Foliculite na Virilha: o que é, sintomas e causas

Escrito por: felipem@g10x.com.br

Avalie o artigo

A foliculite é uma infecção causada por fungos, vírus e bactérias que se desenvolve nos folículos pilosos e atinge a pele.   

Inflamações da pele e a presença de pelos encravados também são causas do problema, que pode afetar toda e qualquer pessoa. 

A infecção surge no formato de espinhas, em torno dos folículos pilosos, que podem conter pus ou apenas causar vermelhidão na pele. 

Os principais sintomas são pele excessivamente vermelha e as lesões, normalmente com pus, com pontas brancas e podem surgir em qualquer parte do corpo. 

A foliculite causa coceira, inchaço e dor e pode se transformar em furúnculos quando atinge camadas mais profundas da pele. 

Os casos em que a infecção provoca maiores complicações são raros. Quando acontecem, o resultado é destruição do folículo piloso e o surgimento de cicatrizes. 

A foliculite é causada geralmente por calor e suor, uso de roupas apertadas e lesões da pele, como arranhões e acne. 

Os tipos mais comuns de foliculite são a estafilocócica, ptirospórica, foliculite por pseudonomas e pseudofoliculite da barba, que são superficiais. 

A foliculite por bactéria gram-negativa, a eosinofilica, sicose barba e furúnculos e carbúnculos são as manifestações profundas da infecção.

Diagnóstico é simples e tratamento é à base de antibióticos 

Um médico pode diagnosticar a foliculite apenas examinando a área afetada, onde os sintomas se manifestam. 

Apenas em casos em que a infecção está avançada é necessário um exame laboratorial da secreção produzida por ela. 

O tratamento é feito quando a infecção persiste, e é à base de antibióticos orais ou tópicos, ou com uma combinação dos dois. 

É comum também o tratamento preventivo, com a suspensão do uso de objetos e produtos que contribuem para o surgimento da infecção. 

Quando a foliculite é mais profunda, o método de drenagem da secreção é um recurso adotado com frequência. 

Os dermatologistas recomendam uma série de cuidados simples no dia a dia, que podem evitar o surgimento da foliculite. 

Os mais comuns são manter a pele limpa, livre de pequenas lesões ou irritações provocadas por produtos com função estética. 

Também é importante manter a pele hidratada, o que garante a elasticidade natural e preservam as bactérias protetoras do tecido.

Tratamento com laser é o mais indicado para casos crônicos

Quando a foliculite é crônica, ou seja, que tem longa duração, o tratamento deve ser mais intenso do que o uso de pomadas e comprimidos. 

Nesse caso, a depilação da área por meio de laser é a solução que vai livrar a pessoa de forma definitiva do problema. 

Isso porque a ação do laser vai destruir os folículos pilosos, fazendo com que os pelos não se regenerem, eliminando de vez a foliculite. 

Os resultados do tratamento com o laser são notados logo após as primeiras sessões e os resultados são altamente satisfatórios. 

Os métodos convencionais de depilação, com ceras e lâminas, são agressivos, irritam a pele e contribuem para o surgimento da infecção. 

Outro problema se dá por conta da frequência com a qual devem ser refeitos, já que os resultados se mantém por poucos dias. 

A repetição constante irrita e pele, tornando-a mais sensível e propensa a desenvolver a foliculite. 

Portanto, se o problema é recorrente, opte pela depilação a laser, que vai trazer resultados imediatos e definitivos. 

Foliculite na virilha é uma das mais frequentes 

Embora todas as partes do corpo que têm pelo possam ser afetadas pela foliculite, a virilha é uma das mais atingidas. 

A depilação do local com lâmina e cera quente é um dos fatores que mais agravam o problema devido à grande sensibilidade da região. 

Além disso, a presença de fungos, vírus e bactérias é apontada como causa, assim como acontece nas demais partes do corpo. 

Nesse caso, a depilação a laser serve tanto como cura quanto como prevenção do problema. 

Se uma depilação for feita de forma correta, os pelos não voltarão a nascer na região, o que elimina a possibilidade do surgimento da infecção. 

O laser vai impedir a regeneração dos fios sem causar os danos que a depilação convencional proporciona, mantendo a saúde da pele. 

Assim como nas demais partes do corpo, a ausência do tecido piloso é fundamental para que a foliculite não se manifeste. 

Tratamentos da Laser Fast são modernos e eficazes contra a foliculite 

É um consenso entre médicos dermatologistas que a depilação a laser é o método de tratamento mais eficaz contra a foliculite. 

Porém, para que os resultados sejam satisfatórios, sem prejuízos à saúde de pele, é necessário um tratamento de qualidade, feito por profissionais capacitados. 

Nesse sentido, a Laser Fast trabalha com aparelhos de última geração e uma equipe altamente qualificada para executar o serviço, garantido bons resultados. 

O time Laser Fast é formado apenas por biomédicos e outros profissionais da área da saúde, com especialização na área de estética. 

São mais de 50 protocolos exclusivos para depilação de mais de 50 partes do corpo de homens e mulheres. 

Portanto, para tratamento ou prevenção da foliculite, procure uma unidade da rede, faça um avaliação e tenha uma pele saudável e bem tratada.

Site da empresa oferece praticidade e comodidade aos clientes

A Laser Fast, além da qualidade dos serviços, foca também no elevado padrão de qualidade do atendimento dos atuais e dos futuros clientes. 

Para isso, o site www.laserfast.com.br está no ar, facilitando o acesso a todos serviços oferecidos nas unidades da empresa.  

Ao acessar o portal, os clientes têm informações detalhadas de todos os procedimentos feitos pela Laser Fast. 

Por meio da página é possível ainda contratar os serviços e agendar uma avaliação na unidade de preferência do cliente, com preços e condições especiais. 

Em menos de dois anos e meio de atividade a Laser Fast conta com mais de 100 clínicas em operação em diversas regiões do Brasil. 

A qualidade dos serviços e do atendimento credenciam a empresa como referência no mercado no setor de beleza e estética. 

A empresa tem como objetivo se transformar na maior e melhor empresa brasileira do setor de depilação, e trabalha de maneira constante para isso. 

O ritmo de crescimento mostra que a empresa está ganhando cada vez mais espaço no mercado e se firmando com uma das principais do setor. 




Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo