6 métodos de depilação: por que a depilação a laser é melhor?

Escrito por: Velrum Digital

métodos de depilação

Avalie o artigo

Atualmente existem diversos métodos de depilação e provavelmente você já utilizou algum deles. Além disso, também é possível que você tenha experimentado todos eles e tenha recorrido a depilação a laser por último… 

Mas como é possível saber disso? É simples: entre todas as opções de depilação no mercado, a depilação a laser é o melhor método.

Se você ainda não se convenceu que a depilação a laser é o melhor método, você não pode perder este texto!

Certamente ele te fará bater o martelo. Por isso, te convidamos a entender quais são as vantagens da depilação a laser com relação aos outros métodos.

Assim, você poderá decidir se o laser é realmente a melhor escolha. Está pronto (a)? 

Então, boa leitura!

Método 1: depilação com tesoura

Atualmente, poucas pessoas utilizam a tesoura para retirar os pelos do corpo, entretanto, isso foi bem comum nos anos 70.

Apesar da adesão durante a era do Movimento Punk, esse método já não é tão comum. Isso ocorre pois as vestimentas, cultura e principalmente as vontades são outras.

Apesar de a tesoura servir bem para aparar os pelos, não é possível tirar os pelos em sua totalidade ou deixá-los bem curtos. Isso impede que seja possível diferenciar os estilos de depilação.

Além disso, é difícil e demorado acessar todas as regiões do corpo. E há momentos em que as pessoas são pegas de surpresa e que todo o tempo é pouco. 

Nesse sentido, a depilação com tesoura fica atrás de muitos (e novos) métodos.

Método 2: depilação com creme depilatório

Esse método promete a retirada dos pelos em poucos minutos, oferecendo o que muitas pessoas atarefadas e com pressa precisam. Além disso, ele é totalmente indolor e tem efeito hidratante para a pele. 

Entretanto, quais aspectos desse produto milagroso também são necessários a se considerar?

Primeiro, é preciso ter cuidado com as substâncias presentes no creme, pois a depender, é possível que haja processos alérgicos. Assim como alergias, é possível ter irritações e manchas. 

Devido à formulação química do creme, não é possível utilizá-lo em todas as partes do corpo sem preocupações. Afinal, regiões genitais, faciais e internas (como nariz e orelhas) são mais sensíveis e expostas.

Ademais, o efeito químico do produto atua apenas na parte de fora da pele, sem agir na raiz do pelo. Isso quer dizer que o crescimento dos pelos não é afetado e que, em breve eles estarão grandes novamente.

Além disso, nem sempre todos os pelos são exterminados, pois a depender da pele, o efeito pode não ser completo. Ou seja, a nível de custo-benefício, o creme depilatório também segue atrás dos outros métodos.

Método 3: Lâminas de barbear

Este é certamente um dos métodos mais famosos. Mesmo porque, quem inicia o procedimento de depilação a laser precisa aparar os pelos com lâminas ou cremes. 

Afinal, ambos não agem na raiz dos folículos pilosos e por isso não atrapalham o processo do laser entre as sessões.

E as pessoas que utilizam lâminas pensam que, em termos de praticidade e valor, esta é a melhor opção. Entretanto, isso não passa de uma ilusão. 

Em resumo, a longo prazo, as lâminas superam o custo de uma depilação definitiva. Elas não são realmente práticas se comparadas com o fato de não precisar aparar os pelos. Principalmente em tão pouco tempo, cerca de 3 a 5 dias.

Além disso, as lâminas de barbear são responsáveis por causar pelos encravados, foliculites e demais inflamações na pele. Ademais, também é possível se machucar enquanto tenta depilar um local que provavelmente você não irá alcançar com a lâmina.

Por fim, apesar de esse método não engrossar os pelos, como muitos pensam, ele deixa os fios mais pontiagudos. Dessa forma, a impressão que dá é que eles espetam, o que faz as pessoas acharem que eles engrossam.

Método 3: Depilação com cera (quente e fria)

A depilação com cera é egípcia e bem antiga. Na época, as egípcias utilizavam argila, mel e sândalo para fazer a mistura de retirada de pelos. Com o passar dos anos e difusão do método entre as culturas, outras misturas foram sendo criadas.

Esse método também é muito conhecido e, assim como a depilação a laser, ele age sobre a raiz do pelo. Entretanto, em vez de agir definitivamente, a cera retira o pelo da raiz, mas não inibe o seu crescimento.

Sobre os tipos de cera, há diferentes formulações, o que inclusive demanda cuidado para alergias. Além disso, é possível se depilar com a cera quente ou a cera fria. 

Essa última, entretanto, é mais dolorosa que a primeira, pois a cera quente dilata os poros e relaxa a pele. Assim, facilita a extração dos fios. 

No entanto, ambas as ceras esticam a pele e são bastante incômodas se comparadas aos outros métodos de depilação. Essa dor é ainda pior em regiões mais sensíveis do corpo.

A cera promove uma durabilidade maior do que a lâmina, tesoura ou creme, até que o pelo cresça novamente. Entretanto, ela não é definitiva, o que indica que, em média, após 25 dias o pelo já esteja grande novamente

Método 4: Uso de depiladores ou aparadores elétricos

Também existe o uso de métodos elétricos feitos dentro de casa por quem deseja dar um jeito nos pelos. Diferentemente dos aparadores, os depiladores elétricos tiram o pelo pela raiz, assim como a depilação de cera. 

Este, entretanto, também é um dos métodos mais doloridos existentes. Além disso, o uso do depilador elétrico requer baterias ou uso de energia sem oferecer a efetiva liberdade dos fios.

Assim, mais uma vez trata-se de um método de curta solução.

Os aparadores, em contrapartida, não são dolorosos, apesar do perigo de cortes. Todavia, eles apenas cortam os pelos, o que faz com que em poucos dias seja necessário repetir o processo.

Método 5: Depilação com linha

Há de se notar que o Egito tem grande papel nos métodos de depilação. Esse método egípcio de depilação não é tão difundido, mas também atua na retirada de pelos.

Nesse caso, a depilação ocorre através de linhas de poliéster ou algodão e retira também os pelos mais finos. Além disso, a depilação com linha é precisa e não estica a pele como a cera, por exemplo.

Apesar desses benefícios, esta depilação é também dolorosa e requer retoques a cada 30 dias, em média. Além disso, em geral, ela demanda um profissional que domine a técnica. Isto quer dizer que ela também não é a opção mais vantajosa em termos de custos.

Método 6: Depilação a laser. Veja porque esse é o melhor método 

Após conhecer os outros métodos, suas vantagens e desvantagens, você vai entender os motivos do laser ser o melhor. Afinal, existem muitos benefícios que disparam o método na frente dos outros. Confira:

  • Um dos métodos menos incômodos;
  • Maior praticidade devido a depilação definitiva;
  • Melhor custo-benefício pelo mesmo motivo;
  • Não cria machucados;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • É rápido;
  • Te deixa pronto (a) para qualquer ocasião;
  • Tem eficácia comprovada;
  • Não tem riscos de alergias;
  • Diminui problemas com pelos encravados, foliculites e inflamações nos pelos;
  • Não elastece a pele;
  • Promove maciez na pele;
  • Afina os pelos a cada sessão e;
  • Está disponível para as mais diversas regiões do corpo.

Viu só? Há pelo menos uma vantagem da depilação a laser sobre todos os métodos acima. E isso certamente é importante ao considerar o método de depilação para os seus pelos.

Apesar de tantas vantagens, muitas pessoas dizem que o processo é demorado, mas o espaço entre cada sessão é de, em média, 30 a 45 dias, muito próximo da maioria dos métodos.

Além disso, é uma escolha de alguns meses até o fim das sessões. E depois a pessoa se livra dos reparos mensais, diferentemente de qualquer outra solução.

Laser de diodo como parte do melhor método!

Você conferiu os benefícios da depilação a laser em comparação com as outras maneiras de retirar os pelos. Agora, você precisa saber sobre o tipo de laser ideal para investir no processo.

Portanto, existe mais de um laser para depilação e você pode conferir neste outro artigo a diferença entre três deles. Abaixo você receberá os detalhes sobre o melhor entre eles: o laser de diodo!

Essa opção é a melhor pois o laser de diodo é o mais seguro para todos os tipos de pele e garante o resultado permanente. Afinal, devido ao seu comprimento, de cerca de 810 nanômetros, ele atinge diretamente a região da raiz do pelo.

Isso é muito importante, principalmente para evitar queimaduras em peles escuras, já que o laser foca na melanina do pelo. Em adição, esse laser tem sistema de refrigeração que evita queimaduras, agiliza a sessão e diminui possíveis incômodos.

Por isso, se você concorda que a depilação a laser é a melhor opção para a retirada de pelos, não perca tempo! Aproveite os nossos cupons da Laser Fast, que dão três sessões grátis de tratamento. Só conferir a oportunidade no voucher aqui embaixo:

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo