Depilação a laser causa candidíase? Entenda a relação entre essa depilação e a doença

Escrito por: Velrum Digital

depilação a laser causa candidíase

Avalie o artigo

Algumas pessoas se questionam se a depilação a laser causa candidíase e se você é uma delas, é chegada a hora de encerrar essa dúvida de uma vez por todas: esse tipo de depilação não gera a candidíase!

Conhecer as vantagens e riscos da depilação a laser é uma forma de garantir a segurança do procedimento depilatório, por isso, entendemos a sua preocupação.

Contudo, não se esqueça que um dos maiores motivos do sucesso e busca pela depilação a laser é o resultado e a proteção que o tratamento assegura. Sendo assim, não faz sentido que ele tenha qualquer relação com qualquer doença.

Porém, considerando os sintomas da candidíase, a falta de informação em relação à doença e a forma como a depilação a laser funciona, muitas pessoas ainda ficam confusas. No entanto, você não precisa ser uma delas também. 

Se o que você precisa é informação, nós temos de sobra!

Aqui você vai saber mais sobre a doença, a depilação e a relação entre essas duas. Ficou interessado? Então é só acompanhar os tópicos a seguir e aproveitar a sua leitura:

Depilação a laser e candidíase: essa depilação causa ou não a doença?

A depilação a laser causa candidíase? A resposta é um gigantesco NÃO!

Ainda não se sabe exatamente o motivo  do boato, no entanto, ele não tem qualquer fundamento. Prova disso é que a verdadeira causa da doença não tem qualquer relação com procedimentos como a depilação a laser.

A candidíase na verdade é uma doença infecciosa. A causa dela é um fungo chamado Candida que pode ser encontrado em alguns organismos. Ou seja, a maior parte das pessoas que apresentam candidíase já possuem o fungo no corpo e ele apenas se manifesta nos ambientes e condições propícias.

A origem mais comum para a candidíase é o desequilíbrio da flora vaginal que pode ser causado por diferentes fatores como, o uso de produtos para tratamentos hormonais, uso de antibióticos, higiene deficiente e alterações da glicemia.

O grupo de mulheres que podem apresentar a doença é bem vasto. Podem ser mulheres de qualquer idade, as grávidas ou as adolescentes. Mais comumente são encontradas naquelas que estão ovulando ou são portadoras de diabetes.

Também é importante saber que há uma janela de tempo entre a infecção e a manifestação no organismo. Isso significa que a produção de sintomas ocorre alguns dias depois da infecção.

Como você pôde perceber, nenhuma das condições envolvem a ação da depilação a laser. Se o seu receio for por conta da transmissão da doença através do compartilhamento dos utensílios (ainda que a doença seja pouco transmissível por esse tipo de contato), você pode fazer algo sobre isso. 

É só se certificar que a equipe da clínica escolhida passa por treinamentos regulares, é aprovada pela fiscalização sanitária e supervisionada por profissionais competentes que prezam pela higienização dos aparelhos e segurança dos clientes.

Qual é a verdadeira relação entre a depilação a laser e a candidíase?

A relação entre depilação a laser e candidíase não é de causalidade. O que acontece é que elas dividem sintomas e fatores em comum, mesmo que em intensidades altamente diferentes.

Não entendeu? Pode deixar que a gente te explica.

Bem, entre os sintomas da candidíase está a coceira, o ardor, o inchaço, dor durante a relação sexual e algumas fissuras na parede vaginal. Apresentando esses sintomas de forma persistente, a mulher deve marcar uma consulta ginecológica assim que puder.

Do outro lado estão as possíveis consequências da depilação a laser. Citamos também a coceira, o ardor, o inchaço, a sensibilidade durante a relação sexual e fissuras na parede vaginal. 

A grande diferença está na intensidade e até mesmo na frequência.

Esses efeitos quando decorrentes da depilação a laser acontecem em uma parcela mínima dos casos. Quando acontecem, são reações que aparecem logo após a depilação e somem após algumas horas no máximo. São efeitos de uma pele que está mais sensível por conta do tratamento, mas logo se recupera. O uso de cremes e géis pode ajudar a acelerar a melhora.

A sensibilidade durante a relação sexual é extremamente rara, mas pode acontecer quando o ato é feito logo após a depilação, quando a pele ainda está se recuperando. Quanto à coceira e à fissura, são decorrentes da depilação quando somada ao uso de roupas que atrapalham a recuperação da pele.

A candidíase e a depilação a laser também convergem quando o assunto são os cuidados. Veja a seguir como isso funciona.

Cuidados em comum para a depilação e para a candidíase

Alguns fatores propiciam o surgimento da candidíase, então muitas mulheres buscam se cuidar para evitar a ocorrência desses fatores. Paralelamente, existem recomendações de cuidados para que a depilação a laser tenha o resultado perfeito que você busca.

Enquanto um grupo de cuidados é para a saúde do seu corpo o outro é para a saúde da sua pele.

A questão é que existem algumas similaridades entre esses cuidados. O que é uma coisa boa para as pessoas que sofrem com a doença, porém, não querem deixar de ter a pele lisinha e maravilhosa que só a depilação a laser é capaz de proporcionar.

Sem mais delongas, vamos aos cuidados para cada um dos casos.

No caso da candidíase, são necessários cuidados como:

  • O calor e a umidade facilitam a propagação do fungo que causa a candidíase vaginal, então é importante manter a área fresca e limpa sempre que puder, especialmente em dias mais quentes;
  • Use calcinhas, biquínis, shorts e calças de materiais mais leves como algodão, por exemplo. Esse tipo de tecido permite a respiração da pele e a redução da umidade;
  • Não esqueça o preservativo durante as relações sexuais;
  • Beba bastante água, tenha bom sono e alimentação balanceada para ajudar o funcionamento do sistema imunológico.

No caso da depilação a laser, são necessários cuidados como:

  • O calor e a exposição ao sol aumentam os riscos de dores e queimaduras na pele durante a depilação a laser por conta da sensibilidade da região a ser depilada, portanto, evite-os por alguns dias antes e depois das sessões de depilação;
  • Use calcinhas, biquínis, shorts e calças de materiais mais leves como algodão, por exemplo. Esse tipo de material permite a respiração da pele e evita atritos que machucariam o local;
  • Não esqueça de utilizar cremes e géis calmantes se você tiver baixíssima tolerância à dor;
  • Beba bastante água para que sua pele fique sempre hidratada. A hidratação da pele contribui para o melhor resultado da depilação a laser.

Depilação a laser em paralelo com a candidíase 

Depois de tantas informações explicadas neste artigo, se te perguntarem se a depilação a laser causa candidíase, você já vai poder dar uma aula sobre como essa afirmação é falsa. 

E se te perguntarem se é possível conciliar a depilação a laser com o tratamento da candidíase? Isto é, será que a pessoa com candidíase pode se submeter ao procedimento depilatório a laser?

Felizmente, não há quaisquer contraindicações em fazer esse tipo de depilação enquanto a mulher passa pelo tratamento da doença. O único fator imprescindível é que a depilação seja feita por um profissional de qualidade e adequado, capaz de priorizar as melhores condições de higiene dentro das conformidades.

Além disso, é importante ser acompanhado a cada passo da recuperação. Por isso, agende uma consulta de avaliação com seu médico e siga as orientações dadas. 

O tratamento da candidíase é, basicamente, através dos cuidados já mencionados acima e com o uso de fármacos. Nenhuma das ações impedem que você continue a recorrer ao melhor e principal método depilatório: a depilação a laser!

Sabendo disso, só falta agora buscar a melhor clínica para você. Confira abaixo a nossa indicação de ouro!

O melhor e mais seguro lugar para a sua depilação a laser

“A depilação a laser causa candidíase?” Não! Mas isso não quer dizer que você deve ser relapso quanto à higiene e segurança do local onde fará a depilação.

A Laser Fast é um ambiente de cuidado, limpeza e proteção para que o cliente não tenha dúvidas nem sobre o resultado nem sobre a saúde do seu corpo e pele ao longo do processo.

Isso faz com que a clínica seja, sem sombra de dúvidas, o melhor e mais adequado lugar para a sua depilação a laser. Como incentivo, separamos para você 3 sessões totalmente gratuitas para começar o seu tratamento.

Clique no voucher e aproveite!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo