Diferença entre depilação a laser e luz pulsada

Escrito por: Velrum Digital

depilação a laser ou luz pulsada

Avalie o artigo

No mundo da beleza, o termo “depilação a laser” passou a abranger uma variedade de técnicas que removem pelos indesejados.

No entanto, nem toda forma de tecnologia que se baseia em luz para redução permanente de pelo é na verdade um laser. Além disso, mesmo dentro da categoria laser, existem diferentes tipos de raios laser com diferentes comprimentos de onda e propriedades. 

Conhecer diferentes tipos de tecnologias de depilação baseadas na luz e como elas funcionam, permitirá que você escolha com propriedade a que melhor se adequa à sua necessidade.

A desinformação pode te levar a receber tratamento que não se adequa a seus tipos específicos de pele e cabelo, o que pode levar a resultados inadequados ou até mesmo lesões como cicatrizes, queimaduras e descoloração.

Aprender a diferença entre o laser e os tratamentos de depilação de luz pulsada – também chamado de fotodepilação- ajudará você a realizar tratamentos de maneira mais segura e eficaz.

Qual diferença entre a depilação a laser e luz pulsada

A depilação a laser é um tratamento que usa um feixe de luz em uma área específica para danificar o folículo capilar e inibir o crescimento do novo pelo. 

Este laser, portanto, emite um único feixe concentrado de luz.

Para depilação, este laser emitirá um comprimento de onda específico para atingir a melanina do pelo e danificar especificamente o folículo. 

Existem vários tipos de lasers e vários fabricantes de dispositivos laser. Os tipos de lasers incluem lasers de rubi, alexandrite, diodo e Nd:YAG. Cada um desses lasers tem um comprimento de onda diferente, e certas intensidades de onda funcionam melhor para certos tipos de pele e cabelo.

Por exemplo, o laser de rubi tem o comprimento de onda mais curto (694 nanômetros). Funciona bem para clientes com pele clara e cabelos finos, mas não recomenda-se para aqueles com tons de pele mais escuros. O laser Nd:YAG tem o comprimento de onda mais longo (1064 nanômetros) e pode tratar uma gama maior de tons de pele. 

E a luz pulsada ou fotodepilação?

Já a luz pulsada intensa é diferente de um laser porque usa uma luz de alta potência que contém múltiplos comprimentos de onda em oposição a um único feixe. O método de luz pulsada, conforme o nome sugere, usa pulsos de luz individuais para atingir a melanina no folículo capilar. A melanina absorve a luz, que danifica o folículo para inibir o crescimento capilar.

Semelhante à depilação a laser, cabelo e cor da pele são fatores importantes a considerar. A luz pulsada normalmente funciona melhor em clientes com pele clara e cabelos escuros e pode não ser correta para clientes de pele mais escura.

A depilação leve pulsada e laser pode ser feita na pele em qualquer lugar do corpo. Algumas das áreas de tratamento mais populares para mulheres são as axilas, virilha, pernas e buço. Para os homens, as áreas de tratamento populares incluem as costas, abdômen, peito e ombros, bem como o pescoço e o rosto. A depilação à base de luz pulsada pode muitas vezes ajudar homens que sofrem de cabelos encravados causados pela barba facial diária.

Eficácia da luz pulsada e depilação a laser

Tanto o laser quanto os tratamentos intensos de luz pulsada só são eficazes ao direcionar o pelo que está na fase anágena (também conhecido como estágio de crescimento ativo). Como o pelo de um cliente passa por diferentes estágios, apenas uma pequena quantidade deles se afetará em uma única sessão. 

Por causa disso, os tratamentos geralmente precisam ser espaçados a cada quatro ou seis semanas, com uma média de 10 sessões para os melhores resultados.

Além disso, é importante notar que dispositivos de luz pulsada não prometem depilação permanente.  Os procedimentos de luz pulsada oferecem até 90% de redução permanente; Isso porque apesar de conseguirem remover o pelo por longos períodos ainda há a possibilidade de que alguns deles possam crescer de volta em algum momento.

Já o laser, especificamente na modalidade de diodo, que é a tecnologia mais nova em depilação e a utilizada pela Laser Fast, após avaliação do profissional e com o mínimo de sessões indicada para seu caso, garante a depilação 100% definitiva. 

Avanços em tecnologia

O campo da estética está em constante crescimento e mudança à medida que novos avanços chegam ao mercado. Nos últimos anos, fabricantes de dispositivos a laser e a luz pulsada têm introduzido novas inovações que vão desde o desempenho mais rápido até o aprimoramento do conforto.

Isso inclui dispositivos laser que oferecem comprimentos de onda duplos – permitindo uma maior gama de tratamento, bem como dispositivos que têm um tamanho maior de localização (o tamanho da ponta de tratamento), permitindo um tratamento mais rápido de áreas maiores como costas, pernas e peito.

A luz pulsada pode ser dolorosa para alguns clientes. Às vezes, é possível aplicar um anestésico tópico para aliviar a dor. Mas agora existem dispositivos que servem para resfriar a pele durante o tratamento de depilação.

Estes dispositivos variam de equipamentos adicionais que aplicarão um fluxo contínuo de ar frio à pele até pontas de resfriamento. Elas, por sua vez, se incorporam no dispositivo de depilação e emitem uma sensação de resfriamento quando o dispositivo alcança uma seção de folículos capilares.

Outros avanços incluem a tecnologia de sucção que aproxima o folículo capilar da fonte de luz, bem como dispositivos que combinam tecnologia de laser e radiofrequência para realizar a depilação.

À medida que o laser e os intensos equipamentos de luz pulsada continuam avançando, provavelmente veremos desenvolvimentos ainda mais emocionantes surgirem em um futuro próximo, o que fornecerá opções adicionais de tratamento para este procedimento popular.

Escolhendo o dispositivo certo

Com tantas opções, pode ser intimidante escolher um dispositivo de depilação.

A diferença entre a depilação do laser e a luz pulsada pode ser facilmente vista se você simplesmente imaginar segurar uma lanterna muito brilhante ao lado de um ponteiro laser. 

Uma lanterna iluminará uma área muito maior do espaço, enquanto o feixe de um ponteiro laser estará concentrado em uma área localizada. Isso significa que o tratamento da luz pulsada é aplicado em áreas mais amplas e gerais e resulta em uma aplicação menos concentrada da terapia leve.

Como a depilação a laser usa tecnologia de luz mais concentrada, ela é capaz de atingir folículos capilares individuais e áreas de remoção altamente específicas, em oposição à aplicação menos controlada da fotodepilação –  e essa é uma diferença fundamental entre os métodos.

Muitas pessoas pensam que um espectro policromático e amplo de luz é melhor porque pode atingir mais de uma coisa (melanina, vasos sanguíneos, água). Mas é preferível a adoção de tecnologia específica para certos alvos.

A depilação a laser fornece uma energia direcionada e concentrada para pequenos folículos capilares individuais usando uma fonte de luz monocromática, tornando-os altamente eficazes no tratamento de áreas problemáticas específicas. 

Isso minimiza efeitos colaterais desagradáveis e produz resultados muito melhores com menos tratamentos.

Segurança e custos

Ao usar qualquer dispositivo estético à base de luz, a segurança é de grande importância. Portanto, a qualidade e renome da clínica de depilação a laser que você decidir escolher para o procedimento é fundamental para realizar esses tratamentos com segurança.

Para realizar adequadamente tratamentos de depilação em qualquer uma dessas modalidades procure clínicas que oferecem os serviços mais seguros e eficazes para seus clientes, como a Laser Fast.

Como o tratamento com o laser de diodo utilizado pela Laser Fast usa apenas um espectro de luz e é capaz de alcançar tal aplicação concentrada, geralmente é muito mais seguro para tons de pele mais escuros em oposição a luz pulsada. 

Quando coloca-se tudo na ponta do lápis, o laser é um tratamento de depilação mais eficaz com menos sessões e é mais econômico. Além disso, a tecnologia laser de última geração pode tratar todas as cores da pele com segurança.

Embora a luz pulsada seja frequentemente anunciada como uma opção mais acessível para depilação permanente, isso pode não ser necessariamente verdade quando os custos totais são calculados. Mais uma vez, isso é porque grande parte da energia está espalhada. Você pode escolher a luz pulsada porque ele tem o preço mais baixo, mas você precisará de bem mais sessões para alcançar melhores resultados.

Por que a depilação a laser é melhor que a luz pulsada

Em resumo, existem muitas opiniões variadas sobre o tratamento a laser e o da luz pulsada.

Embora existam pontos válidos a considerar em ambos, é quase impossível negar os benefícios significativos do laser sobre a luz pulsada. Mais concentrado, mais eficaz e menos prejudicial, o laser é o melhor método para pacientes que procuram depilação a longo prazo.

Se você está pensando em fazer depilação, mas não tem certeza do próximo passo, encorajamos você a nos fazer uma visita. Podemos ajudá-lo a determinar um curso de tratamento focado em laser e especificamente adaptado ao seu tipo de pele.

A Laser Fast já se firmou como referência no mercado. A clínica oferece os mais sofisticados serviços de depilação que podem ser feitos em mais de 50 partes do corpo de homens e mulheres.

Os clientes têm à disposição equipamentos e profissionais altamente qualificados, que garantem bons resultados e a satisfação de quem procura pelos serviços.

Trabalhamos para oferecer em várias regiões do Brasil os serviços de depilação, cuja procura aumenta de maneira constante. E então, está preparado para experimentar de graça 3 sessões? A Laser Fast,  especializada em depilação a laser, está oferecendo para quem você que chegou até aqui um voucher promocional. Basta clicar na imagem abaixo:

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo