Depilação a laser e bronzeamento: Quem faz depilação a laser pode fazer bronzeamento?

Escrito por: Velrum Digital

quem faz depilação a laser pode fazer bronzeamento

Avalie o artigo

Afinal, eu posso tomar sol após a depilação a laser? A resposta é não! Depilação a laser e bronzeamento são uma péssima combinação e o bronzeamento ainda interfere negativamente no resultado do seu tratamento. O ideal é que você espere alguns dias antes de se expor ao sol.

Esse é um detalhe importante porque, quem escolhe esse método de depilação provavelmente preza pelo resultado perfeito e uma pele de bebê. Sendo assim, de forma alguma vale a pena colocar tudo a perder por conta de uma exposição que pode esperar alguns dias.

Isso mesmo, são só alguns dias!

Quer entender melhor os detalhes? Continue a leitura e conheça os cuidados que você precisa ter para garantir o resultado que você espera. 

Por que você deve evitar juntar depilação a laser e bronzeamento?

Antes de entender a dinâmica da depilação a laser e bronzeamento como uma dupla, é importante que você compreenda como funciona esse tipo de depilação.

A depilação a laser é um dos métodos mais efetivos de remoção dos pelos corporais e faciais.

O processo depilatório a laser funciona emitindo energia em forma de feixe de luz que é atraída e captada pela pigmentação do fio.

A essa pigmentação, damos o nome de melanina. Ela é responsável pela força e coloração dos nossos pelos. Então, quando o laser é acionado, o seu foco é essa melanina que vai encaminhar a energia térmica até o folículo piloso, que é onde ocorre a sua danificação. 

Ao longo das sessões, tal energia destrói os pelos que estão presentes e fixos. Até o final do processo, a ação do laser é capaz de eliminar todos os pelos aparentes, parar a produção de melanina na área atingida e por fim, é capaz de realizar a destruição de outras células que ajudam o nascimento dos fios.

Esclarecido isso, vamos agora analisar alguns acontecimentos implícitos à exposição solar. 

Primeiramente, quando tomamos sol até não poder mais, o nosso objetivo é ficar com aquela marquinha maravilhosa e aquele bronze divino. 

Porém, o bronzeamento nada mais é do que a ativação da melanina para defesa do corpo e proteção da pele contra os raios UV. A melanina é nosso fotoprotetor natural e tem sua quantidade aumentada quando nos expomos ao sol.

Agora veja, se o feixe de luz é atraído e captado pela melanina e nós aumentamos a quantidade dela por todo o corpo, fica mais complicado do aparelho distinguir qual é a melanina do organismo e qual é a melanina do pelo. 

Como consequência, o laser que queimaria o bulbo capilar pode queimar a pele e causar manchas (no caso de aparelhos menos modernos) e a sessão é menos eficaz, pois a produção de melanina prolonga o tratamento.

Além disso, a depilação a laser deixa a pele inevitavelmente mais sensível por uns dias. A exposição solar nesse período se comporta como uma agressão à pele, o que possibilita o surgimento de um processo inflamatório e de manchas escuras.

Afinal, pode ou não pode se depilar no verão?

Essa história de que você deve esperar determinada estação do ano para fazer a sua depilação é apenas uma desculpa de profissionais que não sabem transmitir as recomendações adequadas para os clientes.

Então, por favor, não se reprima! Você pode fazer a sua depilação a laser no verão ou em qualquer outra estação. Todas as estações do ano estão aí para serem aproveitadas da maneira que você quiser.

Inclusive, a depilação pode ser uma excelente pedida para se manter fresco e confortável durante o verão. 

Não existe um consenso sobre qual seria o método depilatório mais indicado durante essa estação, mas se houvesse, certamente a depilação a laser receberia um destaque.

Claro que cada pessoa tem seu método preferido, entretanto, considerando que os outros métodos são mais agressivos à pele e que a exposição solar não é exatamente boa para nenhum deles, a depilação a laser pode ser uma solução por ser um processo menos traumático e mais duradouro. 

Entretanto, uma coisa é verdade nessa história: os cuidados ainda são essenciais!

Por exemplo, no verão é realmente mais comum que os pelos fiquem encravados, pois o calor, a umidade e o suor obstruem a saída dos fios.

Isso ainda pode evoluir para uma foliculite, que é quando esse pelo se curva para dentro da pele e permanece lá, originando um processo inflamatório.

Somado a isso, é normal apostar em roupas mais apertadas para expor o corpinho de verão. No entanto, por conta das temperaturas mais altas dessa temporada, essas roupas também podem contribuir para o surgimento das pústulas (pequena elevação da epiderme com pus).

Por isso, é importante seguir alguns cuidados simples, que podem ser facilmente colocados em prática para solucionar esses problemas.

Cuidados que você deve tomar

  • Evite sentar em lugares ásperos, como asfalto, cadeira de praia de determinados materiais ou qualquer superfície rugosa  para não causar atrito no bumbum;
  • Use e abuse de roupas mais frescas e mais soltas;
  • Esfolie a pele do corpo todo com regularidade dias antes das sessões de depilação a laser.

Como se proteger e garantir a depilação perfeita?

Posso tomar sol após a depilação a laser?

Como você já viu, quando o assunto é depilação a laser e bronzeamento, você não precisa fazer a difícil escolha de descartar um deles da sua vida. Tudo é uma questão de equilíbrio e organização de agenda.

O foco aqui é se proteger e, de quebra, ter a certeza que a depilação perfeita ainda vai rolar.

Primeiro de tudo, você deve seguir as recomendações do profissional que vai realizar a sua depilação. Uma boa clínica se preocupa com sua saúde e com sua pele, então ele vai te passar orientações sobre os melhores cuidados.

A Laser Fast, por exemplo, se dedica a priorizar esse cuidado desde o momento da avaliação inicial até a última sessão de depilação. 

Não se exponha ao sol cerca de 48 horas depois da depilação

Dentre essas recomendações você encontrará a sugestão de não se expor ao sol por cerca de 48 horas depois da depilação, mas não entre em pânico caso cometa um deslize. Para conter a irritação e sensibilidade, você deve hidratar bastante a sua pele e investir em compressas de água fria durante todo o dia. Utilize também loções pós-sol de efeito calmante.

Tome banho com água fria

Tem mais! Você sabia que a abertura e fechamento dos poros é um mecanismo de defesa do corpo? Então use isso a seu favor, após a depilação a laser, tome banho com água fria para fechar esses poros da pele, para ajudar na cicatrização, evitar processos inflamatórios e reduzir a sensibilidade do local.

Use hidratantes

Outro cuidado importante vai para aquelas pessoas mais ativas. Se você tem costume de andar bastante pela rua e não consegue evitar completamente a exposição solar por conta da sua rotina, tenha sempre em mãos alguns produtos. 

Um deles é o hidratante a base de aloe vera, mas o mesmo vale para o protetor solar e hidratantes com fator de proteção.

Essas não são as únicas ações que você deve implementar no seu dia a dia. Veja outros no tópico abaixo!

Quais são as melhores práticas para o antes e depois da depilação a laser?

Vamos às práticas pré-depilação a laser?

Primeiro, não esqueça de garantir que a área a ser depilada vai estar limpa e livre de cremes ou loções antes das sessões. Além disso, use creme depilatório ou lâmina de barbear para raspar a área pelo menos 24 horas antes do procedimento depilatório.

Por fim, suspenda o uso de produtos que desidratam a pele, como Roacutan. Produtos assim e outros com finalidade clareadora, desidratam e alteram a coloração da pele. Isso a torna mais sensível e propensa a manchas.

Que tal as práticas pós depilação a laser?

Certifique-se que os produtos hidratantes não vão causar irritação, afinal, a área ainda vai estar sensível. O sol também deve ser evitado por conta dessa mesma sensibilidade.

Se você fez depilação a laser íntima, é fundamental não pressionar a área. Sendo assim, opte por roupas íntimas mais leves, de material suave e feitas de algodão. Isso vai deixar a área mais livre.

Por fim, não se esqueça de usar o protetor solar. Já que a exposição ao sol deve ser evitada por no mínimo, 30 dias após a depilação a laser, você deve investir na proteção do local também.

A cubra com roupas leves, com filtro solar de qualidade e fator mínimo de proteção número 30.

Agora que você já sabe tudo sobre depilação a laser e bronzeamento, que tal aproveitar esse tratamento de depilação a laser começando com 3 sessões grátis?

A Laser Fast separou o voucher abaixo para você, basta clicar e aproveitar!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo