Depilação a laser cresce de novo? O pelo realmente volta a crescer?

Escrito por: Velrum Digital

depilação a laser cresce de novo

Avalie o artigo

A depilação a laser é uma das técnicas mais procuradas e satisfatórias para quem gosta de ter uma pele livre de pelo e com um aspecto bonito e bem cuidado. Isso ocorre, pois diferente das demais técnicas para esse mesmo objetivo, a depilação a laser cumpre com a proposta e o pelo não cresce de novo.

Além disso, o que difere os tipos de depilação é o mecanismo de ação de cada uma. Essa mesma razão também interfere no tempo em que o pelo volta a crescer. 

Hoje, o nosso foco será a depilação a laser, pois é muito importante que você saiba o que acontece com os fios depois da depilação e os mitos que rondam esse acontecimento. Depois disso você vai poder escolher o método com verdadeira segurança, conhecimento e tranquilidade. 

O que é a depilação a laser e o que acontece durante as sessões?

Sabe aqueles pelos incômodos na região da virilha, axilas, pernas, rosto, costas,  etc? Saiba que a depilação a laser é o método mais eficaz para acabar com eles.

O alcance do feixe de luz, a quantidade de sessões, o “incômodo” e o resultado podem variar de acordo com o tipo de laser. O laser diodo, por exemplo, elimina mais de 90% dos fios na região tratada em poucas sessões.

As sessões são bem tranquilas. A profissional realizará uma avaliação da área a ser depilada, te passará informações e os cuidados que irão se prolongar durante todo o processo e depois a sessão de depilação a laser terá início.

A especialista vai limpar a área para remover qualquer resíduo de oleosidade ou cosméticos. Se julgar necessário, ela também vai remover os pelos da região com uma lâmina. Isso vai fazer com que o laser trabalhe apenas no bulbo piloso.

Depois dessas importantes etapas iniciais, ela utiliza um aparelho de laser que vai emitir um feixe de luz em comprimento de onda. Esse feixe de luz, ou laser, gera calor e energia para atingir um local chamado bulbo capilar. 

O bulbo nada mais é do que a raiz do fio, uma vez que essa energia chega até ela, o local é danificado de forma que as contínuas sessões vão eliminar de uma vez por todas os pelos da região em questão..

Após a depilação, os especialistas recomendam o resfriamento da pele com gel ou até mesmo um pouco de gelo. É aí que entra um grande diferencial do laser de Diodo – tecnologia utilizada pela Laser Fast: ele possui um dispositivo próprio que oferece o resfriamento de até 0,5ºC para cuidar da região depilada.

Depilação a laser cresce de novo? Entenda os mecanismos de ação do laser durante a depilação

Para entender como o pelo se comporta depois da depilação a laser, nada melhor do que conhecer o ciclo do crescimento desse fio. Vamos lá:

A fase de crescimento do pelo se divide em 3 etapas e a definição se dá pelo contato do pelo com o folículo. 

A primeira fase é a anágena, caracterizada pelo contato total entre a raiz do pelo e o seu folículo. 

A segunda fase é a catágena, onde já não existe o contato total entre a raiz do pelo e o seu folículo. Isso significa que não existe também a atividade das células que possibilita o crescimento do fio.

A última fase é a telógena, essa é a fase onde o fio começa a cair e um novo o empurra para fora do bulbo.

Considerando essas etapas, fica fácil ver que a melhor fase para a ação do laser é a anágena, onde o laser vai agir na raiz do problema. 

Especialmente por conta de todo mecanismo de ação da máquina de laser que consiste em disparar feixes de luz que são atraídos pela melanina do pelo.

Enquanto nas outras fases o fio não está em contato com a raiz, na primeira fase você tem a garantia de que o calor realmente será encaminhado para o folículo, que é o verdadeiro alvo da destruição.

Em resumo, uma vez que a energia/calor chega até o folículo do pelo, ele perde o canal de nutrição e a raiz perde a possibilidade de fazer crescer novos fios.

O que acontece depois da depilação? O pelo cresce de novo após a depilação a laser?

A essa altura você já deve saber que o pelo não cresce de novo depois da depilação a laser, certo? 

Ou seja, acontece de tudo: você se sente mais confortável com certas roupas, fica satisfeita com sua pele lisinha, coloca em jogo os novos decotes, se prepara para uma única manutenção anual. 

Crescer novamente os pelos? Isso definitivamente não acontecerá! Você só precisa se certificar que – de fato – estará fazendo um procedimento que utiliza a tecnologia de depilação a laser mesmo. 

Especialmente se você e os profissionais envolvidos fizerem tudo certinho. 

No entanto, há a possibilidade de que 15 dias após o processo de depilação, os pelos fiquem soltos e passem a cair. Isso pode gerar um falso aspecto de crescimento, mas não se preocupe: é possível remover facilmente os fios no banho ou durante uma esfoliação da pele. 

Entre as sessões, é preciso respeitar o tempo estabelecido, pois nem todos os pelos do seu corpo estarão na mesma fase do ciclo de crescimento. Isso significa que, para garantir que o fio seja atingido na fase anágena, será necessário mais de uma sessão e um período de tempo adequado.

Então, depois da depilação a laser você tem a retirada total dos pelos. 

É comum que homens e mulheres realizem procedimentos de fotodepilação (luz pulsada) achando que terão resultados definitivos. Utilizando essa tecnologia o resultado não será definitivo

O que pode atrapalhar a ação definitiva do laser?

A eficácia dos aparelhos de depilação a laser são válidas até que os agentes externos não façam nada para impedir a sua ação. Algumas vezes, quem atua como agente externo, são os próprios profissionais da área.

Outro fator que ocorre com uma parcela mínima da população, é o retorno de pelos por conta das células totipotentes. Elas podem produzir um novo pelo, mas nos raros casos em que isso acontece, a manutenção anual consegue dar conta da situação.

Algumas pessoas ainda sofrem com alterações hormonais que podem atrapalhar a ação definitiva do laser. Geralmente essas alterações estão relacionadas a interrupção do uso de anticoncepcionais ou gravidez. Essa mudança provoca o retorno de parte dos pelos eliminados durante o processo. 

A continuidade do processo é capaz de eliminar essa pequena quantidade. Por isso é importante não suspender as sessões antes da hora. Contudo, a suspensão total do tratamento deve ser feita em caso de gravidez.

Por último, você deve ter cuidado ao conciliar o tratamento com os demais processos estéticos que deseja fazer. 

Por exemplo, o uso de ácidos com fins de clareamento são proibidos por alterar a eficácia da depilação. O mesmo serve para quem ingere vitaminas ou medicamentos para crescimento capilar. 

O medicamento geralmente utilizado para fazer crescer os cabelos da cabeça e fortalecer as unhas, não são focais e estimulam o crescimento de pelos por todo o corpo.

O que pode auxiliar a ação definitiva do laser?

Faça tudo que puder para garantir que a depilação a laser tenha um resultado permanente. Comece seguindo todas as indicações dos profissionais especializados na área. 

Entre as recomendações mais comuns estão:

  • Evitar exposição solar antes da depilação a laser: Antes das sessões você deve se privar do sol por uns dias, mas não se preocupe, isso é apenas para que ao fim do processo você possa aproveitar o sol sem amarras! Não tomar sol durante a semana da sessão é um cuidado imprescindível para que você alcance o resultado desejado. Ao evitar a exposição, você evita que sua pele fique mais sensível, menos hidratada e mais propícia a manchas.
  • Evitar exposição solar depois da depilação a laser: Os motivos são os mesmo dos anteriormente citados. Mesmo que seja uma delícia, nesse contexto a exposição solar se torna mais uma agressão à pele, principalmente porque ela já estará mais sensível após o tratamento e mais passível a queimaduras.
  • Usar roupas leves: Como você já sabe, a sua pele estará mais sensível. As roupas leves vão ser mais gentis com sua pele enquanto jeans e outros materiais mais pesados causam um atrito indesejado no momento.

Certamente você já se sente mais preparada para realizar a sua depilação a laser, não é mesmo? 

Para tornar a coisa ainda melhor, você pode contar com o nosso voucher. Basta clicar no ícone abaixo para experimentar 3 sessões gratuitas e descobrir por si só que na depilação a laser, o pelo não cresce de novo!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo