Qual profissional pode fazer depilação a laser?

Escrito por: Velrum Digital

Qual profissional pode fazer depilação a laser

Avalie o artigo

A depilação a laser é um procedimento que mexe diretamente com a nossa pele. Por isso, muita gente ainda tem dúvida de qual profissional pode fazer a depilação a laser, para que assim escolher a melhor clínica estética para realizar o procedimento.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Então vem com a gente! 

O profissional da depilação a laser 

De acordo com a legislação brasileira, não existe uma definição concreta de qual tipo de profissional pode realizar a depilação a laser. Ou seja, qualquer pessoa com conhecimento prático pode realizar o procedimento. 

Entretanto, devemos nos lembrar que a depilação a laser emite os feixes de luz diretamente nos nossos folículos pilosos, por isso, é extremamente importante que a pessoa responsável por realizar o nosso procedimento tenha uma maior carga de conhecimento. 

O profissional de depilação a laser é o responsável por definir qual o tipo de carga de energia  que será disposta sobre sua pele. Por isso, é através da escolha de um bom profissional que você também estará escolhendo o tipo de procedimento que está realizando: seguro e confortável ou dolorido e perigoso.

Quando mal manipulado o aparelho de depilação a laser é capaz de causar queimaduras graves, manchas irreversíveis, problemas na tatuagem e o agravamento de diversas condições de saúde. 

Qual o tipo de profissional mais recomendado para a depilação a laser? 

Pensando em todos esses fatores, devemos considerar que o melhor profissional de depilação a laser é aquele que possui algum tipo de conhecimento no manuseio do equipamento, no atendimento clínico dos clientes e que também consiga identificar qualquer tipo de empecilho na sua pele que limite a utilização da depilação a laser. 

Dessa forma, o profissional mais recomendado para a realização do procedimento são aqueles formados na área da saúde e que possuem conhecimento técnico sobre a manipulação desses equipamentos. São os fisioterapeutas, médicos e biomédicos. 

A principal diferença entre essas pessoas e aquelas que não possuem nenhum tipo de formação na área da saúde é que esses profissionais irão priorizar a segurança e a saúde da sua pele. 

A importância disso está relacionada ao efeito do laser em algumas condições não recomendadas, como a aplicação do laser em pacientes diabéticos e nas grávidas.

Os diabéticos são pessoas que possuem dificuldade de cicatrização, por isso, não é recomendado que esse tipo de cliente realize a depilação a laser. Outro ponto importante são as grávidas. Como ainda não sabemos como os feixes de luz influenciam no desenvolvimento do feto, a depilação a laser não pode ser feita em gestantes. 

Como a depilação a laser funciona? 

A depilação a laser é o procedimento de remoção definitiva dos pelos através da cauterização de suas raízes por um feixe de luz. Para que isso aconteça, o profissional da depilação a laser deverá utilizar um equipamento específico que será responsável por fazer os disparos desses feixes de luz. 

A energia disparada pelo equipamento é atraída pela melanina dos fios, dessa forma, quando os feixes de luz atingem os fios, essas estruturas sofrem o processo de cauterização das suas raízes ou a fragilização dos pelos. O principal motivo pelo qual nem todos os pelos conseguem passar pela cauterização é que para isso, o pelo deve estar numa fase específica do ciclo de crescimento: a fase anágena. 

Como os pelos se desenvolvem em tempos diferentes, não conseguimos remover essas estruturas definitivamente em apenas uma sessão. Dessa forma, o recomendado é que a cliente compre um pacote de depilação a laser, ao invés de comprar apenas uma sessão.

Quantas sessões de depilação a laser são necessárias para garantir uma pele livre de pelos? 

A quantidade de sessões necessárias para garantir um bom resultado no final do procedimento depende diretamente de fatores como: tipo do pelo, condições da pele, cuidados antes e depois da depilação e o equipamento de depilação em uso. 

Entretanto, de maneira geral, os clientes homens e mulheres da laser fast apresentam bons resultados a partir de uma média de 8 a 12 sessões. Sendo que dessa média, a maior parte dos nossos clientes já conseguem sentir a diferença nos seus pelos a partir da 3ª sessão de depilação. 

Sobre o tipo de pelo

Além disso, cada pessoa apresenta um tipo de pelo diferente. Por isso, em pessoas em que os pelos são um pouco mais grossos, podemos ter uma maior dificuldade de conseguir atingir os fios de uma só vez. Isso não significa que a depilação a laser não funciona nesse tipo de fio, e sim que pode existir a possibilidade de realizarmos mais sessões para garantir um bom resultado.

Sobre o equipamento em uso

Outra questão importante é em relação ao equipamento em uso. Alguns equipamentos como o laser de diodo, apresentam melhores atuações em relação a garantia de resultados na depilação a laser. Isso acontece, pois os profissionais da depilação a laser já conseguiram identificar que, devido ao tamanho intermediário dos seus feixes de luz, esse tipo de equipamento consegue atingir os pelos com maior eficiência.

Dessa forma, o laser de diodo consegue entregar um resultado de qualidade com uma menor quantidade de sessões que os lasers do tipo Alexandrite, por exemplo. 

Sobre o tipo de pele

Já em relação ao tipo de pele, a questão está em relação a sua sensibilidade e se existe alguma condição que faça com que a depilação a laser precise ser feita com baixos níveis de energia emitida. Isso acontece com mais frequência em clientes que possuem algum tipo de cicatriz ou alguma condição que sensibiliza a região da pele de alguma outra forma.  

Como nesses casos, a energia dos feixes de luz devem ser menores, precisaremos de uma maior quantidade de sessões para atingir os fios com eficiência. 

Equipamentos de depilação a laser

Existem inúmeros equipamentos de depilação a laser disponíveis no mercado e cada um deles é responsável por entregar procedimentos de depilação a laser com características distintas. Entenda: 

Laser Alexandrite

O laser Alexandrite é um dos modelos mais antigos ainda em uso no mercado brasileiro. Esse laser tem como característica a emissão de feixes de luz com um menor comprimento de onda, mas que não atingem os pelos de maneira concentrada. 

Por esse motivo, o laser Alexandrite não é recomendado para pessoas de pele negra ou retinta, pois são os principais responsáveis pelos casos de queimaduras graves nas mulheres de pele negra. Isso fez com que muitas pessoas acreditassem que a depilação a laser não era um procedimento seguro, mas não é bem assim que  funciona. 

Laser Nd YAG 

O laser Nd YAG é um dos menos comuns na depilação a laser no mercado brasileiro, já que, devido ao grande comprimento de onda dos seus feixes de luz, esse tipo de equipamento é o principal responsável pelos procedimentos dolorosos de depilação a laser. 

Diferente do Alexandrite, esse modelo de equipamento pode ser utilizado em pessoas de pele negra sem causar queimaduras graves. Uma curiosidade sobre o Nd YAG é que ele também é responsável pelos procedimentos de remoção de tatuagens.

Laser de diodo: a tecnologia da Laser Fast

O laser de diodo é um dos equipamentos mais completos do mercado. Os seus feixes de luz encontram-se em um comprimento de onda Intermediário e devido as suas ponteiras com sistema de resfriamento, esse aparelho consegue fornecer um procedimento praticamente indolor

Além disso, o laser de diodo é composto por tecnologia de fibra óptica e os seus feixes de luz atingem os fios de forma concentrada, sem afetar a nossa pele. Todas essas vantagens juntas se completam com a eficiência desse equipamento, que, como dito anteriormente, consegue fornecer bons resultados em um menor número de sessões que os demais aparelhos.

Como escolher a melhor clínica de depilação a laser? 

Agora que você já sabe qual o melhor profissional e o melhor aparelho de depilação a laser disponível no mercado, fica muito mais fácil decidir qual a melhor clínica de depilação a laser disponível na região. 

Uma clínica de depilação a laser de referência é aquela que conta com uma equipe de profissionais qualificados e está equipada com tecnologias de ponta. Além disso, a clínica de depilação a laser possui registro e licença de funcionamento dos órgãos fiscais da sua região, como a vigilância sanitária e o conselho de biomedicina. 

Esteja sempre atenta sobre a transparência da clínica que você escolher para realizar o seu procedimento. Lembre-se que as autorizações e certificações dessa clínica devem estar expostas para que o cliente tenha ciência do que está selecionando. Considere também a questão das condições de pagamento. 

A Laser Fast, por exemplo, fornece a todas as suas clientes uma equipe onde 70% dos seus funcionários são profissionais da saúde, laser de diodo e condições de pagamento facilitadas, sem comprometer o limite do seu cartão de crédito.

Além de tudo isso, como forma de demonstrar a nossa preocupação com a sua felicidade, a Laser Fast preparou um super presente para todas as nossas clientes recém-chegadas: 

3 sessões de depilação a laser totalmente gratuitas! 

O que você está esperando? Venha agora mesmo para a Laser Fast!!

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo