Depilação a laser tem contraindicação? Saiba a verdade sobre os riscos do processo

Escrito por: Velrum Digital

depilação a laser tem contraindicação

Avalie o artigo

A depilação a laser é um procedimento completamente seguro, quando realizado por profissionais competentes e respeitando os casos previstos de contraindicação. As contraindicações da depilação a laser se referem a um grupo mínimo de pessoas, que podem ser gestantes e pessoas portadoras de doenças que podem proporcionar uma maior sensibilidade da pele quando expostas à luz do laser.

Isso não significa que você deve ter medo de levar o processo adiante ou que a depilação a laser faça mal. Tudo que você precisa fazer é saber se você faz parte desse seleto grupo de risco, entender como o processo depilatório funciona e quais os cuidados necessários para cada caso específico.  

Depois disso, é só aproveitar um resultado perfeito que envolve uma pele lisinha e livre dos indesejados pelos. Para ajudar você, trouxemos as principais informações sobre o tema.  Acompanhe a leitura e não perca nenhum detalhe!

Existe alguma contraindicação para depilação a laser?

A falta de informação faz com que as pessoas achem que a depilação a laser é um procedimento doloroso, exclusivo para pessoas com o tom de pele mais claro, muito caro ou cheio de restrições. Contudo, podemos te garantir que nenhuma dessas afirmações é verdadeira.

Não que nenhuma dessas circunstâncias jamais tenham sido reais, mas acontece que o passar dos anos foi realmente favorável para esse tipo de prática de depilação. 

Em outras palavras, contamos com equipamentos mais modernos, tecnológicos e avançados. Alguns deles super indicados para peles com tons mais escuros, outros que entregam uma experiência praticamente livre de dor ou incômodo e tudo com um preço mais acessível e de melhor custo-benefício quando comparado a outros métodos.

Isso faz com que o público que a depilação a laser atinge, seja ainda mais amplo e diverso. 

Para iniciar o processo, basta se sentir incomodada com os pelos inconvenientes, procurar a melhor clínica estética de depilação, escolher a área a ser depilada, se informar sobre a depilação a laser e mandar ver! 

Esse método tem sido um dos mais preferidos e procurados, independente do gênero ou idade. A maioria das pessoas que o procuram, apenas se sentem insatisfeitas com os constantes pelos e com os outros métodos de remoção dos fios. Outras querem se livrar dos pontos de inflamação causados pela foliculite. 

Em suma, a depilação é permitida para quase todas as pessoas, deixando de fora apenas este pequeno grupo que mencionamos e que apresenta alguma contraindicação médica.

A depilação a laser é contraindicada para os seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Pessoas com fotossensibilidade; 
  • Indivíduos com enfermidades autoimunes;
  • Pessoas com Diabetes não controlada;
  • Portadores de Imunossupressão;
  • Portadores de Hipertensão não controlada;
  • Indivíduos com Vitiligo;
  • Pessoas com câncer e no processo de tratamento da doença;
  • Pessoas com Epilepsia.

Então, se você não faz parte de nenhum desses quadros clínicos, já está na hora de marcar as suas sessões!

Quais são os verdadeiros riscos da depilação a laser?

Até aqui, esperamos que você já tenha percebido que a depilação a laser não apresenta qualquer risco para a sua saúde. Especialmente se você fizer o procedimento em um lugar conceituado e com profissionais qualificados.

Com os devidos cuidados, você pode ter certeza que não haverá qualquer dano na sua pele ou à sua saúde. 

No entanto, para ter certeza que a saúde é uma prioridade para os profissionais, a Laser Fast se compromete em detalhar na sua ficha de avaliação todas as restrições da depilação. 

Uma vez que as recomendações do fabricante do equipamento e da equipe de saúde foram previamente identificadas, entende-se que existe um trabalho em conjunto, entre o cliente e o profissional para que a sua saúde seja preservada.

Com tudo isso, queremos afirmar que em condições normais não existem riscos, mas o verdadeiro perigo pode estar no manejo da depilação. 

Isso significa que, mesmo que os lasers tenham sido projetados para a sua segurança, de nada vai adiantar se forem usados por profissionais que não sabem usar o equipamento adequadamente. 

Nesses casos, você pode se deparar com riscos como queimaduras com bolhas, úlcera que progride para infecção por bactérias, alteração alarmante da cor, bem como vermelhidão duradoura.

Semelhantemente, existe um sério risco para quem desconhece sua própria condição médica. Por isso, confira o seu histórico de saúde para saber se há alguma contraindicação, conheça também a influência da ação do laser em sua saúde, seus efeitos colaterais, quais medicamentos não combinam com o processo de depilação a laser, etc.

Por fim, existem ainda as reações que dificilmente podem ser chamadas de riscos. Elas são como pequenas respostas do corpo frente ao uso do laser. São danos recentes que desaparecem depois de poucas horas após a sessão e têm evolução positiva. Você pode identificá-los como vermelhidão na área depilada, leve inchaço, bem como desconforto.

Qual a sensação ao fazer a depilação a laser?

O elemento dor é um fator decisivo para algumas pessoas escolherem fazer ou não a depilação a laser. É quase como se fosse um risco a ser considerado. Será que para você isso também é importante?

Decidimos explicar um pouco sobre como é a verdadeira sensação desse tipo de depilação em nossa pele.

Bem, comecemos com algumas comparações então. Você já sentiu o quente da cera? Ou a queimação de quando ela arranca os pelos? Ou ainda a ardência daqueles processos estéticos térmicos como criolipólise, massagem com pedras quentes e outros?

Se sim, então você vai gostar de saber que a “dor” da depilação a laser é menor do que tudo isso.

No primeiro contato entre o laser e a pele, você vai sentir uma leve queimação que pode aumentar à medida que se aumenta a potência do aparelho. Apesar disso, a sensação não chega a ser insuportável ou verdadeiramente dolorosa.

É apenas um desconforto que, quando comparado ao método de depilação com cera, por exemplo, se torna mais próximo de simples cócegas. 

De qualquer jeito, é importante lembrar sempre da eficácia do método. A depilação a laser atinge a raiz do pelo em uma temperatura mínima de 60ºC para que ele não volte a crescer e a te incomodar.

Outro ponto positivo é que os melhores equipamentos do mercado como o Laser de Diodo, minimizam instantaneamente qualquer possível desconforto, pois eles possuem um sistema de resfriamento automático liberado logo após a ação do laser. 

Soluções anestésicas

Além disso, existem também soluções anestésicas que não tem qualquer contraindicação para quem tem mais sensibilidade à dor, como anestésicos tópicos, criogênio em spray, instrumentos de crioterapia, gelo em forma de rolos e muito mais.

Isso é o que acontece durante o procedimento. Já a pós depilação não apresenta qualquer sinal de dor, mesmo que seja comum que a pele fique mais sensível, avermelhada ou levemente irritada em pessoas com mais sensibilidade.

A vantagem é que se você apresentar qualquer um desses sinais, eles vão desaparecer com o passar das horas. Bem melhor, certo?

Essa não é a única vantagem. Por isso, confira a seguir os principais benefícios de apostar na depilação a laser!

Vantagens da depilação a laser

As vantagens básicas como a segurança do método você já conhece. Saiba agora aquelas que fazem cada vez mais pessoas procurarem as clínicas especializadas em depilação para conseguirem a remoção total ou parcial dos fios.

A depilação a laser:

  • Quando feita por profissionais competentes, não deixa manchas na pele como os demais métodos de depilação;
  • Remove os fio em sua totalidade e de maneira definitiva (resultado que nenhum outro tipo de depilação promove);
  • Ainda é considerado o método mais confortável;
  • É o método mais eficaz por conta da sua remoção do pelo desde os folículos pilosos;
  • O único tipo de depilação que impede o crescimento de novos pelos;
  • É um método que, segundo especialistas, pode ativar o colágeno na área que o laser é aplicado, o que é positivo para a saúde da pele e para o aspecto mais jovem dela;
  • É o principal método recomendado para quem sofre com pelos encravados e foliculite;
  • Tem custo-benefício muito mais vantajoso, especialmente se considerarmos o gasto anual com outros métodos de depilação, ao longo dos anos e pelo resto da vida.

Então, essas vantagens são suficientes para você? Pode apostar que esses não são os únicos benefícios, viu? Se você não apresentar qualquer contraindicação, aversão pessoal ao método ou uma condição clínica que te impeça, o mundo da depilação a laser é todo seu.

Para comprovar isso, bem como te incentivar a recorrer à melhor clínica especializada em depilação do mercado, a Laser Fast separou para você cupons com 3 sessões grátis de tratamento. 

Curtiu? Então é só clicar no voucher abaixo e aproveitar!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo