Depilação a laser interfere na menstruação?

Escrito por: Velrum Digital

Depilação a laser interfere na menstruação

Avalie o artigo

A depilação a laser é o sonho de muitas mulheres brasileiras. Entretanto, podem existir alguns receios sobre como a depilação a laser interfere no nosso corpo, como por exemplo, na menstruação. Logo, é importante salientar que o método de remoção definitivo dos pelos é um procedimento seguro que não causa interferência na nossa menstruação.

Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Então vem com a gente!

Depilação a laser é segura?

Apesar de ser um método que mexe diretamente com nossos corpos, a depilação a laser é um procedimento seguro, que não interfere no funcionamento do nosso ciclo menstrual, por exemplo. É por esse motivo que são raras as exceções onde a depilação a laser possui contraindicação. 

Esse é o caso de pessoas que já apresentam alguma complicação de saúde, como os portadores de marca-passo e pessoas com lúpus. A diabetes também é um dos casos de contraindicação, pois essa enfermidade interfere diretamente no processo de hidratação e manutenção da pele.

Entretanto, é importante salientar que para uma clínica fornecer serviços de depilação a laser, ela precisa cumprir com as exigências feitas pela vigilância sanitária, como o registro de equipamentos e a correta disposição do local, para garantir que os serviços sejam oferecidos sem gerar riscos à saúde do consumidor. 

Dessa forma, a depilação a laser é um método seguro e sua realização deve ser em clínicas credenciadas e com garantia de sua confiabilidade.

Como a depilação a laser funciona?

Como dissemos anteriormente, a depilação a laser é um método definitivo de remoção dos pelos. Isso somente é possível porque os equipamentos a laser conseguem promover a cauterização dos fios através dos seus feixes de luz.

De maneira geral, o laser emitido pelo equipamento é atraído pela melanina presente nos folículos pilosos, logo, eles atingem esses fios enfraquecendo a sua estrutura. Durante uma sessão, nem todos os pelos serão atingidos por completo.

Isso acontece, pois os nossos pelos não estão todos na mesma fase de crescimento, o que influencia diretamente no resultado final da sessão. Para que o laser consiga atingir esses fios com eficiência, eles precisam estar na fase anágena, que é quando o fio ainda está crescendo.

É por isso, que indicamos a todas as nossas clientes que o fio esteja do tamanho da ponta de uma caneta Bic no dia da sessão. Dessa forma, é possível alcançar resultados definitivos em um menor período de tempo.

Efeitos colaterais da depilação a laser

Assim como todos os métodos de depilação, o laser também provoca uma leve agressão a nossa pele. Entretanto, quando falamos em efeitos colaterais, temos que a depilação a laser possui menos efeitos indesejados do que as lâminas e ceras depilatórias.

Quando realizamos a sessão de depilação, o laser atinge a nossa pele deixando a região mais sensível. É por isso que nossos profissionais sempre indicam uma série de cuidados após a sessão a laser. Isso trará maior conforto e segurança para a sua pele.

Com as lâminas e as ceras também estamos agredindo a nossa pele de maneiras diferentes e uma das formas do nosso corpo se proteger dessa agressão é produzindo uma maior quantidade de melanina, ou seja, causando manchas escuras.

Outro ponto importante sobre os efeitos colaterais das lâminas é que elas podem direcionar os fios para dentro da pele antes mesmo de realizar o seu corte. Como consequência temos o aparecimento de foliculites, que causam incômodo tanto em relação à estética como a dores da inflamação. 

Dessa forma, é importante salientar que mesmo com a sensibilização da região, a depilação a laser possui efeitos colaterais controláveis e que não prejudicam a saúde nem a estética da nossa pele.

Depilação a laser interfere na menstruação?

Mesmo que o laser esteja sendo direcionado a regiões próximas do útero, como a virilha e a linha alba, não existe qualquer tipo de complicação na aplicação dos feixes de luz no seu ciclo menstrual.

Dessa forma, se você notou alguma diferença na sua menstruação, indicamos que você busque uma orientação médica para entender o que originou essa alteração. A menstruação é um processo natural do corpo feminino que possui relação direta com a disposição de hormônios e a fertilidade da mulher.

Caso a sua menstruação tenha sido interrompida e exista o risco de gravidez, o ideal é que você suspenda a sua sessão a laser e faça um exame de sangue. Após o lançamento do resultado, caso não seja gravidez, você pode realizar a sua depilação normalmente.

Entretanto, precisamos salientar que, se o resultado for positivo, você precisará interromper o procedimento até o final da gestação. Isso acontece, pois ainda não existem estudos que comprovem a ausência de riscos dos feixes de luz que o laser emite sobre a saúde do feto. 

Dessa forma, indicamos que você entre em contato com a unidade que você realiza as sessões, para que os nossos profissionais possam te dar maiores instruções sobre como funcionará o procedimento daqui em diante. 

Pode fazer depilação a laser menstruada?

Uma dúvida frequente entre as mulheres é sobre a realização a laser durante o período menstrual. E sim, você pode fazer depilação a laser estando menstruada!

Independentemente da região em você estará realizando a depilação, como axila, virilha,  buços ou pernas, por exemplo, não existe nenhuma contraindicação para que a sessão não aconteça, pois o laser, apesar de estar entrando em contato direto com a virilha, não irá causar nenhum tipo de interferência em seu ciclo menstrual.

Dessa forma, a ideia de que para fazer depilação a laser precisamos aguardar de 3 a 5 dias até o final do nosso período menstrual é um mito. Portanto, não se preocupe! 

A menstruação é um processo natural do corpo feminino. Ele acontece através da estimulação da camada uterina para que a mulher seja capaz de se preparar para um novo ciclo reprodutivo, ou seja, a gravidez. Logo, quando a gestação não acontece, essa película uterina sofre o processo de descamação, gerando o que conhecemos como ciclo menstrual.

Quando realizamos a depilação a laser, os feixes de luz não são capazes de chegar até as camadas internas do útero e portanto, o procedimento de remoção dos pelos não apresenta nenhum risco potencial para o ciclo menstrual ou para a ovulação.

Quais são os cuidados que preciso tomar antes de cada sessão?

Para garantir bons resultados no final de todas as sessões de depilação, é necessário estarmos atentas a alguns cuidados básicos antes de realizarmos a depilação. Por exemplo:

  • Não tomar sol até 20 dias antes da depilação. O sol causa a sensibilização da pele e a depender do nível da queimadura solar, isso pode impactar diretamente na saúde da sua pele e na sua segurança, já que o laser provocará uma maior sensibilização na região;
  • Suspender o uso de ácidos clareadores. Os ácidos são substâncias que podem contribuir para o clareamento de algumas regiões da pele, conferindo assim uma melhor aparência estética. Entretanto, quando em contato com sol ou com outras fontes de calor, esses ácidos podem provocar o efeito contrário, causando manchas e queimaduras na região;
  • Esfoliar a região de 3 a 5 dias antes da sessão. Isso irá promover a remoção de células mortas e possibilitará o desentupimento dos poros. Para pacientes com foliculite, essa prática facilitará a saída dos pelos encravados na primeira camada da pele, possibilitando que os feixes atinjam esses fios;
  • Realizar a higienização do local antes da depilação. O ideal é que você consiga fazer a limpeza da região, retirando qualquer resquício de perfumes, desodorantes ou cremes da pele, para que você consiga um maior conforto durante a sessão. Isso acontece, pois esses cosméticos podem intensificar a sensação de desconforto na pele.

Cuidados após a depilação a laser

Assim como devemos cuidar da nossa pele antes da depilação, após as sessões, alguns cuidados gerais também são necessários. Por exemplo:

  • Suspender a utilização de ceras, pinças e cremes depilatórios: entre os intervalos das sessões, o ideal é que a sua depilação seja feita com as lâminas de barbear, pois os cremes, pinças e ceras podem provocar uma maior agressão a pele, e abrir os folículos pilosos, causando complicações como inflamações, lesões e alergias. 
  • Utilizar cremes ou pomadas para a proteção da barreira cutânea. Esses cremes possuem o papel de facilitar a restauração da pele, garantindo um maior conforto e evitando o aparecimento de inflamações. Você pode pedir uma indicação para um dos nossos profissionais de depilação após a sua sessão de depilação a laser.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar suas dúvidas sobre a relação da depilação a laser com o ciclo menstrual. Agora, você está muito mais perto de realizar seus sonhos para ter uma pele lisinha e livre de pelos, sem preocupações.

Como forma de demonstrar o nosso comprometimento com os seus sonhos, a Laser Fast preparou um presente especial para você: 3 sessões de depilação a laser grátis!

O que você está esperando? Venha para a Laser Fast!

3 sessões de depilação a laser grátis

Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo