Depilação a laser: tempo entre sessões

Escrito por: Velrum Digital

depilação a laser: tempo entre sessões

Avalie o artigo

A depilação a laser é o melhor método para você eliminar os pelos indesejados de maneira definitiva. Uma vez que o pelo é atingido pelo tratamento, ele não volta mais a crescer, porém isso não acontece de primeira.

Explicaremos mais detalhadamente o porquê nesse artigo, mas cada área a ser depilada no corpo necessita de entre 6 – 10 sessões de depilação a laser para que o efeito do tratamento seja definitivo mesmo.

O que nem todo mundo sabe é que é necessário um tempo entre essas sessões, que costuma ocorrer em intervalos de 45 e 60 dias entre cada uma, variando de acordo com a área tratada.

É sobre esse tempo de espera que conversaremos nesse artigo. Antes de começarmos, porém, vamos entender melhor o motivo disso acontecer. Boa leitura!

Como é feita a depilação a laser?

Antes de entender sobre o tempo de intervalos entre as sessões de depilação a laser é importante compreender o método de depilação e porque mais de uma sessão é necessária para o tratamento. Por isso, o primeiro passo é saber que o laser tem o objetivo de atingir as raízes dos pelos.

Dessa maneira, ele danifica as células de melanina, queimando o folículo piloso para impedir a regeneração do pelo. Assim, eles são impedidos de voltar a crescer novamente, por isso o efeito é tão duradouro.

Por que não consigo resolver tudo em uma única sessão?

Quando os pigmentos do pelo são absorvidos pelo laser, eles recebem uma onda de calor, que é o que realmente danifica o folículo. Depois disso, o pelo vaporiza.

Porém, o nosso corpo possui 3 fases de crescimento do pelo (anágena, catágena e telógena).

Como os pelos são destruídos apenas quando estão em sua primeira fase de crescimento, pois estão conectados 100% no folículo piloso, normalmente o ciclo de crescimento demora entre 45 a 60 dias para mudar de fase. 

Devido a isso precisamos respeitar corretamente o intervalo entre as sessões.

Geralmente, em cada sessão de depilação a laser, é possível eliminar cerca de 20 % dos pelos. 

Por causa disso, não se pode garantir que na primeira sessão todos os pelos estarão na fase de crescimento, então, são necessárias várias sessões, com espaçamento entre elas, para garantir que o laser atingirá a totalidade dos pelos, atingindo ao final, o objetivo da depilação permanente.

Qual o tempo entre sessões de depilação a laser?

Para as áreas pequenas, o intervalo médio entre as sessões é de 45 dias. Exemplos: axilas, virilha, ânus, rosto, faixa da barba, mãos e pés.

Já para áreas grandes, o intervalo médio é de 60 dias entre as sessões, pois o ciclo de crescimento do pelo é mais longo, por isso o intervalo é maior. 

São exemplos de áreas grandes: tórax, abdômen, costas, braços, pernas.

E as sessões são bem rápidas: cerca de 3 minutos nas axilas; buço menos de 5 minutos; virilha, 10 minutos; meia perna cerca de 15 minutos; primeiras sessões de tórax ou abdômen, 30 minutos; pernas inteiras até 30 minutos.

Qual o tempo ideal entre as sessões para se fazer a depilação a laser íntima?

Recorrer à depilação a laser íntima é uma ótima forma de ter mais autoestima e ainda contar com praticidade no dia a dia.

Para que isso seja possível, é necessário respeitar algumas regras e uma delas tem a ver com o intervalo entre as sessões. Por isso, dedicamos um tópico específico sobre isso nesse artigo.

Para evitar uma sensibilização excessiva da pele, vale a pena ficar de olho nas recomendações sobre os períodos adequados.

Nesse caso, o intervalo entre as sessões é individual e deve ser avaliado pela equipe responsável pelo processo. A espessura e a densidade do pelo, a cor da pele e até distúrbios hormonais podem afetar na quantidade de sessões e no espaço entre elas.

A forma como a pele reage também importa. A região íntima costuma ser mais delicada e, em muitos casos, isso exige um cuidado extra quanto à realização de procedimentos. Dependendo do caso, pode ser necessário ter um intervalo um pouco maior antes de repetir a etapa.

Variação de tempo entre as sessões de depilação a laser também pode estar associado ao tom de pele

É importante conhecer as classificações da cor de pele, que a depender de qual seja, afetará o julgamento da clínica sobre um maior intervalo de segurança para o seu tratamento.

Se você não sabe ainda qual a classificação da cor da sua pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia ( SBD) usa as seguintes características:

  • Fototipo I: Pele branca – sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol.
  • II: Pele branca – sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol.
  • III: Pele morena clara – queima (moderadamente)– bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol.
  • IV: Pele morena moderada – queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao Sol.
  • Fototipo V: Pele morena escura – queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol;
  • Fototipo VI: Pele negra – nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol.

Já fica o alerta: muitos casos que contribuem para problemas no tratamento decorrem:

  • Da escolha da clínica ou equipamento e/ou;
  • Do manuseio incorreto do equipamento pelo profissional;
  • Não respeitar o tempo correto de intervalo entre as sessões.

Prepare sua pele para o laser e entre os intervalos

Os cuidados com a pele para a depilação a laser são super simples:

  • Aparar o pelo da área que será depilada até três dias antes da sessão de laser. O pelo deve estar com uma pontinha para fora da pele e ao mesmo tempo não pode ser grande demais;
  • Não bronzear a pele até 2 semanas antes do tratamento;
  • Esperar alguns dias após o tratamento do laser para tomar sol na área depilada e usar protetor solar regularmente, tanto antes quanto depois do procedimento de depilação a laser;
  • Por fim, manter a pele sempre bem hidratada, com o uso de cremes hidratantes e a ingestão de muito líquido. A pele bem hidratada, por sinal, é um dos fatores que garantem o sucesso do tratamento de depilação a laser.

Quais cuidados tomar para obter os melhores resultados?

Para que tudo saia conforme o esperado, é indispensável ter alguns cuidados quanto à depilação a laser. 

O mais importante deles é escolher um local com profissionais qualificados e a tecnologia certa, algo que explicaremos melhor no próximo tópico. 

Poder contar com a estrutura certa faz toda a diferença para a sua segurança e para o seu bem-estar.

Além disso, é necessário atender às recomendações profissionais. Entre as sessões de depilação, os pelos da região devem ser retirados apenas com lâmina. Também é importante manter a pele hidratada e evitar o atrito com roupas logo após o procedimento.

Seguir as recomendações vai permitir um resultado uniforme e total segurança para a pele, então, é fundamental seguir à risca tudo o que for dito pelos profissionais.

Qual a melhor tecnologia para diferentes tipos de peles?

Na depilação a laser, conforme explicamos anteriormente, o intervalo entre as sessões varia entre 30 a 60 dias, mas agora vamos falar dessa variação a depender da eficiência do tipo de laser.

Para o laser de diodo, por exemplo, que é o utilizado pela Laser Fast, o intervalo é de 45 dias, já para o alexandrite são 30 dias em média.

Um dos tipos de laser mais modernos no Brasil, bem como no mundo, é o laser de diodo conduzido em fibra óptica.  É dele a recomendação média de 45 dias de intervalo entre as sessões.

Este intervalo ainda considera que, usando este tipo de laser, os pelos caem cerca de 10 a 15 dias após a sessão.

O laser de diodo possui comprimento de onda de 800nm e 810nm e consegue penetrar mais profundamente no folículo do pelo.

O seu feixe de energia consegue alcançar a camada mais profunda do folículo e por ter uma concentração alta, ser intenso e não se expandir sobre a pele, é um dos mais seguros para qualquer tom de pele – sendo uma das tecnologias mais avançadas e seguras de depilação a laser.

Além disso, a fibra óptica faz com que a energia do laser chegue na raiz dos pelos sem perda de potência e por isso é um dos tratamentos mais eficientes e com resultados mais rápidos. Outra característica do laser de diodo é o resfriamento da ponteira em contato com a região.

Essa ponteira tem a função de realizar uma super camada de proteção, bem como deixar o processo de depilação praticamente indolor.

Agora que você já descobriu como funcionam os nossos lasers, venha para a Laser Fast testar o laser de diodo, nós vamos deixar um voucher valendo 3 sessões aqui embaixo:

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo