Depilação a laser não funcionou: o que aconteceu?

Escrito por: Velrum Digital

quando depilação a laser não funciona

Avalie o artigo

A remoção definitiva de pelos através da utilização de aparelhos a laser é um procedimento eficiente e seguro, que atrai a atenção de inúmeras mulheres brasileiras. Entretanto, quando a depilação a laser não funciona, alguns fatores podem estar envolvidos, como o espaçamento entre as sessões e o tratamento dos pelos.

Você fez a depilação a laser e não conseguiu remover todos os seus pelos? Venha com a gente e entenda porquê isso aconteceu:

Depilação a laser: como funciona?

A depilação a laser é um procedimento que possui como base a cauterização das raízes dos pelos através da emissão de feixes de luz. Esses feixes atingem a estrutura dos nossos fios causando o seu enfraquecimento.

Quando um feixe de luz atinge um pelo de forma eficiente, temos a remoção definitiva desse fio, já que ele não será capaz de crescer e se desenvolver novamente. Entretanto, é importante que você saiba que os nossos fios não nascem de maneira uniforme, por isso, nem todos os pelos estarão na fase correta durante uma sessão de depilação.

É por esse motivo que existe a necessidade de realizar uma média de 8 a 12 sessões de depilação a laser para conseguir remover totalmente os pelos indesejados. Dessa forma, conseguimos atingir todos, garantindo como resultado uma pele lisinha.

Se você não cumpriu com o número correto de sessões  e com o espaçamento delas ou só realizou uma sessão a laser, apenas poucos pelos terão sido removidos, por isso, o processo de depilação não funcionou.

Sessões de depilação a laser: período de descanso e número de sessões.

Como dito anteriormente, para a garantia de resultados definitivos de remoção dos pelos, são necessárias em média 8 a 12 sessões, sejam consumidores do sexo maculino ou feminino. Entretanto, algumas das nossas clientes já conseguem ver resultados a partir da 5ª visita às nossas unidades.

Isso acontece, pois durante o crescimento dos pelos apenas 10% a 20% dos fios se encontram na mesma fase do ciclo. Apesar de parecer um problema, conseguimos solucionar isso a partir da realização de mais sessões. Portanto, mesmo que não seja possível atingir todos os pelos numa só visita, isso não irá prejudicar o resultado final.

Normalmente, a Laser Fast consegue remover todos os pelos com 10 sessões a laser, mas isso varia muito de pessoa para pessoa, bem como do seu tipo de pele e das condições dos pelos. 

Algumas pessoas possuem cicatrizes ou problemas na pele que deixam a região mais sensível, por isso, existe a necessidade de emitir feixes de luz com menor intensidade nessas áreas. Isso não impede que a pessoa realize a depilação a laser, mas pode exigir um número maior de sessões do que a média para cauterizar todos os fios.

Depilação a laser e manchas na pele

Algumas pessoas acreditam que ao realizar a depilação a laser estão garantindo o tratamento de manchas na pele, que estão presentes em regiões como axilas e virilha. Entretanto, é importante lembrar que apesar da depilação a laser melhorar o aspecto da nossa pele, ele não é um método clareador.

Isso significa que não existe como garantir que a sua pele esteja livre de manchas só porque removemos todos os pelos. As manchas da pele podem ter inúmeros fatores como origem, mas o principal deles está na utilização incorreta de lâminas e ceras e no próprio atrito da nossa pele.

O escurecimento nada mais é que a produção excessiva de melanina como forma de proteção da área. Quando nos depilamos com lâminas ou ceras, agredimos a primeira camada da pele e o corpo processa isso e responde com a produção de melanina. 

A mesma coisa acontece com o atrito. Quando esfregamos uma parte do nosso corpo na outra estamos criando uma região de atrito. Algumas pessoas podem desencadear um processo de irritação por causa desse contato, enquanto outras podem apenas apresentar manchas na região.

Por isso, mesmo com a remoção dos pelos, essas manchas precisam passar por uma avaliação com um médico dermatologista. Logo, se você chegou ao final da sua depilação e não conseguiu uma pele clarinha, não se confunda! Isso não significa que o procedimento não funcionou, já que o procedimento se trata da remoção definitiva dos pelos.

Depilação a laser e foliculite

Outra questão que também gera dúvidas entre as pessoas que realizam depilação a laser é se o procedimento é eficiente contra a foliculite. Assim como no exemplo anterior, a depilação a laser não é um tratamento com indicação para a cura de foliculite. Entenda o por que:

Além dos pelos encravados, a foliculite possui outros fatores de influência. O primeiro deles é a questão genética. De acordo com os estudos feitos por especialistas em dermatologia, a foliculite está diretamente relacionada à predisposição genética. Isso significa que a pessoa já nasce com grandes chances de ter esse problema independente de condições externas.

A foliculite é uma doença que se caracteriza pela inflamação dos folículos pilosos por microrganismos. Essa infecção pode gerar dor, febre local, vermelhidão e o desenvolvimento de pus. Os sintomas dependem do tipo de foliculite em curso.

Logo, o tratamento desse problema exige algumas medidas como a aplicação de cosméticos locais e até mesmo a utilização de antibióticos. Isso dependerá do seu médico dermatologista e da gravidade da situação.

É por esse motivo que não podemos associar a depilação a laser a uma condição de cura. O seu procedimento facilita o tratamento da foliculite ao remover os pelos de forma definitiva, entretanto, ela não possui nenhuma influência na cura da infecção ou de sintomas como a dor e a febre. 

Por isso, mais uma vez não se confunda: se você realizou a depilação a laser e não conseguiu obter resultados no tratamento da foliculite, isso não significa que o procedimento não funcionou. Dessa forma, se esse for o seu caso, o ideal é visitar um médico dermatologista e solicitar um tratamento mais eficaz para o problema.

Como evitar esses problemas?

Todos os problemas anteriores causam incômodos e geram insatisfações a muitas pessoas. É por isso que você deve procurar clínicas estéticas que trabalhem de forma honesta e segura para realizar a sua depilação a laser. 

A Laser Fast possui como prioridade o bem estar de todas vocês, por isso, antes da cliente adquirir os nossos pacotes, os nossos profissionais realizam uma entrevista de avaliação. Entenda como ela funciona:

Primeira avaliação

A primeira avaliação de depilação a laser é o guia dos profissionais de depilação, que normalmente, são pessoas com formação em biomedicina ou fisioterapia. Toda a equipe da Laser Fast é composta por cerca de 70% de profissionais da saúde. 

Essa é apenas uma das nossas formas de cuidar do seu conforto e segurança. Por isso, durante a avaliação serão feitas algumas perguntas para que a gente consiga entender os seus desejos ao realizar a sua depilação a laser.

Assim, conseguimos alinhar as suas expectativas com a realidade do método de depilação a laser, evitando estresses e maiores frustrações no futuro. Outra questão importante é acerca das restrições. 

Poucas pessoas sabem, mas existem algumas condições que impedem a realização da depilação a laser. Esse é o caso das pessoas com diabetes, dos portadores de marca-passo, das grávidas e puérperas e outras comorbidades. 

Essa restrição acontece, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança dos efeitos colaterais do laser sobre essas pessoas. Logo, a Laser Fast coloca como prioridade a saúde de suas clientes.

Ciclo do Pelo

Outra questão importante é o preparo correto do pelo. Ao se desenvolver, o pelo passa por três fases que possuem o nome de ciclo do pelo, são elas: a anágena (que corresponde a fase de crescimento), a fase catágena (ou repouso) e por fim, a fase telógena, que consiste no desprendimento do pelo do seu folículo.

Para garantir um bom resultado da depilação, é importante que os feixes alcancem os pelos ainda na sua primeira fase, removendo o mal pela raiz. Quando isso não acontece, a estrutura dos pelos continuam sem sofrer os impactos do laser e como consequência, o procedimento de depilação não funciona.

Portanto, certifique-se de preparar os seus fios adequadamente, deixando-os do tamanho da ponta de uma caneta bic. Assim, conseguiremos garantir uma pele lisinha.

Cuidados antes da depilação a laser

Além de todas as questões citadas anteriormente, é importante que você saiba ainda que o preparo da nossa pele para a sessão de depilação também influencia diretamente no resultado final do procedimento.

Portanto, é indicado que antes de todas as sessão, vocês realizem uma boa higienização da região, evitem sol por no mínimo, 15 dias e suspendam a utilização de ácidos clareadores durante todo o tratamento e não façam uso de cosméticos de rotina como desodorantes e perfumes antes da sua sessão.

Apesar de simples, esses cuidados podem promover uma melhor estética da sua pele e também garantem um maior conforto e segurança durante a sessão.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para responder às suas dúvidas sobre o que pode ter sido a origem dos seus problemas na qualidade da sua depilação a laser. Para que você possa aproveitar os benefícios de um procedimento em uma clínica que prioriza a sua saúde e bem estar, a Laser Fast preparou um super presente para você:

3 sessões de depilação a laser totalmente gratuitas!

Não deixe as suas frustrações te afastarem dos seus sonhos. Entre em contato com a gente e venha realizar a sua avaliação com os nossos profissionais da depilação!

3 sessões de depilação a laser grátis


Avalie o artigo

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo