Quem tem tatuagem pode fazer depilação a laser?

Escrito por: Velrum Digital

quem tem tatuagem pode fazer depilação a laser

Avalie o artigo

Uma dúvida muito recorrente quando o assunto é depilação a laser é:  quem tem tatuagem pode fazer depilação a laser? E a razão em torno da dúvida é bastante justificável: o problema com tatuagens é o pigmento usado para criar a tatuagem. Uma vez que na depilação a laser, os raios laser atraem-se pelo pigmento do pelo, o mesmo pode ocorrer com a tatuagem. 

Isso significa que a depilação a laser está descartada para essas pessoas? Também não. 

É claro que é preciso tomar cuidados especiais. Mesmo em tecnologias super avançadas como a depilação a laser a diodo, que atende bem diferentes colorações de pele, exigem um cuidado especial quando o assunto é tatuagem. 

E para quem acha que a depilação a laser é semelhante à remoção da tatuagem a laser, isso é incorreto. Cada uma das tecnologias é diferente, e cada abordagem trata a pele de uma maneira diferente.

Como funciona a depilação a laser

A depilação a laser funciona enviando um feixe concentrado de luz para seus folículos capilares. O laser é atraído pelo pigmento (seja o pigmento na raiz do pelo ou o pigmento no suprimento de sangue para o folículo), que absorve a luz e o calor, danificando o folículo o suficiente para desencorajar o crescimento.

Quando a depilação a laser é feita sobre uma tatuagem, o laser não pode distinguir entre o pigmento do folículo piloso ou o pigmento na tinta – e pode fazer com que o pigmento de sua tatuagem se espalhe. Em alguns casos, também pode reduzir a cor da tatuagem.

A melhor forma de conciliar essas duas coisas, se for possível planejar com antecedência, é realizar a depilação a laser na área onde você planeja colocar sua tatuagem. Não só esta é a opção mais segura e conveniente, mas sua tatuagem vai ficar ainda melhor em uma tela lisa! No entanto, se você já tem tatuagens e decidiu que também quer depilação a laser, ainda há opções, explicaremos a seguir nesse artigo.

Remoção de pelos X remoção de tatuagem

Como você já deve ter ouvido falar, também utiliza-se tecnologia a laser para a remoção de tatuagens. No entanto, não se deve confundir as duas abordagens a laser, e deve-se utilizar cada uma para seu respectivo propósito. 

Lasers que se destinam à depilação a laser e lasers que são feitos para para remover tatuagens são diferentes tipos de lasers. Isto é, com diferentes graus de potência. Isso significa que um laser de depilação pode ter um efeito muito diferente em uma tatuagem do que um laser de remoção de tatuagem teria.

No caso de você ter uma tatuagem, você também pode decidir remover essa tatuagem antes da depilação. Se isso não é uma opção, então a depilação a laser terá que ter seu foco apenas em torno da tatuagem. A própria área tatuada exigirá uma abordagem completamente diferente para a depilação eficaz.

Na Laser Fast, os profissionais oferecem depilação com tecnologia de diodo especializada, em um ambiente clínico seguro e supervisionado. Não promovemos a depilação a laser diretamente sobre uma tatuagem, porque essa não é uma prática recomendada, mas podemos oferecer uma série de alternativas que são eficazes e duradouras.

Por que não é possível o contato direto com o laser na depilação?

Embora a depilação a laser em geral tenha avançado muito, ainda não é aconselhável aplicar a depilação a laser sobre uma área onde há uma tatuagem. Embora todas as outras partes do corpo ainda possam ser tratadas, um laser não deve ser aplicado diretamente na tatuagem, apenas no seu entorno. Para entender como a depilação a laser pode afetar negativamente uma área onde há uma tatuagem, é preciso entender como o laser opera.

O laser é atraído pela pigmentação, e havendo uma tatuagem ali, para competir a atenção com o pelo, é mais provável que o laser seja mais atraído por ela do que o resto da pele, liberando uma quantidade extra de calor sobre ela. 

Quando o laser passa por cima da tatuagem e o calor adicional é liberado, pode ser extremamente doloroso. Esse calor extra pode fazer a pele queimar, gerar bolhas e também causar danos à tatuagem.

Da mesma forma, também é necessário cautela quando se trata de maquiagem permanente, pois o laser terá o mesmo efeito neste tipo de tatuagem. Por exemplo, uma mulher que tatuou um delineador labial ao redor dos lábios pode não querer ter depilação a laser na mesma área, já que o laser pode danificar a pele ao redor do lábio.

Esse exemplo é importante para destacar o fato de que a tatuagem ou a maquiagem não precisa ser na cor preta ou excessivamente escuras, pois o laser é atraído por diferentes tons de pigmento.

Depilação a laser para pessoas com tatuagens na prática

Se você tem uma tatuagem no antebraço, mas só quer depilação a laser nas axilas, é provável que não haja um problema. No entanto, se você tem uma tatuagem na coxa e quer ter depilação a laser da perna inteira, isso não será possível de realizar. Isso significa que você precisará continuar a usar outras formas de depilação como a depilação com lâmina ou cera,  sobre a área não tratada.

Também é muito importante que você visite uma clínica de depilação a laser que tem técnicos a laser bem treinados e experientes, como os da Laser Fast, que podem tratar com segurança a depilação em torno de sua tatuagem. 

Quer prosseguir com a depilação? A Laser Fast pode te ajudar!

Se você quer muito fazer a depilação a laser mesmo possuindo uma tatuagem, fique tranquilo! Isso é possível se houver alguns cuidados. Caso você tenha uma tatuagem em qualquer área, não se pode tratá-la em sua totalidade, mas é possível trabalhar os seus entornos. 

Como um passo extra de cautela, em uma clínica de depilação a laser especializada como a Laser Fast, você pode esperar que o profissional também cubra a tatuagem para a sua maior proteção.

Embora seja difícil dizer exatamente como a tatuagem reagirá ao laser, é melhor adotar o caminho seguro e evitar a depilação a laser sobre uma área que tem uma tatuagem. 

O tratamento mal executado pode vir a queimar sua pele, gerar bolhas ou causar cicatrizes permanentes. Certifique-se de informar claramente à clínica sobre qualquer tatuagem que você possa ter, e certifique-se  também de estar tratando com uma clínica de depilação a laser de qualidade. 

Na Laser Fast, os nossos profissionais sabem de todos os cuidados e implicações da depilação laser em associação com  tatuagens e por conta disso sabem que não devem se aproximar dessa área. Isso evitará quaisquer eventos infelizes durante o seu tratamento de depilação a laser.

Além do tratamento voltado às pessoas tatuadas ou que pensam em fazer tatuagem, uma série de outros protocolos são mantidos pela Laser Fast. Os procedimentos variam desde o tipo de tratamento a adotar, com diferentes formatos e que se adaptam a todas as características dos indivíduos.

Conclusão

Se você tiver alguma dúvida sobre depilação a laser e tatuagens, recomendamos reservar uma consulta com um de nossos técnicos de laser treinados que podem ajudar a elaborar um plano de tratamento que melhor se adapte às suas necessidades, bem como metas. Além disso, para quem pretende fazer uma depilação, a dica é aproveitar os cupons Laser Fast, que dão três sessões grátis de tratamento. Só conferir a oportunidade no voucher aqui embaixo:

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo