Reações após depilação a laser

Escrito por: Velrum Digital

reações após depilação a laser

Avalie o artigo

Uma dúvida muito comum que surge entre pessoas que estão se preparando para realizar uma depilação a laser é: existem reações após depilação a laser?

Por se tratar de um tratamento estético aplicável em diferentes tipos de pessoas, com diferentes genéticas e predisposições, embora este seja um evento muito raro, é sim possível que alguma reação ocorra.

Por isso, antes de se submeter a qualquer tratamento, é preciso identificar se você tem ou não uma reação alérgica aos componentes. Além disso, você deve garantir que vai realizar o procedimento com a melhor tecnologia e na melhor clínica especializada. 

Para descobrir mais sobre a ocorrência de reações alérgicas na depilação a laser, assim como as formas de evitar e cuidar disso, acompanhe esse artigo que preparamos!

O que é a depilação a laser?

A depilação a laser é um dos procedimentos mais populares no mundo da estética atualmente. 

Pelo fato de promover uma depilação definitiva, evitando a completa incidência de pelos no longo prazo, este se tornou um tratamento bastante desejado, tanto entre homens quanto mulheres. 

Contudo, ainda há algumas dúvidas que permeiam o assunto. 

Uma delas é a ocorrência ou não de reações alérgicas. Então vamos às respostas:

Sim, embora raro, é possível que um tratamento de depilação a laser cause irritação e queimaduras na pele se for feito de forma incorreta. 

Por exemplo, neste método, não se deve aplicar a maioria dos lasers em peles bronzeadas e a indicação é esperar, em média, de 15 a 20 dias após a última sessão antes de se expor ao sol novamente, fora o tempo necessário de espera entre sessões. 

Todos esses cuidados são importantes para evitar efeitos adversos, alérgicos ou de outra natureza. 

Outra informação importante é que a ocorrência de reações alérgicas na depilação a laser costuma ser mais comum durante o verão do que em outras épocas do ano. 

Isso ocorre por conta da reação que o suor provoca. Além disso, ela é normalmente piorada com o uso de determinados produtos e contato com a roupa. 

Por isso, tenha cuidado: busque sempre pela melhor técnica e invista em rotinas de cuidado com a sua pele e se planeje muito bem antes de iniciar o tratamento. 

Alergologista

Ir a uma consulta para uma avaliação com um alergologista e dermatologista antes de sequer visitar a clínica de depilação é uma medida de prevenção e cuidado muito importante.

Em termos de benefícios, não há dúvidas de que a depilação a laser é positiva para o corpo. 

Inclusive, saiba que o fato de se submeter ao tratamento costuma diminuir a incidência de pelos encravados, coceiras e outras irritações cutâneas comuns de acontecerem com métodos não definitivos de depilação, como cera e lâmina. 

A depilação a laser  simplesmente remove os pelos diretamente da raiz e elimina as células germinativas que produzem os pelos em nosso corpo. 

Você não vai precisar passar mais lâminas, usar ceras ou cremes para remover os pelos. 

Só deixando de causar esses pequenos traumas à pele, você já vai perceber que a tendência é a pele ficar mais lisinha, uniforme e mais clarinha.  Então vamos ver de que formas seguir com o tratamento e ao mesmo tempo evitar surpresas na sua pele?

Alergia na depilação a laser: como identificar o problema?

Os sinais de alergia causados pela  depilação a laser são muito semelhantes aos desencadeados por outros métodos de depilação. Vermelhidão, coceira, incidência de “bolinhas”, descamação e até um certo inchaço são os sintomas mais comuns nesses casos.

Além disso, em situações mais graves da alergia, é possível identificar feridas na pele e edemas. 

Pode haver até a ocorrência de dor e febre, quando há infecções secundárias. Vale ressaltar que as regiões atingidas pelo aparecimento desses sintomas devem ser as mesmas que sofreram o processo depilatório para serem consideradas eventos relacionados. 

O que pode facilitar a alergia na depilação?

A alergia na depilação está associada a uma hipersensibilidade da pele, que fica ainda mais evidente com o sol e o calor. 

Ainda, vale frisar que organismos com predisposição e pele fragilizada por outras doenças estão mais suscetíveis a esse tipo de reação e, por isso, precisam estar ainda mais atentos aos cuidados de prevenção.

Como evitar a alergia na depilação a laser?

Adotar alguns cuidados básicos faz toda a diferença para evitar alergia na depilação a laser. Entre as práticas recomendadas para prevenir esse tipo de problema, estão:

  • Escolha o melhor método depilatório, de acordo com as suas características de pelo e sensibilidade da pele;
  • Evite a exposição solar logo após a depilação: respeite as indicações dadas pela clínica;
  • Invista em uma rotina diária de cuidados, visando sempre a boa hidratação da pele;
  • Evite banhos muito quentes e roupas que irritam a pele ou que sejam muito apertadas;
  • Utilize sempre produtos dermatologicamente testados, aprovados e liberados pelos órgãos de vigilância e certificação.

Além de tudo isso, faça visitas regulares ao médico, recebendo o acompanhamento necessário para as rotinas de cuidado com a pele. O dermatologista é o profissional médico mais preparado para recomendar a técnica e os produtos mais seguros e indicados para cada caso.

Foliculite e alergia: entenda a diferença

Antes de mais nada, veja se o que você tem na pele é mesmo alergia ou se você está experimentando um episódio de foliculite. 

Claro que um médico é quem poderá te dar um diagnóstico mais preciso, contudo há alguns pontos importantes de atenção. 

A foliculite pode ser facilmente confundida com uma reação alérgica. Sabe aqueles pelinhos que encravam sempre que você passa a lâmina ou então usa cera para depilar?

Eles costumam coçar e deixar casquinhas. Em outros casos, os poros ficam machucados e com bolinhas que não deixam a pele lisinha.

Quem costuma ter na virilha, por exemplo, sabe bem o que é depilar e ficar com aquele aspecto irritado e cheio de bolinhas vermelhas. 

Para tratar o aparecimento de foliculite é necessário saber o que está causando as inflamações. Em alguns casos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estão associadas à infecção bacteriana, fúngica e vírus.

Contudo, a grande maioria se dá pela inflamação de pelos encravados após processo depilatório, mas não pela depilação a laser e sim pelos outros métodos que as pessoas acabam usando antes e depois das sessões. Afinal, até que se tenha a depilação definitiva, esses métodos ainda são necessários. 

Então, antes de você sair aplicando os tratamentos para alergia, ou achar que a depilação a laser é a causa dos seus problemas, a melhor forma é identificar se você tem alguma dessas foliculites:

Foliculite superficial

Esse tipo de foliculite costuma afetar apenas a parte superior do folículo piloso. É exatamente quando ocorre o aparecimento de pequenas espinhas vermelhas com ou sem pus. A pele pode ficar avermelhada e inflamada, além de apresentar coceira na região. 

Foliculite profunda

Neste caso específico de foliculite, a inflamação atinge áreas mais profundas da pele. Pode haver a formação de furúnculos.

Os sintomas são grandes áreas avermelhadas, lesões elevadas com pus amarelado no meio, as partes atingidas ficam muito sensíveis e doloridas. 

Qual a melhor técnica de depilação para quem tem alergia?

Depois que a depilação a laser ganhou popularidade, sua tecnologia acabou evoluindo muito e em pouco tempo.  

Foram feitos diferentes aparelhos para diferentes necessidades. Além disso, a evolução deles aconteceu no sentido de conseguir atender, cada vez mais, um maior espectro de pessoas, independentemente das cores de seus pelos e das tonalidades de pele.  

Conheça agora alguns desses lasers e ao final dessa lista apresentaremos a melhor solução para depilação a laser de modo a evitar reações após o procedimento. 

Laser Alexandrite

Esse laser possui ondas de 755 nanômetros e seu foco é a atração direta da melanina, além de conseguir chegar até a camada média da derme. 

O detalhe importante desse tipo de laser é que as chances de queimadura na pele são maiores, principalmente se você estiver com a pele bronzeada. 

Além disso, ele não apresenta resultados muito efetivos em depilações definitivas, sendo necessárias manutenções no tratamento depois de um ano, aproximadamente. 

Laser soprano XL

Esse outro laser possui ondas de 810 nanômetros, o tratamento com ele é um pouco dolorido e são necessárias mais sessões para chegar a um resultado satisfatório.

Ocorre o disparo do seu feixe de luz várias vezes em uma área maior e com menos energia direcionada, e isso exige mais sessões para atingir todas as fases de crescimento dos pelos.

Algumas vezes, as células que fazem o pelo nascer não são atingidas e a manutenção, da mesma forma que ocorre no Alexandrite, também acaba sendo necessária depois de um tempo.

Por que o laser a diodo é o melhor para evitar reações e alergias?

Antes de decidir pelo tratamento de depilação a laser, é muito importante que você defina onde irá fazer a depilação.

Além disso, é crucial escolher qual será a tecnologia que será utilizada. 

Para não correr riscos de alergias e outras reações inesperadas, priorize clínicas especializadas em depilação a laser e com profissionais capacitados para manusear o equipamento. 

Sempre pergunte qual laser a clínica usa, pois essa é uma informação crucial para quem tem peles em tons mais escuros.

O laser utilizado pela Laser Fast é a tecnologia de diodo (uma das melhores e mais avançadas tecnologias). Vamos explicar porque esta é a melhor escolha para o seu tratamento:

O que faz o laser de diodo ser tão especial é a sua tecnologia, que usa um mecanismo de resfriamento e que age como uma proteção da derme.

A energia emitida pelo feixe de laser atinge apenas a raiz do pelo, sem afetar diretamente a melanina da nossa pele. 

Só com isso você já evita possíveis manchas decorrentes do laser e eventuais reações na pele, como queimaduras e alergias, afinal, o tratamento está direcionado somente ao pelo. 

Em termos comparativos, o comprimento da sua onda alcança camadas mais profundas da derme e exige menos sessões do que os outros tipos de laser, fazendo dele, disparadamente, a melhor solução de laser para soluções definitivas. 

Onde fazer a depilação com segurança?

A Laser Fast já se firmou como referência no mercado. A clínica oferece os mais sofisticados serviços de depilação que podem ser feitos em mais de 50 partes do corpo de homens e mulheres. 

Os clientes têm à disposição equipamentos, bem como profissionais altamente qualificados, que garantem bons resultados e a satisfação de quem procura pelos serviços. 

Trabalhamos para oferecer em várias regiões do Brasil os serviços de depilação, cuja procura aumenta de maneira constante. Então, está preparado para experimentar de graça 3 sessões? 

A Laser Fast, especializada em depilação a laser, está oferecendo para quem chegou até aqui. Só conferir a oportunidade no voucher aqui embaixo:

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo