Depilação a Laser: como é feita? Descubra agora!

Escrito por: Velrum Digital

Depilação a laser como é feita

Avalie o artigo

A depilação a laser é um método permanente para a remoção dos pelos, por isso, também é o sonho de muitas mulheres brasileiras que desejam viver a vida longe de pelos incômodos. Contudo, você sabe como a depilação a laser é feita e quais são os passos para garantir bons resultados?

Não? Então vem com a gente!

Depilação a laser: como funciona?

Você já sabe que a depilação a laser consegue remover definitivamente os pelos, garantindo uma pele lisinha, certo?

Isso ocorre, pois o laser é um equipamento capaz de emitir feixes de luz que atingem a raiz dos nossos pelos. Quando isso acontece, a raiz sofre um processo de cauterização.

Depois de um período de 3 a 7 dias, os pelos atingidos através do laser começam a cair e como resultado, temos ou a remoção completa do fio ou a danificação da sua estrutura.

Entretanto, não se preocupe! É por isso que existem várias sessões de depilação, assim o profissional consegue atingir todos os folículos, alcançando a remoção completa dos pelos. 

Para que todo esse processo aconteça, os equipamentos a laser precisam ser atraídos pelo pigmento dos fios. O grande problema é que equipamentos mais antigos, como o laser Alexandrite, não conseguem depilar peles negras sem causar manchas ou até mesmo queimaduras, já que eles não diferenciam, o que é pelo e o que é pele.

Porém, modelos mais novos como os lasers ND Yag e os de Diodo já possuem tecnologia capaz de realizar a depilação definitiva em peles negras e retintas sem prejudicar a segurança e o conforto das clientes, já que eles possuem a emissão de feixes concentrados.

É por esse motivo que antes de iniciar a sua depilação, você deve entender alguns fatores que irão influenciar diretamente no seu resultado final, como: tipo de aparelho, quantidade de sessões; quem fará a depilação; precauções antes de depois das sessões e outros. Vamos nessa?

Aparelhos de depilação a laser: qual o melhor?

O mercado possui diversas tecnologias de depilação a laser e, para que você entenda um pouco melhor suas principais diferenças e características, trouxemos aqui os 3 modelos de equipamentos de depilação a laser mais utilizados nas clínicas estéticas:

Modelo Alexandrite

O laser alexandrite possui feixes com 755 nanômetros de comprimento e seu foco está na atração direta da melanina. 

Como dito anteriormente, ele é um equipamento restrito a peles claras devido a seu alto risco de queimaduras e lesões em peles escuras ou bronzeadas. 

Esse modelo possui regulação de energia e isso pode interferir na quantidade de sessões necessárias. Caso o profissional de depilação opte por utilizar feixes com menor comprimento de onda, isso terá como consequência a necessidade de adquirir mais sessões de depilação para garantir um melhor resultado.

Entretanto, é importante que você saiba que nem sempre uma regulação de alta frequência conseguirá reduzir o número de sessões. 

Modelo ND Yag

O equipamento ND Yag é o que possui um maior comprimento de onda entre todos os modelos desta lista. Por isso, a depilação a laser com esse equipamento ganhou destaque por ser bastante dolorosa. 

Uma curiosidade sobre esse laser é que ele também consegue remover tatuagens e devido a sua ponteira grande, os feixes de luz ficam mais densos tornando a depilação um pouco menos efetiva.

Juntando todas as características desse equipamento, temos que apesar de conseguir atingir o bulbo dos fios, essa é a tecnologia menos utilizada para a remoção definitiva dos pelos.

Modelo de Diodo

Sem dúvidas essa é a tecnologia mais querida das brasileiras e por isso, também é o equipamento escolhido pela Laser Fast para as suas clientes. 

O grande sucesso do laser de diodo é principalmente por causa do seu sistema de resfriamento que tem integração com as ponteiras do equipamento. Dessa forma, conseguimos além de proteger a primeira camada da pele, também fornecer um procedimento quase indolor para as nossas clientes.

Em relação ao comprimento de onda, o laser de diodo atua como intermediário, com feixes de luz de 810 nanômetros que podem ser regulados de acordo com a avaliação do pelo. 

Assim como o laser ND Yag, o diodo também pode depilar peles negras e retintas, sendo ele a melhor opção para as mulheres que desejam um procedimento seguro e indolor, sem o risco de manchas.

Quantas sessões são necessárias para a remoção permanente dos pelos?

Utilizando o aparelho de diodo, a remoção total do pelo acontece em até 10 sessões. Entretanto, algumas clientes conseguiram enxergar resultados a partir da sessão 5. Isso pode variar em cada indivíduo, pois depende do tipo de fio e de pele da pessoa.

De maneira geral, podemos dizer que a média de sessões entre os nossos clientes, tanto homens quanto mulheres, varia de 8 a 12. Entretanto, saiba que existem alguns fatores que podem afetar esses números.

Primeiro: o pelo possui um tamanho ideal para a realização do procedimento. De acordo com os especialistas, a melhor fase dos fios para a depilação a laser é a anágena. 

Outro ponto importante é em relação ao espaçamento entre as sessões. O profissional da depilação irá te orientar com o espaçamento ideal para o seu caso. Geralmente, o período entre as visitas varia de 30 a 45 dias.

Esse intervalo é essencial para que a sua pele consiga descansar e se recuperar para a próxima sessão. Além disso, esse tempo influenciará no resultado final da sua depilação já que ele possui relação direta com o ciclo do pelo.

Já quando a dúvida é sobre a quantidade de sessões: saiba que para isso também existe um porquê.

Durante o crescimento dos pelos, somente 10 a 20% dos fios se encontram na mesma fase do ciclo. Dessa forma, somente uma pequena parte deles sofre danos numa única visita. Como consequência, existe a necessidade de realizar mais sessões para garantir a remoção completa dos fios.

Quem fará o procedimento de depilação a laser?

Todo procedimento de depilação a laser deve ser feito por um profissional especializado no método de emissão dos feixes de luz. São profissionais da saúde que entendem como o nosso corpo funciona e quais são as limitações que precisam de uma maior atenção na realização das sessões.

Quando estamos falando de depilação a laser em cima de cicatriz, por exemplo, sabemos que não existem critérios que impossibilitem a sua realização. 

Entretanto, a depender do caso, será necessária uma abordagem com feixes de luz de menor intensidade e um maior número de sessões para assegurar o conforto e o cuidado com a cliente. 

Pensando nisso, a Laser Fast montou uma equipe com profissionais responsáveis e qualificados. Dessa forma, 70% dos membros do nosso time possuem formação em Biomedicina e atuam dentro das mais rigorosas normas de segurança.

Apesar de ser um procedimento estético, a depilação a laser também se trata de uma atividade da saúde, já que a todo momento estamos mexendo com aparelhos que alteram a estrutura do nosso pelo e geram reações (positivas ou não) na pele.

Quais os cuidados que precisam ser tomados na depilação a laser?

Como você já pôde perceber, depilação a laser não é algo que podemos fazer de qualquer jeito. Por isso, precisamos nos atentar aos cuidados necessários antes e depois das sessões de remoção dos pelos.

Cuidados antes da depilação a laser

Por exemplo: você sabia que antes da depilação a laser é recomendado a higienização profunda da pele?

Isso mesmo! E os cuidados não param por aí: evitar a utilização de cosméticos e produtos como desodorantes e perfumes também estão nessa longa lista já que eles podem reagir com os feixes de luz, gerando faíscas.

Caso você queira utilizar clareadores, ácidos, ou até mesmo pegar aquele bronze, é melhor deixar para depois. Isso acontece, pois todos esses fatores em conjunto com a depilação a laser podem gerar o risco de manchas, dando um efeito estético desagradável.

Pronto. Agora que você entendeu o que não fazer antes das sessões, vamos agora saber quais são os cuidados após a depilação a laser.

Cuidados após a depilação a laser

O primeiro ponto é utilizar os produtos sugeridos pelos nossos profissionais. Eles vão ajudar na cicatrização, dando um melhor aspecto para a pele.

O segundo ponto é que você deve se livrar de uma vez por todas das ceras e pinças enquanto não finaliza o procedimento a laser. Isso significa que enquanto todos os pelos não forem removidos, a sua depilação deve ser feita apenas com as lâminas, garantindo um melhor resultado final.

Após o período de 3 a 5 dias da depilação você também pode estar realizando a esfoliação do local. Isso irá contribuir para o tratamento de pelos encravados e facilitará a chegada do feixe de luz nesses fios que estavam escondidos sob a pele.

Por último, mas não menos importante: aproveite o seu momento! A depilação não é algo que deveria ser difícil ou estressante e foi pensando nisso que a Laser Fast preparou um super presente para as nossas clientes recém chegadas:

3 sessões de depilação a laser totalmente gratuitas!

Assim, você poderá iniciar a sua jornada na depilação a laser sem dores de cabeça.

Esse é um presente da Laser Fast para você, clique no voucher abaixo!

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo