente com a nossa pele, muita gente se pergunta se existe algum problema em aplicar os feixes de luz em cima de uma cicatriz. E a resposta é: não!

Entretanto, devemos respeitar o tempo de cura da nossa pele para não agravar um problema já existente. A cicatrização é um processo natural do nosso corpo que acontece quando uma parte da nossa pele sofre danos como machucados ou abrasões. 

Como forma de proteção, toda vez que um acidente como esse acontece, a nossa pele faz a reposição de colágeno para garantir que o nosso corpo continue seguro contra outros fatores externos. 

Quando um paciente tem uma cicatriz sensível, o profissional da depilação a laser indicará a potência necessária em cada sessão, para evitar que aquele tecido seja reaberto ou cause dores na região. 

A depilação a laser dói mais que cera?

Outro preconceito comum sobre a depilação a laser é que o procedimento pode gerar dor e desconforto às clientes. Entretanto, isso não precisa ser verdade. 

Hoje, temos diversos equipamentos de ponta disponíveis no mercado. Eles são capazes de realizar a cauterização dos pelos através da emissão concentrada de feixe, assim, o laser atinge somente os fios. 

O equipamento utilizado pela Laser Fast, por exemplo, conta com a integração de um sistema de resfriamento completo, capaz de minimizar a dor para que nossas clientes não sintam quase nada durante a sessão.

Por isso, a depilação a laser NÃO dói mais do que a remoção dos pelos pela cera depilatória.

Para garantir o seu conforto e segurança, basta escolher uma clínica de referência no mercado. Cuidado! Ainda existem estabelecimentos estéticos que trabalham de forma clandestina, sem um registro ou autorização dos órgãos fiscais. 

Escolha a melhor clínica a sua disposição para que seu conforto e segurança sejam mantidos durante todo o processo. 

Se você está achando que essa pode ser uma tarefa difícil, não se preocupe! Acesse agora mesmo o nosso site e confira a localização de todas as nossas unidades pelo Brasil. 

Basta clicar no estado onde você reside ou sinalizar o seu CEP para que o sistema busque as principais unidades perto da sua residência! 

Para tornar a sua experiência ainda mais interessante, a Laser Fast preparou uma surpresa especialmente para você: 3 sessões de depilação a laser totalmente gratuitas para você garantir os seus sonhos de ter uma pele lisinha e livre de pelos. 

Esse é um presente da Laser Fast para você! 

Não perca tempo, venha para a Laser Fast!

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo