Quem tem tatuagem pode fazer depilação a laser?

Escrito por: Velrum Digital

quem tem tatuagem pode fazer depilação a laser

Avalie o artigo

Muita gente ainda se pergunta se quem tem tatuagem pode fazer depilação a laser. Isso acontece principalmente porque a depilação a laser é um procedimento em que os raios de luz atingem a camada mais interna da pele para fragilizar os pelos. A resposta para essa pergunta é: não, não podemos aplicar o laser no local da tatuagem, entretanto, isso não impede que você realize o procedimento em outras regiões do corpo. 

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Então venha com a gente! 

Como funciona a depilação a laser?

Para remover os pelos de forma definitiva, o laser deve cauterizar as raízes dos pelos, impedindo que eles cresçam novamente. Entretanto, para que isso seja possível, o fio precisa estar na fase correta do seu desenvolvimento, a fase anágena. 

Caso contrário, o feixe de luz não conseguirá atingir o pelo com eficiência, logo, ao invés de cauterizar o fio, acontece apenas a fragilização da sua estrutura. É por esse motivo que não conseguimos entregar resultados definitivos com somente uma sessão de depilação. 

Para atingir os fios, o feixe de luz deve adentrar a primeira camada da pele, por isso, muita gente pode ficar com medo de fazer o procedimento e gerar manchas na sua tatuagem. A resposta para essa pergunta é: não, não pode. Infelizmente como em ambos os métodos o feixe de luz atua na parte interna da camada principal da pele, não existe a possibilidade de fazer a depilação a laser sem arriscar efeitos colaterais na região da tatuagem. 

Entenda o porquê:

Equipamentos de depilação a laser 

Como dito anteriormente, apesar dos aparelhos de depilação a laser e de remoção de tatuagens serem semelhantes, a forma como esses dois métodos atuam na pele é completamente diferente.

O equipamento de depilação a laser atua através da cauterização dos fios. Para isso, os feixes de luz são atraídos pela melanina presente nos pelos. Durante algum tempo, a forma como esses aparelhos funcionam gerou grandes problemas para inúmeras pessoas negras, pois os feixes de luz atingiam não apenas o fio, como também a pele das clientes, atualmente isso pode acontecer com frequência em equipamentos do tipo Alexandrite. 

Hoje, com tecnologias como o laser de diodo, fazer depilação a laser em peles negras não é mais um problema. Entretanto, ainda não existem tecnologias inovadoras que impeçam os efeitos indesejados da depilação a laser sobre a tatuagem. 

Inclusive, alguns aparelhos como o Nd YAG funcionam tanto para realizar a remoção definitiva dos pelos, como também para remover a pigmentação da tatuagem. São esses mesmos equipamentos que ganharam fama devido a sua capacidade de fornecer um procedimento de depilação a laser extremamente doloroso. 

Como funciona a tatuagem definitiva? 

Para que os desenhos e formas das tatuagens sejam transferidos para a pele de forma definitiva, precisamos que a tinta seja colocada na derme. Para que isso aconteça, as agulhas das máquinas de tatuagem perfuram essa camada e deixam o pigmento embaixo da pele.

Como a depilação a laser atua exatamente nessa área, não conseguimos garantir que a realização da remoção dos pelos não vá afetar a beleza da sua tatuagem ou a saúde da sua pele. 

Diferentes maneiras de driblar o problema

1. Fazer depilação a laser em áreas onde a tatuagem esteja ausente.

Lembre-se que apesar desses dois procedimentos não poderem coexistir, nada te impede de realizar a depilação a laser em outras áreas livres do corpo

A virilha e a axila, por exemplo, são regiões onde temos o crescimento de pelos constante no nosso corpo, por isso, essas são algumas das áreas mais procuradas pelas nossas clientes. 

2. Fazer a depilação a laser antes da tatuagem.

Caso você queira fazer os dois procedimentos, recomendamos que espere um pouco antes de fazer a sua tatuagem. Dessa forma, você conseguirá garantir a remoção definitiva dos seus pelos e a sua tatuagem.  

Você também pode depilar regiões que não deseja aplicar a depilação a laser, já que o problema está na reação dos feixes de luz com essa pigmentação na pele. 

Por que fazer depilação a laser? 

A depilação a laser é um procedimento muito famoso entre as mulheres brasileiras por suas inúmeras vantagens. A primeira delas é que esse é o único método que garante a remoção completa dos pelos, tornando possível a realização do sonho de uma pele lisinha e bonita. 

O segundo ponto é que a depilação a laser auxilia o tratamento de diversos problemas de pele. Desde a questão estética, como as manchas escuras, como também em relação à foliculite. 

As manchas escuras na pele são consequências da agressão provocada pelas lâminas de barbear e pelas ceras depilatórias. Como forma de proteger a nossa pele desse atrito, o nosso organismo passa a desenvolver mais melanina na região e por isso, temos a formação de manchas escuras, principalmente em locais como a virilha e a axila, que já são propensos a esse tipo de problema. 

Já em relação à foliculite, a grande questão é que através da depilação a laser conseguimos, literalmente, arrancar o mal pela raíz. Já que sem o desenvolvimento dos fios, temos uma redução drástica das infecções nos folículos pilosos, pois não teremos mais a formação de pelos encravados. 

As lâminas de barbear e as ceras depilatórias também contribuem diretamente para o desenvolvimento dessa inflamação nos folículos pilosos, já que a utilização desses métodos fazem com que o pelo seja direcionado em direção à pele antes da sua remoção. 

É esse direcionamento do fio que faz com que o pelo não consiga sair do folículo piloso, gerando inflamação. Quando as bactérias locais infeccionam esse folículo temos as formas mais graves da foliculite. Dessa forma, o tratamento dessa enfermidade necessita do acompanhamento do médico dermatologista. 

Como melhorar o aspecto da minha pele após a depilação a laser? 

Apenas a depilação a laser não garante que a região da sua pele ganhe um aspecto saudável e bonito. Para isso, você deve adotar algumas práticas que possibilitem o desenvolvimento de uma pele aveludada. Atenção nas próximas dicas: 

  1. Realize a hidratação constante do local. Muita gente esquece de hidratar a região após a depilação, mas essa é uma prática muito importante para garantirmos o aspecto aveludado. Uma pele ressecada ganha a característica de envelhecimento, pois temos a formação de rugas no local. Além disso, a hidratação também auxilia no tratamento das manchas geradas pelo atrito da própria pele em regiões como as axilas, por exemplo.
  2. Esfoliação a cada 5 dias. A esfoliação é uma prática que ajuda na abertura dos poros, ajudando os pelos encravados a saírem do folículo em direção a pele. Outro ponto importante é que a esfoliação também auxilia na remoção de sujeira do local, por isso, essas práticas contribuem para a redução da foliculite.

Além desses pontos é sempre importante manter uma boa higiene local. Em regiões como as axilas, por exemplo, temos a larga utilização de desodorantes e antitranspirantes que formam grandes camadas do cosmético na pele. Quando essas camadas de desodorante não são retiradas, elas se acumulam na região da axila e podem colaborar com a formação de bactérias, gerando assim, o mau odor na região.  

Quem tem cicatriz pode fazer depilação a laser? 

Muita gente precisa passar por algum procedimento cirúrgico e fica com medo da depilação a laser gerar algum tipo de problema no local da cicatriz. Entretanto, não precisa ter medo! Quem tem cicatriz pode e deve fazer depilação a laser, desde que não seja em uma região com tatuagem.

A cicatrização é um processo natural de cura após a ruptura da pele. No início da cicatrização a região em tratamento pode ficar bastante sensível, por isso, não recomendamos que o procedimento de depilação a laser seja feito nessas condições. Agora, se a sua cicatriz já está formada e você já não apresenta sensibilidade na pele, a depilação a laser é para você.

Apesar de atingir a camada interna da derme, os feixes de luz não provocarão uma nova abertura da cicatriz, por isso não precisa se preocupar com o efeito do laser na região. Além disso, os nossos profissionais da depilação a laser são responsáveis por avaliar a sua pele antes mesmo da sua primeira sessão. Assim, eles serão capazes de definir a quantidade de energia que aplicaremos na região, para garantirmos o seu conforto e segurança. 

A nossa pele mexe diretamente com a nossa saúde e autoestima, por isso, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca da depilação a laser em cima de tatuagem. 

E para demonstrar a nossa imensa consideração e carinho por você, a Laser Fast preparou um super presente para você iniciar o seu procedimento de depilação a laser nas regiões sem tatuagem:

3 sessões de depilação a laser totalmente gratuitas. Assim, você dará o seu primeiro passo rumo a uma pele lisinha e livre dos fios incômodos.

Para resgatar o seu presente, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Em seguida, uma das nossas atendentes entrará em contato para confirmar o seu interesse em realizar a sua depilação a laser. 

Não fique esperando, venha agora mesmo para a Laser Fast!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo