Foliculite: como fica essa inflamação após a depilação a laser? Confira o antes e depois!

Escrito por: Velrum Digital

como acabar com a foliculite

Avalie o artigo

Você tem problemas com foliculite? Saiba que a depilação a laser pode ser a solução para isso. Neste artigo vamos te mostrar o antes e o depois da foliculite na depilação a laser!

A foliculite é uma infecção que acomete muitas pessoas, principalmente àquelas que realizam cortes nos pelos com barbeadores e lâminas de barbear.

Como resultado, acontece o surgimento dessa doença de pele que, além de trazer incômodos físicos e dores na região inflamada, também cria uma péssima aparência.

Esse problema pode acontecer em diversas regiões do corpo, como peitoral, costas, axilas e até mesmo casos de foliculite na virilha.

Para falar mais sobre isso, neste artigo você entenderá um pouco mais sobre esse problema de pele, seus prejuízos, causas e também o antes e depois da foliculite com a depilação a laser.

O que é a foliculite?

Para entender o antes e depois da foliculite com a depilação a laser, é importante conhecer tanto a inflamação quanto o funcionamento do laser. Então vamos por partes: o que de fato é a foliculite?

Bem, essa doença é uma inflamação que ocorre nos folículos pilosos e que pode ser tanto aguda quanto crônica. Em sua maioria, há tratamento para a doença que é acometida pela infecção da bactéria Staphylococcus aureus.

Essa bactéria causa tanto infecções leves quanto graves e no caso da foliculite, ela incide sobre a pele criando uma inflamação inicialmente avermelhada. 

Essa inflamação progride e causa a formação de espécies de pequenos caroços com pus, como espinhas, chamados pústulas.  

A Staphylococcus aureus é uma bactéria comum e que pode derivar de diversos fatores para então causar a foliculite. Por isso, é importante estar atento e se cuidar, pois além das pústulas serem aparentemente feias, dando um aspecto ruim para a ele, elas são dolorosas.

Quais são as causas da foliculite?

depilação a laser foliculite antes e depois

A foliculite é um problema que acomete tanto homens quanto mulheres de diversas idades. 

O fato da bactéria causadora ser comum, gera mais de uma causa para a formação da infecção. Confira:

Foliculite por abafamento

Uma das maneiras de adquirir a foliculite na pele é abafando muito a região. Por isso, roupas apertadas, principalmente por gerarem suor na região, são grandes aliadas de foliculites.

Uma maneira de evitar ou diminuir a inflamação é utilizar roupas leves, que não sejam justas e que não colem ao corpo. Isso é muito importante principalmente no caso de vestimentas que você precisa passar muito tempo utilizando.

Produtos que irritam a pele

Uma outra causa da infecção são produtos que podem irritar a pele. Muitas vezes, você pode ter uma alergia que não sabe ou mesmo alguns agentes químicos podem incomodar a sua epiderme. 

Associado à irritação, pode haver uma sensibilidade na pele que fomente a foliculite. Desse modo, remédios, cremes de depilação e outros produtos podem ser alguns dos causadores da infecção na pele. 

Lâminas de barbear

Além do creme depilatório, outro método de depilação que é bastante prejudicial no sentido de causar foliculite é a lâmina de barbear. Os barbeadores, ao contrário da depilação a laser, não retiram o pelo pela raiz.

Em vez disso, eles cortam os fios, o que justifica o fato dos pelos crescerem tão rapidamente após aparados. Esse método, além de poder causar cortes e feridas, também é um dos grandes motivos para uma pessoa ter foliculite.

Na verdade, a probabilidade é altíssima, sendo necessário manter cuidados frequentes para evitar a inflamação.

O corte da lâmina faz com que os pelos cresçam pontiagudos e encravem, o que pode perfurar a pele durante o crescimento, causando inflamação.

O que fazer para evitar a foliculite?

Como visto, existem diversas causas da foliculite e elas ocasionam a versão da pele com infecção antes da depilação a laser. Isso quer dizer que além de infeccionada, a pele estará sensível, avermelhada e com predisposição a desenvolver essa inflamação.

No entanto, há algumas medidas atreladas às causas que podem fazer com que você evite a foliculite. Veja abaixo:

Evitar roupas justas

Se roupas apertadas causam abafamento, suor e foliculite, você deve correr delas! Assim, além de manter a pele livre de inflamações, você consegue deixá-la respirar e ainda fica mais confortável!

Se atente à composição dos produtos que utiliza na pele

A epiderme é muito sensível e é necessário ter cuidado com ela para não ter problemas de irritações e alergias. Entre eles, a foliculite.

Portanto, se você não quer causar nenhum risco à sua pele, lembre-se de conferir a composição do produto e não utilizar nada que seja desconhecido.

Evite lâminas de barbear 

Assim como as roupas justas, a lâmina de barbear acarreta pelos encravados. Estes pelos são os favoritos da foliculite, que logo se desenvolve em torno deles e forma a esfera de pus. 

A partir daí, as pessoas se veem em um pesadelo de dor e má aparência da pele. Isso pode ser bastante frustrante, principalmente para quem deseja ir à praia ou à piscina.

Esfolie a pele

Cremes esfoliantes (existem cremes próprios e livres de compostos que irritam a pele) podem ser de grande ajuda para combater e evitar a foliculite. A ação do esfoliante retira células mortas da pele humana e fomenta o desenvolvimento de novas.

Nessa ação, a predisposição a pelos encravados diminui e torna-se mais difícil desenvolver a foliculite.

Depilação a laser como solução para foliculite

Uma outra maneira e talvez uma das mais eficientes para se livrar da foliculite é a depilação a laser. O funcionamento desse método contribui muito para a saúde da pele e traz consequências que vão de encontro com a formação da foliculite.

Entretanto, para entender sobre isso, você precisa saber o que é e como age a depilação a laser no seu corpo. Portanto, confira abaixo o funcionamento desse método:

Como funciona a depilação a laser?

Para entender o funcionamento, é válido ressaltar que o objetivo da depilação a laser é dar fim aos pelos da região depilada.

Por essa razão, o foco do laser é sobre a raiz do fio, pois assim é possível exterminar de vez o crescimento do mesmo.

Então como isso ocorre?

Bem, o laser tem uma energia pura e intensa, principalmente se for o laser de Diodo e ele tem o objetivo de atrair a melanina presente no pelo. Por ficar abaixo da epiderme, essa melanina fica no folículo piloso, na raiz do fio.

Assim, ao atraí-la, ocorre uma reação que gera calor e esse aquecimento danifica o folículo. Desse modo, a cada sessão o folículo é novamente acertado com calor até que a raiz não consiga mais produzir fios.

Certamente haverá uma variação do número de sessões entre cada pessoa devido à produção de pelo da mesma, nível de melanina do pelo e também o laser utilizado.

De maneira geral, 8 a 10 sessões são o suficiente, principalmente utilizando o laser de Diodo, o escolhido pela Laser Fast e que é o mais seguro, menos incômodo e também o mais eficaz!

Depilação a laser: foliculite antes e depois

depilação a laser foliculite antes e depois

Se o laser faz com que os pelos parem de crescer, ele evita um dos grandes favorecedores da foliculite: os pelos encravados.

Ao acabar com eles, a depilação a laser faz com que a pele não tenha que lidar com fios pontiagudos e nem fique irritada com eles.

Ao mesmo tempo, a sensibilidade da pele se mantém no nível ideal, o que a deixa mais resistente a bactérias como a Staphylococcus aureus.

Além disso, a depilação a laser traz muito mais vantagens! A tendência é que com as sessões, a pele se torne mais lisa e hidratada, pois não precisa lidar com o atrito das lâminas.

Sem falar que a pele não é agredida ou elastecida com cera, tampouco pode se irritar com produtos químicos presentes em cremes depilatórios.

O resultado disso é uma pele forte, hidratada, livre de bactérias, odores e com uma linda aparência. Optar pela depilação a laser é escolher se sentir bem com sua derme e dar adeus a qualquer pústula que você pode ter!

A depilação a laser também requer o uso de roupas leves para efetivar a respiração da pele e ter um bom resultado nas sessões. Apenas isso já auxilia na saúde de sua pele, deixando-a livre de calor acumulado, irritações e longe de dar força à foliculite. 

Ou seja, ao escolher a depilação a laser, o cuidado com sua pele começa mesmo antes da sua primeira sessão!

Por isso, se você tem foliculite e sofre com esse mal, saiba que a depilação a laser é a solução com melhor custo-benefício e resultados mais efetivos para dar adeus a ela!

Para te ajudar com isso, a Laser Fast separou um voucher especial com 3 sessões gratuitas para regiões especiais. Garanta o seu!

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo