Depilação a laser pode transmitir doenças? Saiba os mitos e verdades sobre o assunto!

Escrito por: Velrum Digital

Depilação a laser pode transmitir doenças

Avalie o artigo

Um dos receios de quem tem desejo de fazer a remoção definitiva dos pelos é se o procedimento de depilação a laser pode transmitir doenças que comprometam a nossa pele. Entretanto, devemos destacar que a depilação a laser é um processo seguro e que a transmissão de doenças por esse método não passa de um mito. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então vem com a gente!

A depilação a laser é um método definitivo? VERDADE!

A depilação a laser é um método definitivo de remoção dos pelos. Isso acontece porque os lasers que utilizamos no processo de depilação emitem feixes de luz que são responsáveis por cauterizar as raízes dos fios. 

Quando esses feixes de luz atingem os pelos, eles ocasionam o seu enfraquecimento ou sua total cauterização. Dessa forma, aqueles que foram apenas enfraquecidos serão removidos nas sessões seguintes . É por esse motivo que precisamos de várias sessões de depilação a laser para garantir um bom resultado final. 

A depilação a laser causa queimaduras na pele? MITO!

Ainda existe um pré-conceito acerca dos procedimentos de depilação a laser de que as máquinas podem causar manchas e queimaduras graves na pele. Entretanto, isso vai depender apenas do equipamento que a clínica que você escolher vai utilizar no procedimento. 

Como assim? Antigamente, não existiam muitas opções de equipamentos para o procedimento a laser. Isso restringia a possibilidade de aplicação do laser em peles negras, pois como o feixe de luz é atraído pela melanina, ele também atingia a pele, causando queimaduras. 

Hoje, já existem equipamentos de ponta, como os lasers de diodo que utilizamos na Laser Fast, essas máquinas são capazes de atingir os pelos sem machucar a pele ao redor. Por isso, não precisa ter medo! Por outro lado, se você optar por uma clínica que utilize o laser Alexandrite, tome muito cuidado! Esse laser é muito propenso a causar queimaduras por conta do seu comprimento de onda e da sua falta de capacidade de distinguir a pigmentação da pele negra da pigmentação do pelo. 

O procedimento de depilação a laser é seguro e eficiente para garantir a pele lisinha e livre de pelos que tanto desejamos, mas procure uma clínica de referência, composta por uma equipe de profissionais competentes e com aparelhos de ponta para realizar sua depilação de forma segura. 

Depilação a laser interfere na saúde da cicatriz? MITO!

A cicatriz é o resultado da formação de um novo tecido devido a um processo de lesão da primeira camada da pele. A depender do ferimento, o local onde a cicatriz se formou pode apresentar sensibilidade e isso exige um maior cuidado na realização do procedimento de depilação.

Dessa forma, podemos dizer que a interferência da depilação a laser na saúde da cicatriz não passa de um mito. Antes do início das suas sessões, um profissional irá avaliar a sua pele e as suas condições de saúde para que não ocorram efeitos colaterais após a depilação.

Isso acontece, pois apesar de ser um procedimento seguro, esse método de depilação utiliza feixes de luz que atingem a pele e os fios da região. Portanto, a manipulação desses equipamentos deve ser com um profissional da saúde especialista no assunto. Assim, ele poderá ajustar a intensidade dos feixes para cada caso específico.

Mulheres grávidas e puérperas não podem realizar depilação a laser? VERDADE!

Apesar da depilação a laser ser um método para todos os tipos de pele, existem algumas restrições de indicação. Esse é o caso das mulheres grávidas e puérperas, pois não existem estudos clínicos que comprovem que os feixes de luz não afetem a saúde do feto e da gestante.

A mesma coisa acontece com diabéticos, portadores de marca-passo e pessoas com lúpus. Algumas outras complicações que estão diretamente relacionadas à saúde da pele também podem surgir como contra-indicações, já que a prioridade da Laser Fast sempre será a segurança e o conforto das nossas clientes.

Depilação a laser provoca foliculite? MITO!

A foliculite é um processo inflamatório que surge a partir dos pelos encravados. Esse tipo de condição pode afetar pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Entretanto, existem algumas práticas que podem provocar o agravamento da situação e a depilação a laser não está inclusa nessa lista.

Na verdade, a foliculite pode ter a influência da utilização de ceras e lâminas de barbear, já que esses métodos podem fazer com que o pelo penetre a pele antes da remoção, originando assim a inflamação que traz tanto incômodo para as nossas clientes.

Dessa forma, a depilação a laser entra como uma alternativa de tratamento, já que ela pode remover os pelos de maneira definitiva. O cuidado com a foliculite vai depender do seu nível de gravidade. Algumas pessoas podem precisar de antibióticos, cremes e sabonetes específicos para o seu tratamento.

Nos homens, a foliculite costuma aparecer na região da face, onde temos os pelos da barba. Já nas mulheres, a inflamação costuma estar presente em regiões como axila e virilha. Entretanto, não se preocupe! Na Laser Fast, você pode retirar os pelos de mais de 30 áreas do corpo, inclusive da barba, axilas e virilha! 

As clínicas de depilação a laser são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária? VERDADE!

Uma clínica de depilação a laser capaz de garantir procedimentos seguros e sem a transmissão de doenças é aquela que cumpre com as exigências dos órgãos fiscalizadores. Isso significa, que ela precisa de um registro ativo tanto das suas instalações, quanto dos seus equipamentos.

Outro ponto importante é que o estabelecimento também precisa da autorização do Conselho Regional de Biomedicina da sua região, bem como de um alvará de funcionamento da vigilância sanitária.

O cumprimento dessas exigências possui relação direta com a sua segurança, já que a depilação a laser é um procedimento que mexe diretamente com o seu corpo. Esses registros também precisam estar expostos em local visível para que todas as clientes possam verificar se a clínica em questão não se trata de um estabelecimento clandestino.

É por esse motivo que você deve buscar por clínicas de depilação a laser que sejam capazes de te fornecer o maior nível de segurança e cuidado. Contando com uma boa higiene local e dos equipamentos. 

Os equipamentos usados na Laser Fast foram avaliados pelo FDA? VERDADE!

A Laser Fast é uma das clínicas de referência em depilação a laser no Brasil. Isso somente foi possível, pois a nossa prioridade é fornecer serviços priorizando o conforto de todas as nossas clientes. 

Dessa forma, todas as unidades da Laser Fast possuem equipamento de fibra óptica, também conhecido como laser de diodo. Esse equipamento passou por uma avaliação minuciosa pelo Food and Drug Administration, nos Estados Unidos.

Esse órgão Federal é responsável por realizar testes para garantir a segurança e a saúde da população tanto em relação à medicação, como no uso de máquinas e equipamentos. Dessa forma, é possível evitar complicações indesejadas através da aplicação de métodos inseguros.

É por esse motivo que a Laser Fast optou por um equipamento de ponta disponível no mercado. 

Quais as vantagens do laser de diodo sobre os outros equipamentos?

O laser de diodo é um equipamento que possui feixes de luz concentrados, o que permite uma maior eficiência ao atingir os pelos durante as sessões. Isso permite que as nossas clientes consigam ver resultados logo a partir da 5ª sessão, diferente de equipamentos como Alexandrite e o ND YAG que emitem feixes mais espaçados.

Outro ponto importante é que o laser de diodo possui ponteiras com resfriamento, tornando o procedimento praticamente indolor, diferente do laser Nd YAG que, devido a alta frequência de seus feixes de luz, oferece um procedimento doloroso para as clientes. Esse tipo de laser também tem aplicação na remoção de tatuagens. 

O sistema de resfriamento do laser de diodo também garante uma maior proteção à primeira camada da pele, trazendo assim uma melhor qualidade nos resultados finais. 

Diferente do laser Alexandrite, o laser de diodo não provoca queimaduras quando aplicado em peles negras e isso também possui relação com a disposição dos feixes de luz do equipamento.

De maneira geral, o laser de diodo é o equipamento que consegue oferecer maior segurança e conforto para as clientes, já que a sua tecnologia de ponta permite a sua aplicação em todos os tipos de pele, sem a necessidade de dor, nem o risco de queimaduras.

Onde eu posso encontrar uma unidade Laser Fast?

As nossas clínicas ficam em pontos estratégicos em diversas regiões brasileiras. Para encontrar a melhor unidade para você, basta acessar o nosso site. Lá, você poderá utilizar o seu CEP para encontrar a clínica mais próxima da sua residência.

Não fique aí esperando, venha para a Laser Fast!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca dos mitos da transmissão de doenças através da depilação a laser. E para tornar a sua trajetória ainda mais alegre, a Laser Fast preparou um presente especialmente para você:

3 sessões de depilação a laser totalmente gratuitas! 

Essa é forma da Laser Fast de demonstrar nosso carinho e comprometimento com os seus sonhos. Para resgatar o seu presente, basta acessar o link abaixo e preencher os dados necessários. Em seguida, basta comparecer à clínica, na data e no horário de sua escolha. 

 O que você está esperando? Venha para Laser Fast!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo