Depilação a laser ou cera? Veja qual a melhor!

Escrito por: Velrum Digital

depilação a laser ou cera

Avalie o artigo

Atualmente, com tantos métodos de depilação disponíveis no mercado, muita gente pode se questionar sobre a melhor forma de realizar a remoção dos pelos incômodos. Com isso, muita gente ainda tem dúvida sobre qual tipo de processo apresenta maiores benefícios, seja ela depilação a laser ou cera. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para você ficar por dentro do assunto. 

Venha com a gente! 

O que é a depilação a laser? 

A depilação a laser é um dos procedimentos mais famosos em relação à capacidade de remoção dos fios incômodos. Isso acontece, pois o método a laser consegue remover os pelos de forma definitiva, permitindo assim, uma maior liberdade e conforto para os nossos corpos. 

Para que isso aconteça, os aparelhos de depilação a laser precisam emitir feixes de luz em direção aos folículos pilosos. A melanina presente nos fios farão com que o laser atinja a sua estrutura com eficiência, enfraquecendo ou cauterizando os pelos por completo. 

Nem sempre a ação dos feixes de luz consegue atingir todos os pelos causando sua remoção, já que cada fio cresce de forma diferente. Com isso, precisamos de um maior número de sessões para conseguir garantir uma pele lisinha e longe dos fios. 

Qual a principal diferença entre depilação a laser e a cera? 

A cera é um método de depilação muito comum na sociedade, pois consegue remover os pelos por mais tempo e tem um excelente custo benefício quando comparamos ela com métodos como as lâminas de barbear. 

Entretanto, o principal defeito da cera é também aquilo que diferencia ela da depilação a laser: esse método não consegue realizar a remoção dos pelos de forma definitiva. Assim, depois de um período de 5 a 10 dias, os fios retornam junto com os incômodos.

Outro ponto de diferença entre a depilação a laser e a cera é que esta última pode ser muito dolorosa e apresenta efeitos colaterais muito mais intensos, como manchas escuras na região que sofreu o processo de depilação.

Como funciona a depilação a cera? 

A depilação a cera é um procedimento famoso por ser bem doloroso e desconfortável, entretanto, o que muita gente não sabe é que a depender do tipo de pele que está sendo depilada, o método da cera pode ser bem inseguro. 

Isso acontece, pois para remover os pelos, uma substância que é o que chamamos de cera deve ser posta sobre a pele grudando nos pelos durante a sua secagem, para que então, eles sejam removidos através de puxões. 

Muita gente acredita que a depilação a cera é dolorosa por conta da remoção dos pelos à força. Entretanto esse não é o único motivo. Na verdade, durante os puxões, parte da primeira camada da nossa pele pode vir junto com a cera, gerando assim, a dor na remoção desses fios. Como consequência desse processo, podemos ter o desenvolvimento de processos inflamatórios intensos, bem como a dor local. 

Ao atingir a raiz dos fios, a cera consegue enfraquecer a sua estrutura e o crescimento desses pelos acontece de forma mais lenta. É por esse motivo que esse método de depilação dura mais tempo do que o método feito por barbeadores, por exemplo. 

Quais as consequências da depilação com cera? 

Mesmo com a sua vantagem acima das lâminas de barbear, a depilação a cera pode trazer inúmeros prejuízos para a saúde e a estética da nossa pele. Dessa forma, trouxemos abaixo algumas das consequências da realização de depilação  através da cera:

Desenvolvimento de Manchas

A depilação a cera é um método bastante agressivo de remoção dos pelos. Quando puxamos as lâminas de cera da nossa pele, estamos na verdade machucando a região em que esse material está presente, podendo inclusive remover partes da derme no processo.

Dessa forma, o nosso corpo entende que precisamos proteger melhor essa região e é aí que ele produz uma maior quantidade de melanina e como consequência, uma grande mancha de cor escura. Em regiões mais sensíveis e com maior quantidade de atrito, essas manchas podem ser ainda mais frequentes. Esse é o caso da virilha e das axilas, por exemplo. 

Queimaduras com cera

Algumas pessoas optam por utilizar a cera quente para realizar a remoção dos pelos, entretanto, uma má manipulação desse material pode gerar queimaduras graves no corpo, prejudicando assim, a integridade da nossa pele.

O processo de queimadura através de ceras pode ser bem doloroso e aumenta as suas chances de desenvolver foliculites e pelos encravados. Além disso, esses acidentes também podem aumentar a sensibilidade da nossa pele causando uma predisposição ao surgimento de doenças devido ao contato com sol, sujidades e microrganismos.

Foliculite 

A foliculite é uma das maiores queixas nos consultórios estéticos. Ela consiste num processo de infecção microbiana dos folículos pilosos após a exposição desses folículos a destruição das barreiras protetoras da pele com a depilação a cera. 

Os sintomas da foliculite podem ser irritação, vermelhidão e coceira, ou pode até mesmo gerar o surgimento de abscessos, inflamações e febre. Isso vai depender diretamente da tendência da pessoa em desenvolver esse tipo de inflamação e da gravidade da lesão na região da pele. Por isso, é importante consultar um médico especialista.

Por que fazer depilação a laser? 

Além de possuir um excelente custo benefício a longo prazo, devido a quebra da necessidade de realizar depilações pelo resto da vida, garantindo maior liberdade e conforto, a depilação a laser também apresenta diversos benefícios que podem ser vistos durante o processo de remoção dos fios.

O primeiro ponto é que a depilação a laser é um procedimento rápido, onde suas sessões podem levar de 5 a 30 minutos de duração (isso vai depender apenas da área escolhida). Além disso, ela consegue te auxiliar no tratamento de condições como a foliculite e manchas escuras na pele. 

Outro ponto importante é que a depilação a laser não causa queimaduras e seu método de funcionamento já foi testado por órgãos de controle de qualidade de processos, como o FDA nos Estados Unidos e por isso, o laser é um método seguro de depilação.

Depilação a laser dói mais que cera? 

Ainda existe um preconceito em relação a depilação a laser que faz com que algumas pessoas tenham medo de realizar o procedimento acreditando que ele seja doloroso e desconfortável. Entretanto, não é bem assim que acontece. 

A má fama do método tem relação a utilização incorreta dos aparelhos de depilação a laser há alguns anos atrás. Hoje, já sabemos que existem equipamentos com restrições quanto ao tipo de pele e ao objetivo de utilização desse laser. Dessa forma, aparelhos como o Nd YAG que antigamente tinha aplicação na depilação a laser, hoje perdeu um pouco do seu mercado por ser um equipamento que fornece sessões dolorosas e desconfortáveis. 

Enquanto isso, muitas clínicas como a Laser Fast optaram por utilizar equipamentos de melhor abrangência, como o laser de fibra óptica. Além de garantir maior conforto durante as sessões, o laser de diodo também consegue fornecer uma melhor proteção da pele durante o procedimento por conta da presença de sua ponteira com sistema de resfriamento.

Cuidados pós depilação a laser

Para conseguirmos melhores resultados após as sessões de depilação a laser e no final do tratamento completo, precisamos nos atentar para alguns cuidados básicos, porém essenciais entre o intervalo das sessões. Confira algumas dessas dicas a seguir:

Muita gente lembra de alguns cuidados como a não utilização de pinças e ceras, mas esquecem de ter atitudes simples como a hidratação do local onde o laser atinge a nossa pele e da limpeza constante da região. 

Esse tipo de cuidado é muito importante para garantir uma pele lisinha e esteticamente agradável. Para auxiliar nesse tratamento, você pode usar cremes calmantes para evitar o agravamento de processos inflamatórios. 

Outro ponto importante é sobre a suspensão de ácidos e cosméticos que possam agredir a pele, bem como procedimentos de bronzeamento que podem tornar a região mais sensível, gerando lesões.

Para que a gente consiga remover sujeiras profundas, podemos optar pela utilização de esfoliantes, assim, a gente consegue estimular a saída de pelos encravados em direção a pele. Ah, e não esqueça: respeite o período de intervalo entre as sessões, para que assim, você consiga remover os pelos incômodos de maneira efetiva. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você compreender um pouco mais sobre os benefícios da depilação a laser e como a cera pode contribuir para o desenvolvimento de lesões e processos inflamatórios na pele. 

Para que você possa ficar cada vez mais perto de realizar os seus sonhos, a Laser Fast preparou um presente especial: 

3 sessões de depilação a laser totalmente gratuitas!

Para resgatar o seu presente, basta acessar o formulário através do botão abaixo e agendar a sua primeira avaliação nas nossas unidades. Para a sua comodidade, as clínicas de Laser Fast estão localizadas em pontos estratégicos de diversas cidades brasileiras. 

Essa é a nossa forma de demonstrar carinho e comprometimento aos seus objetivos. 

Vem pra Laser Fast!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo