Depilação a laser e gravidez: quais são os reais riscos?

Escrito por: Velrum Digital

depilacao-a-laser-e-gravidez

Avalie o artigo

Depilação a laser e gravidez são duas coisas que não combinam. Não porque exista um risco grave diretamente ligado à união de ambos, mas porque também não há comprovações de que não há riscos.

Pode ter certeza que para as mamães isso já é o bastante.

Acontece que a gestação é uma fase que requer muito cuidado com um corpo que já está sensível por conta das diversas alterações. Toda e qualquer atenção nessas condições dificilmente se mostrarão como exagero.

Além disso, ao passo que essa mulher ainda está se adaptando à nova beleza, ainda existe um agravante: os pelos em excesso. 

Eles não param de crescer e o incômodo não colabora para que essa mulher se sinta bonita. A necessidade exige uma boa análise das opções. 

Bem, enquanto a depilação a laser é o melhor recurso para ela se sentir mais bonita e confortável, ela pode não ser a melhor opção no momento. 

Principalmente, porque sabemos que a sua prioridade é a saúde do seu corpo e do seu bebê.

Sendo a informação uma aliada para esse tipo de situação, elaboramos um material completo para você entender mais sobre o assunto.

Aproveite e boa leitura!

Como funciona a depilação a laser?

Saber como se dá esse processo de depilação é uma boa forma de compreender melhor os riscos presentes na junção da depilação a laser e gravidez. Só assim você descobre os pontos positivos e negativos do procedimento, especialmente para as grávidas.

A depilação a laser é uma técnica de remoção dos pelos corporais através de emissões de lasers direto na pele. 

Ou seja, o equipamento de laser emite uma luz concentrada de grande intensidade diretamente na pele, para enfraquecer o folículo piloso e causar a queda dos fios.

Para chegar no folículo e enfraquecer essa raiz, o laser é atraído e guiado pela melanina, a pigmentação existente no pelo. 

Uma vez que alcança esse objetivo, o laser se transforma em energia e cauteriza a raiz em segundos. Tudo para que o fio não encontre novas condições de nascer ou crescer novamente.

É por isso que o resultado é definitivo. Uma vez que a raiz é danificada não tem como ser restaurada. Esse fato costuma se manter, mesmo que exista uma variedade de lasers e de atuação de cada um, ou dos diferentes comprimentos de ondas.

Por conta dessas diferenças e com o intuito de dar ao cliente um atendimento personalizado, antes de garantir o melhor resultado de depilação é necessário uma avaliação. 

A avaliação com um profissional da clínica é a primeira etapa de todo o procedimento depilatório. Nesse momento, alguém capacitado e experiente vai te informar sobre os benefícios desse tipo de depilação, fará uma avaliação da sua pele, vai analisar quaisquer contraindicações, alinhar as expectativas com a realidade e o mais importante: vai informar se a grávida pode ou não dar continuidade ao tratamento de depilação a laser.

Alguns métodos de depilação para as mulheres grávidas

A gravidez não deve ser desculpa para andar por aí toda cabeluda. Especialmente se essa não for a sua vontade. 

Se cuidar, se sentir bonita, asseada e praticar ações que a fazem se perceber bem consigo mesma e com a imagem refletida no espelho, são atitudes imprescindíveis durante a gravidez. 

São essas ações que te lembram que você não é só um corpo que carrega outro mini corpo e, sim, uma mulher que gosta de se arrumar. Ainda que sua barriga esteja grande demais para ver vista como qualquer outra coisa além de casa para um lindo serzinho, pense que é um ato de amor deixar essa casa cada vez mais bonita.

Prezar pela sua segurança também é um ato de amor, então entenda a seguir o que compreende os outros métodos que não envolvem a combinação de depilação a laser e gravidez:

Lâmina

Apesar de ser um método agressivo para a pele de qualquer pessoa, ele não apresenta contraindicações para as gestantes. Ainda assim, você precisa garantir um manuseio mais atencioso para evitar o risco de cortes ou outras lesões que podem evoluir para contaminações e infecções. O cuidado é ainda mais necessário, pois na condição de grávida, pode ser difícil para você encontrar uma posição que seja confortável e segura.

Cremes depilatórios

Os cremes depilatórios também podem ser considerados agressivos para a pele, porém, diferente das lâminas, ele deve ser evitado pelas grávidas. Acontece que esses cremes contém substâncias muito irritativas e podem provocar alergia, manchas e outras reações adversas e até permanentes.

Cera

A cera, sendo ela fria ou quente, não é contraindicada para as gestantes. Mesmo assim, é válido tomar alguns cuidados com a temperatura e procurar saber se o material é descartável ou foi reutilizado.

O que será que os especialistas falam sobre a depilação a laser durante a gravidez? Confira no tópico a seguir quais são os verdadeiros riscos!

Depilação a laser e gravidez: é permitido ou não?

As mamães estão sempre pensando na saúde de seus filhos, mesmo os que ainda não nasceram. Por isso, é muito comum procurar saber dos riscos quando se fala da depilação a laser e gravidez. O problema é que pode ser frustrante saber que não há nada muito concreto sobre se uma grávida pode fazer depilação a laser.

Por exemplo, muitos especialistas acreditam que a depilação está longe de ser um risco para o feto uma vez que o laser só penetra alguns milímetros da pele da mãe

Por outro lado, você não encontra pesquisas científicas que garantam que o efeito causado pelo laser na pele é seguro para o feto. 

Hipersensibilidade nas grávidas

Enquanto isso, os dermatologistas orientam evitar a depilação a laser durante a gestação por conta da hipersensibilidade comum às grávidas, o que as tornam mais suscetíveis ao surgimento de manchas na pele.

No final das contas, o assunto ainda é muito controverso, mas as clínicas mais conceituadas e algumas mães evitam realizar a depilação a laser justamente porque não há garantias de que isso não seja prejudicial para o bebê. A falta de evidências científicas que assegurem você e sua criança não parece ser muito animadora. A pergunta é: será que vale a pena o risco? Nós da Laser Fast acreditamos que não e não realizamos o procedimento em grávidas.

Contudo, caso você precise de uma luz sobre o assunto, vamos te passar algumas dicas:

A primeira, é buscar a orientação do médico que acompanha a sua gestação. Converse sobre suas necessidades e busque informações mais precisas sobre qualquer risco para a área que você deseja depilar. Ele irá permitir ou negar a continuidade do procedimento.

A segunda opção é fazer uma avaliação com um profissional da clínica e escolher áreas mais afastadas de onde o seu bebê está seguramente envolto.

Se você não estiver mais suportando a quantidade de pelos, é hora da terceira alternativa. Escolha um dos métodos que não apresentam contraindicações. Será como um paliativo até que você possa optar pela opção realmente eficiente e definitiva.

A quarta, é procurar saber o momento ideal para realizar o seu tão esperado procedimento. Isso é o que você vê no próximo tópico!

Quando fazer a depilação a laser?

Tudo que foi mencionado ao longo do artigo não precisa ser um fator desestimulante. Nada disso significa que você não pode mais fazer o seu tratamento a laser. 

Apenas é importante que você saiba que a maioria dos médicos não aconselham que gestantes se submetam à exposição de qualquer tipo de descarga elétrica, radiação ou luz.

Baseado em tudo isso, o que acontece é que aqui na Laser Fast preferimos esperar que você esteja realmente apta para trabalhar com cuidado na sua pele. Afinal, nos tornamos referência no mercado, pois nos preocupamos com você e isso inclui também o seu bebê.

Em outras palavras, o que orientamos, pensando no bem-estar dos principais envolvidos, é esperar o melhor momento para fazer a depilação a laser.

Quando seria esse momento?

O período mais indicado para você, é após o nascimento do bebê. Enquanto seu corpo vai retomando a forma, você já pode iniciar o tratamento com mais responsabilidade, tranquilidade e segurança.

Alguns cuidados para assegurar que tudo dê certo:

  • Se você for lactante, evite a depilação a laser nas áreas da parte superior do corpo, como seios e axilas;
  • Para diminuir ainda mais o risco de reações na pele, espere um tempo de 2 a 6 meses depois do parto para que seus níveis de hormônios estejam mais equilibrados;
  • Converse com um dermatologista ou um obstetra antes de iniciar o procedimento depilatório.

Para motivar essa espera e animar o seu retorno assim que possível, nós temos um presente: 3 sessões de depilação a laser grátis para você!

Depilação a laser e gravidez não precisam significar problema.

Clique no voucher abaixo e aproveite a nossa solução!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo