Depilação a laser é permanente?

Escrito por: Velrum Digital

depilação a laser é permanente

Avalie o artigo

Uma dúvida bastante comum entre as pessoas é se a depilação a laser é permanente. Claro que, com tantos métodos que não oferecem o mesmo resultado, o fato de uma depilação prometer eficácia total, geralmente causa dúvida ou desconfiança.

No entanto, quem conhece sabe e aprova: a depilação a laser é permanente sim, além disso, é o melhor método de depilação existente.

Apesar do spoiler, neste artigo você pode conferir os motivos para que essa depilação seja a mais eficaz da atualidade!

Por isso, para entender sobre o procedimento e tirar de vez essa dúvida – ou preconceito – não deixe de conferir esse texto!

Boa leitura!

De onde surgiu a depilação a laser?

Os estudos iniciais da depilação a laser basearam-se no estudo de fototermólise seletiva de Anderson e Parrish. Esses estudos foram revolucionários no âmbito da cirurgia cutânea.

No entanto, se você conhece a depilação a laser de hoje, você não a reconheceria na década de 70. Isso ocorre, pois os aparelhos não eram tão tecnológicos e os estudos não eram tão avançados como são hoje. 

Com isso, a depilação perdia dois dos principais traços da depilação a laser atual: a falta praticamente total de incômodo durante a sessão e a retirada permanente de pelos.

Passaram-se 13 anos desde a década de 70 até que a depilação a laser se aproximasse da eficácia atual. Assim, desde 1983 para cá, a metodologia foi só se aprimorando até que se tornasse tão evoluída quanto é hoje. 

Como funciona a depilação a laser: o que faz esse método ser permanente?

Essa dúvida permeia a mente de muitas pessoas, afinal, é difícil acreditar no poder de algo que, a olho nu, é apenas uma luz. No entanto, essa luz revela propriedades muito mais poderosas do que o olho pode ver.

Por exemplo, cada tipo de laser tem um efeito, um comprimento de onda e um resultado. Pra que você comece a entender o seu funcionamento, primeiro deve pensar que, de um modo geral, a tecnologia funciona assim: 

  1. Um laser, com determinado comprimento de onda e frequência, é lançado sobre a pele;
  2. Ao ser acionado, o comprimento do laser deve atingir o folículo piloso, bem na raiz do fio;
  3. Em contato com o local, o laser causa um aquecimento que destrói as células do folículo sem queimar a pele;
  4. Após o período de 30 a 45 dias o procedimento deve ser repetido. Isso evita que o folículo se regenere e volte a produzir pelos da mesma maneira.

Todos os lasers têm efeito permanente? 

Sim, todos têm o mesmo resultado. Porém, devido às características, cada um tem o próprio tempo para entregar o objetivo, uns são mais ou menos seguros do que os outros, para variados tipos de pele e cores de pelo. 

Geralmente, as pessoas com pouco conhecimento não se atentam ao tipo de laser antes de fazer a depilação. 

Então é comum que elas visitem qualquer clínica acreditando que o método utilizado é o mesmo. Entretanto, não é assim que funciona, é muito importante saber qual o melhor laser para você.

Inclusive, há um ponto crucial que muitas pessoas podem confundir e realizar um certo tipo de depilação acreditando que o resultado será o mesmo quando na verdade não é: a fotodepilação não é depilação a laser e ela também não oferece o mesmo resultado!

Enquanto a depilação a laser é definitiva e exerce um único comprimento de onda sobre a região do folículo piloso, a fotodepilação é feita através de luz pulsada.

Esse procedimento consiste na utilização de um raio de luz que destrói temporariamente as células que têm como função fazer com que os pelos cresçam. 

É importantíssimo salientar esse ponto, pois além dos nomes darem uma ideia parecida, muitas pessoas realizam a fotodepilação esperando o resultado que apenas a depilação a laser pode dar.

Quais as diferenças entres os lasers? 

Como visto, cada laser tem sua própria característica e resultado. Para entender mais sobre alguns deles, confira abaixo:

Laser Neodímio (ND) YAG

Esse laser realiza o processo de depilação a partir de emissões de pulsos de alta energia. Ou seja, o laser é feito de energia concentrada que atinge a melanina no pelo. 

Assim, ao identificar o contraste, o laser aquece a região. A ação desse laser ocorre através da radiação no bulbo do pelo com cerca de 1064 nanômetros de onda em cada pulso. 

Isso faz com que o laser seja uma luz infravermelha que é disparada em curtos espaços de tempo.

Laser Alexandrite

Esse laser tem um papel menos eficiente se considerarmos a diversidade de pelos e corpos

Por exemplo, esse laser tem uma onda de cerca de 755 nm, mas age sobre pelos mais superficiais e pode ser um problema para peles negras e bronzeadas.

Isso ocorre, pois o Alexandrite busca a melanina do pelo de tal maneira que pode causar queimaduras e manchas em peles mais escuras. Isso faz com que esse laser tenha mais limitações.

Laser Soprano XL

Esse tipo de laser tem um bom comprimento de onda, chegando a cerca de 810 nm. Só que junto a esse fator, vem também o fato de que esse laser é mais incômodo do que os outros.

Ademais, ele tem menos energia do que o ND YAG. Assim, ele acaba tendo que atingir mais vezes uma mesma região para oferecer o mesmo resultado. 

Da mesma maneira, ele requer mais sessões de depilação para entregar o resultado esperado.

Diferencial do Laser de Diodo na depilação a laser

Além dos lasers apresentados, existe o Laser de Diodo. Esse é o laser utilizado pela Laser Fast e que oferece vantagens em relação a todos os outros.

Sendo assim, quais são as diferenças?

Bem, para começar, o laser de Diodo tem o diferencial de ser possível utilizá-lo em pessoas com diferentes tons de pele sem que haja lesões à epiderme.

O laser de Diodo também é notável pelo seu grande diferencial: ele tem um dispositivo que oferece o resfriamento logo após o laser atingir a região de depilação.

Assim, o feixe de energia do laser de diodo oferece até 0,5 ºC de resfriamento!

Isso é muito relevante, pois aumenta a segurança do laser, já que o mecanismo evita queimaduras e manchas derivadas do calor.

Sem falar que o aparelho desse laser ganhou a aprovação de redução definitiva do órgão americano FDA. Essa certificação resulta da passagem de laser a partir de fibra óptica, uma tecnologia super moderna!

Esse combo realmente intensifica a vontade de qualquer um em fazer depilação a laser com segurança, modernidade e eficácia, não é mesmo?

Além de todos esses fatores, ainda há algo mais que destaca o laser de Diodo com relação aos outros: ele demanda menos sessões do que os outros mencionados para alcançar a depilação definitiva. 

O que pode variar a partir de 10 sessões de acordo com a região e nível de pelos de uma pessoa.

O que é necessário para ter o resultado de depilação definitiva?

A depilação a laser é o único método eficiente na retirada integral de pelos. Por conta disso, essa metodologia também é a que apresenta o melhor custo-benefício em termos de tempo e dinheiro.

No entanto, é preciso seguir algumas recomendações para obter o melhor resultado possível, mas não se preocupe! São apenas cuidados básicos de proteção com a pele. Confira:

Não tomar sol por pelo menos 7 dias antes da sessão de depilação

Esse cuidado é fundamental para atingir o resultado esperado, pois ele incide justamente sobre a sensibilidade da pele. Mas como isso acontece? 

Bem, a exposição ao sol pode fazer com que a pele fique menos hidratada e mais sensível.

Assim, quando o laser atingir a região, é possível que o aquecimento do folículo piloso seja mais traumático para a pele do que o normal.

Evitar tomar sol por pelo menos 24 horas após a depilação a laser

Da mesma maneira em que a pele fica sensível e pode sofrer danos antes da depilação a laser, ela também pode sofrer com os raios solares após o procedimento.

Isso ocorre, pois após o aquecimento, a pele estará sensível e o sol pode acabar queimando a região que foi depilada.

Não moderar nas roupas leves

Após a depilação a laser, é bom evitar o contato ou atrito com a região onde a sessão foi feita. Deve-se considerar utilizar roupas leves após a depilação.

Isso é importante, pois quanto mais leves forem as roupas, menor será a fricção delas com a pele sensível.

Depois de fazer depilação a laser não é preciso aparar os pelos nunca mais?

Também conhecida como depilação prolongada, esse método oferece a possibilidade de se livrar de depilações frequentes e pouco eficazes.

Assim, após a quantidade de sessões recomendadas para a região, só restam ínfimos e curtos pelos.

Por isso, essa depilação é permanente, pois ela tira os pelos que incomodam as pessoas sem a necessidade de retoque.

Desse modo, em vez de perder tempo com cortes e depilações durante o mês, você só precisará tirar os pelos que te incomodarem após um longo tempo!

Bem, chegamos ao fim desse artigo e eu espero que você tenha tirado todas as dúvidas sobre o tema que é tabu para muitas pessoas!

Então, se você chegou até aqui e entendeu de que forma essa depilação a laser consegue ser permanente, faça um orçamento conosco!

Saiba também que trabalhamos para oferecer depilação em várias regiões do Brasil e podemos estar bem perto de você. 

Você está preparada para experimentar 3 sessões gratuitas? Então é só conferir a oportunidade no voucher aqui embaixo:

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo