Depilação a laser e risco de câncer: é possível?

Escrito por: Velrum Digital

Depilação a laser e risco de câncer

Avalie o artigo

Vivemos em uma época onde devemos estar sempre atentas sobre os riscos de câncer para garantir a nossa saúde. Entretanto, não se preocupe! A Sociedade Brasileira de Dermatologia e o FDA já nos passaram todas as informações sobre o assunto: depilação a laser não causa nenhum tipo de risco de adquirir câncer. Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Então não perca tempo! Vem com a gente!

A depilação a laser é um procedimento seguro?

A depilação a laser é um procedimento que mexe diretamente com a nossa pele, para que assim, a gente consiga remover definitivamente os pelos do nosso corpo. É por esse motivo que muitas pessoas se preocupam com a segurança do procedimento e se existe qualquer chance possível da depilação a laser gerar risco de câncer de pele, por exemplo.

Entretanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a depilação a laser é um procedimento seguro e que pode inclusive ser utilizado como método de tratamento alternativo para algumas patologias. A foliculite, por exemplo, é um desses casos onde a remoção definitiva dos pelos colabora para um melhor resultado no final do tratamento. 

Além do conselho dos médicos especialistas, temos ainda diversos estudos americanos que foram desenvolvidos pelo órgão de fiscalização dos Estados Unidos para garantir a segurança desses equipamentos. O laser de diodo é um deles. Além de ser uma excelente tecnologia, o equipamento de diodo ainda é um maquinário muito abrangente.

Isso acontece, pois através dos lasers de diodo, podemos fornecer um melhor serviço para clientes de peles negras ou com maior sensibilidade à dor, por exemplo. Por isso, a Laser Fast escolheu esse equipamento para garantir segurança e conforto para todas as nossas clientes. 

Laser de Diodo: como funciona?

Existem inúmeras tecnologias de depilação a laser disponíveis no mercado, mas cada uma delas apresenta seus pontos de vantagem e desvantagem. De maneira geral, todo laser funciona através da atração direta da melanina presente nos nossos pelos. 

Antigamente, essa atração pela melanina era um grande problema já que os equipamentos de antigamente não tinham tecnologia suficiente para que as pessoas de pele negra e retinta pudessem realizar o procedimento sem sofrer queimaduras graves. 

Entretanto, hoje temos uma outra realidade para os procedimentos de depilação a laser. Os equipamentos de Diodo, por exemplo, realizam a emissão dos seus feixes de luz de forma concentrada, assim, o laser irá atingir apenas os pelos do nosso corpo, sem afetar a pele. 

Essa é uma grandevantagem do laser de Diodo quando comparamos esse modelo com o Alexandrite. Isso acontece, pois o laser Alexandrite não é recomendado para clientes de peles negras, podendo gerar riscos de queimaduras e manchas irreversíveis no local. 

Outro ponto importante é que o laser de diodo possui ponteiras com sistema de resfriamento. Isso permite não só uma maior proteção a nossa pele, como também nos confere um procedimento menos doloroso. 

Quando comparamos esse equipamento de fibra óptica com o modelo ND Yag, por exemplo, essa característica se apresenta como uma grande vantagem. Pois apesar do ND Yag ser um laser com recomendação para peles mais escuras, o grande tamanho dos seus feixes de luz tornam o procedimento altamente doloroso e por isso, sua utilização é muito mais eficaz nos procedimentos de remoção de tatuagens.

Como a depilação a laser age nos fios? 

Como a depilação a laser mexe diretamente com a nossa pele, muitas pessoas podem ficar em dúvida sobre como esse procedimento funciona. De maneira geral, ao realizar o disparo dos feixes de luz, essa energia será atraída pela melanina dos fios.

Em seguida, esses feixes de luz vão atingir os pelos, cauterizando a sua estrutura. Os pelos que foram atingidos com eficiência não voltarão mais a crescer. Entretanto, esse processo vai depender diretamente do ciclo de cada fio, por isso, raramente conseguimos atingir todos os fios de uma vez. 

É por esse motivo que realizamos mais de uma sessão de depilação a laser, assim, todos os fios passam pela cauterização e conseguimos garantir um bom resultado no final do procedimento. 

Para isso, é importante que durante as sessões, o seu pelo esteja na fase correta do ciclo de pelo, que leva o nome de fase a anágena.  Agora que você já sabe como a depilação a laser funciona, é possível compreender que apesar do procedimento exigir um contato direto com a pele, não existe nenhum tipo de risco dos feixes de luz gerarem um câncer no local. 

Quantas sessões são necessárias para garantir um bom resultado final? 

O resultado final da sua depilação a laser vai depender do tipo de cuidado que você teve durante as sessões. Entretanto, de maneira geral, para que seja possível remover todos os pelos do corpo, temos uma média de 8 a 12 sessões em clientes homens e mulheres. 

Uma grande parte dos nossos clientes já conseguem sentir a diferença nos fios a partir da terceira sessão, por isso, sempre ressaltamos que cada procedimento de depilação a laser é único. Então é muito importante seguir os conselhos do profissional da depilação e se preparar antes e depois das sessões para garantir um resultado final de qualidade.

Quais os cuidados necessários antes da depilação a laser?

Antes da depilação a laser precisamos tomar alguns cuidados para que a saúde da nossa pele não tenha prejuízos. Dessa forma, você dever prestar atenção aos seguintes detalhes: 

  • Não tomar sol por no mínimo 20 dias para não gerar riscos de manchas;
  • Suspender o uso de ácidos e clareadores;
  • Depilar a região entre 3 a 5 dias antes da sessão;
  • Hidratar a pele;
  • Higienizar o local antes da sessão para retirar qualquer possível impureza do local;
  • Não depilar a região com ceras ou pinças durante o período de descanso entre uma sessão e outra. 

Profissional da depilação a laser: qual a sua importância? 

Apesar da depilação a laser ser um procedimento muito famoso entre as mulheres, poucas delas entendem a importância de um bom profissional para garantir a sua segurança durante os procedimentos. 

Na Laser Fast, 70% de toda nossa equipe é composta por profissionais da saúde, como fisioterapeutas e biomédicos. Isso é muito importante, pois isso significa que a Laser Fast possui a capacidade de lidar com situações adversas, priorizando a segurança dos seus clientes. 

São esses profissionais que serão responsáveis por realizar um check-up de todas as nossas consumidoras, assim conseguimos alinhar os seus objetivos com os nossos serviços. Tudo isso é feito através de uma avaliação inicial onde o profissional da depilação a laser verifica se a sua pele está saudável ou se você possui alguma condição que te impeça de realizar o procedimento.

Entretanto, não se preocupe! São poucas as exceções onde um cliente não pode fazer a depilação a laser. Esse é o caso de gestantes, portadores de marca-passo, portadores de lúpus ou de alguma doença que prejudique o processo de recuperação da pele. 

Essas exceções são necessárias, pois não há estudos que comprovem a segurança das nossas clientes nessas condições. E aqui na Laser Fast, a sua saúde está sempre em primeiro lugar! 

É possível depilar regiões expostas? 

Muita gente se pergunta se é possível realizar o procedimento de depilação a laser em regiões mais expostas ao sol, como os rostos, braços e pernas. E a resposta para essa pergunta é: sim! É possível! 

Caso você ainda não saiba, a depilação a laser é um procedimento muito abrangente e isso quer dizer que podemos nos livrar dos nossos pelos e garantir uma pele lisinha na maioria das regiões do nosso corpo. Seja em áreas mais internas como a virilha, ou regiões expostas como as costas e as pernas, a depilação a laser está aqui para te ajudar a se livrar dos fios incômodos. 

Atualmente, a Laser Fast realiza o procedimento em mais de 36 áreas do corpo. Para as mulheres, por exemplo, algumas das áreas mais famosas são a virilha, as axilas e o buço. Já os homens normalmente escolhem regiões como a faixa de barba, virilha, axila e costas. 

Para quem ainda tem dúvida se a depilação a laser dói, a resposta é não! Remover os pelos de forma definitiva é garantir uma maior liberdade para o nosso corpo, sem correr riscos de contrair doenças como o câncer, nem gerar qualquer tipo de desconforto. A cera, por exemplo, é um procedimento muito mais doloroso e longo, com o laser certo, você não precisará se preocupar com isso.

E aí? Está preparada para começar a sua trajetória com a depilação a laser? 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para te ajudar a entender que a depilação a laser não é capaz de gerar câncer de pele e como forma de demonstrar o nosso comprometimento com a sua saúde e os seus sonhos, a Laser Fast preparou um presente exclusivo para você: 

3 sessões de depilação a laser totalmente gratuitas!!

Para isso, basta clicar no botão abaixo e escolher a unidade da Laser Fast mais próxima da sua casa. Venha para a Laser Fast!!

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo